Conecte-se conosco

Cotidiano

Argentina elimina Holanda, e América do Sul volta a ser representada em uma semifinal

Publicado

em

Molina e Messi marcaram contra a Holanda
REUTERS/Kai Pfaffenbach

A seleção alviceleste cedeu o empate aos holandedes, após ter colocado 2 a 0 no placar. No entanto, garantiu a vaga nos pênaltis

A Argentina de Messi está na semifinal da Copa no Catar. A alviceleste mandou a Holanda de volta para casa, mas sofreu muito para alcançar o feito. Após ter colocado dois gols à frente no placar, a seleção laranja empatou, e a vaga só foi alcançada nos pênaltis.

Com isso, a América do Sul volta a ter um representante nas semis, após ter passado em branco na Copa da Rússia, em 2018. Os gols da partida foram anotados pelo lateral-direito Molina e por Lionel Messi, para a Argentina, e por Weghorst, duas vezes, para a Holanda.

O jogo

Até a metade da primeira etapa, foram pouco oss lances relevantes para tirar o 0 a 0 do placar. Ambas as equipes rodeavam a área adversária, mas sem conseguir levar perigo aos gols defendidos por Noppert e Emiliano Martínez.

A primeira finalização saiu dos pés de Lionel Messi, aos 21 minutos. O atacante recebeu na entrada da grande área e soltou a bomba. A bola disparou acima da meta holandesa.

A resposta da seleção laranja não demorou. Em boa troca de passes, Memphis deixou para Bergwijn, que chutou de média distância para fora do gol.

Mas a Argentina tem Messi, e o cara é fora de série! O camisa 10 da alviceleste recebeu a bola na intremediária e escancarou a defesa holandesa com apenas um toque, que deixou Molina cara a cara com Noppert. Com um toque sutil, o lateral-direiro abriu o placar do jogo.

Segundo tempo

A Argentina iniciou o segundo tempo de forma tranquila, com trocas de passes que visavam a tirar as chances da Holanda de igualar o placar.

E lembra o Messi? A primeira grande chance da etapa final também veio com o craque. Derrubado próximo ao canto esquerdo da grande área, ele mesmo foi para a cobrança. Na batida, a bola passou rente ao travessão.

E foi na bola parada que saiu o segundo gol argentino. Acuña foi derrubado na área por Dumfries, e o juiz marcou pênalti. Messi botou a bola na marca da cal e estufou a rede: Argentina 2 x 0 Holanda.

Confusão generalizada após Paredes ter chutado a bola contra o banco de reservas da Holanda

Confusão generalizada após Paredes ter chutado a bola contra o banco de reservas da Holanda REUTERS/Bernadett Szabo

No entanto, aos 37, a Holanda acordou na Copa do Mundo e encostou a Argentina no placar. Weghorst aproveitou um cruzamento vindo da esquerda e cabeceou no cantinho da meta de Emiliano Martínez: 2 a 1.

Nos minutos finais, cenas lamentáveis: Paredes abriu a caixa de ferramentas, deu dois carrinhos seguidos no meio campo e ainda chutou a bola contra o banco de reservas holandês. Geral levantou para acertar as contas com o Argentino, que caiu antes da confusão generalizada.  Felizmente, parou por aí.

A pressão holandesa continuou e deu resultado! Numa cobraça de falta, no último lance da etapa final, Berghuis optou por rolar rasteiro para Weghorst, que só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo da rede. Empate épico da Holanda!

Prorrogação

Nos primeiros minutos do tempo extra, era perceptível o abatimento da equipe alviceleste. Apesar de continuarem com a posse de bola, Messi e companhia levavam pouco perigo à meta holandesa. As duas equipes praticamente deixaram o tempo passar e o placar passou em branco no fim do primeiro tempo.

Na etapa seguinte, a Argentina quase voltou a tirar a igualdade do placar. Lautaro Martínez recebeu na grande área e soltou a bomba. A bola desviou em Van Dijk e saiu para o escanteio.

Pouco tempo depois, nova chegada da alviceleste. Enzo Fernández soltou a canhota, que passou rente à trave holandesa.

O gol argentino parecia amadurecer. Chutes de Messi e Di María provocaram perigo, mas foi o volante Enzo Fernández quem quase decidiu, com um balaço da intermediária, que explodiu na trave.

Mas nada feito: as quartas de final entre a Holanda e a Argentina seria decidida nas penalidades!

Pênaltis

Van Dijk abriu a série de cobranças, e Emiliano Martínez defendeu. Messi guardou o dele e, na segunda cobrança holandesa, o goleiro argentino brilhou de novo, ao defender o chute de Berghuis.

Nas últimas cobranças, todos converteram, e sobrou para Enzo Fernández o chute derradeiro. Mas o argentino errou! Era a hora de a Holanda tentar a igualdade, com Luuk de Jong, que converteu.

A cobrança derradeira saiu dos pés de Lautaro Martínez, que estufou a rede e levou a Argentina a uma das semifinais da Copa no Catar!

Próximo jogo

Classificada, a Argentina terá pela frente a Croácia, que mais cedo eliminou o Brasil da Copa do Catar. O jogo acontece na próxima terça-feira, às 16h (horário de Brasília), também no Estádio Nacional de Lusail.

Ficha técnica

HOLANDA X ARGENTINA

Data e horário: 9 de dezembro de 2022, às 16h
Local: Estádio Nacional de Lusail, no Catar
Arbitragem: Antonio Mateu (Espanha)
Assistentes: Pau Cebrian (Espanha) e Roberto Diaz (Espanha)
VAR: Alejandro Hernandez (Espanha)
Gols: Molina (Argentina), aos 34′ do 1º T; Messi (Argentina), aos 27′ do 2º T; Weghorst (Holanda), aos 37′ do 2º T; Weghorst (Holanda), aos 55′ do 2º T
Cartões amarelos: Timber (Holanda), aos 43′ do 1º T; Cristian Romero (Argentina), aos 44′ do 1º T; Weghorst (Holanda), aos 46′ do 1º T; Emiliano Martínez (Argentina), aos 30′ do 2º T; Luuk de Jong (Holanda), aos 30′ do 2º T; Lisandro Martínez (Argentina), aos 33′ do 2º T; Berghuis (Holanda), aos 42′ do 2º T; Paredes (Argentina), aos 44′ do 2º T; Otamendi (Argentina), aos 56′ do 2º T, Bergwijn (Holanda), aos 57′ do 2º T; Montiel (Argentina), aos 3′ do 2º T (P); Pezzella (Argentina), aos 6′ do 2º T (P); Lang (Holanda), nos pênaltis

HOLANDA: Noppert; Timber, Van Dijk, Aké; Dumfries, De Roon (Koopmeiners), Frenkie de Jong, Gakpo (Lang), Blind (Luuk de Jong); Bergwijn (Berghuis), Memphis Depay (Weghorst). Técnico: Louis van Gaal

ARGENTINA: Emiliano Martínez; Cristian Romero (Pezzella), Otamendi, Lisandro Martínez (Di María); Molina (Montiel), Enzo Fernández, De Paul (Paredes), Mac Allister, Acuña; Messi, Julián Álvarez (Lautaro Martínez). Técnico: Lionel Scaloni

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Gauchão: Grêmio e Juventude empatam pelo jogo de ida da semifinal

Publicado

em

Grêmio e Juventude empataram em 1 x 1, na Arena, neste domingo (15/2), no primeiro duelo da semifinal do Campeonato Gaúcho

Grêmio e Juventude empataram, neste domingo (15/2), por 1 x 1, no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Gaúcho. A bola rolou com mando do Tricolor, na Arena. Com este resultado o duelo está igualado e as equipes entrarão em campo na volta sem vantagem. A segunda partida será disputada no próximo domingo (22/2), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

O Grêmio saiu na frente da disputa, com gol ainda no primeiro tempo. Mas o Juventude reagiu na etapa seguinte, para correr atrás do prejuízo e desbancar a vantagem Tricolor.

As redes balançaram pela primeira vez na partida por meio de uma grande jogada, aos 39 minutos do primeiro tempo. Willian utilizou da experiência no futebol europeu e cruzou quase do meio campo. A bola preciou apenas triscar na cabeça de Tetê, para entrar no ângulo esquerdo do gol de Jandrei.

Mesmo como visitante, o Juventude buscou e encontrou o empate. A qualidade também não faltou pelo lado do Jaconero. Na marca do meio de campo, Gabriel Pinheiro tocou para Patryck, que invadiu sozinho pelo lado esquerdo. O meio-campista conduziu a bola até a área e chutou firme para deixar sem chances de bloqueio por Weverton.

No final do segundo tempo, o Juventude teve uma baixa e um desfalque para a partida de volta. Índio foi expulso após a análise do VAR decretar conduta violenta do jogador contra o adversário.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Educação do Acre avança na conectividade de escolas rurais e indígenas

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) amplia o acesso à internet nas escolas rurais e indígenas. Das 411 escolas dessas modalidades em nosso Estado, 186 já estão conectadas, uma demonstração de cuidado com da política de inclusão digital dessas comunidades por parte do governo do Estado.

A expansão dessa conexão é viabilizada por meio de contratos firmados pela SEE e a partir da utilização de fibras ópticas e satelital, além da adesão a programas do governo federal voltados à conectividade educacional. “São recursos que reforçam o compromisso com uma educação de qualidade”, enfatiza o chefe do departamento de tecnologias educacionais e da informação (Detei) da SEE, José Carlos Batista de Souza Neto.

Escola Santa Rita, em Xapuri, está entre as escolas rurais já conectadas. Foto: Cedida/Detei

Municípios como Bujari, Porto Acre, Acrelândia, Xapuri, Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rio Branco e Manoel Urbano já tiveram escolas rurais e indígenas contempladas com conectividade. Até o mês de março a meta é contemplar mais 21 escolas.

Entre as 45 escolas já contempladas com conexão via satélite estão a João de Deus Rodrigues, União e Progresso, Santa Maria III, São Pedro, Gaston de Oliveira, Cajueiro, Santa Rita, Central do Espalha, Nova vida, Estrela da Floresta, Águas do Acre, Alto Alegre, Vitória e Primeiro de Maio.

Técnicos trabalham para garantir conexões em escolas de difícil acesso do Estado. Foto: cedida/Detei

“Os desafios são muito significativos, já que muitas dessas escolas estão localizadas em regiões remotas, de dificílimo acesso sendo necessário, em alguns caso, o deslocamento de mais de um dia de barco para que as nossas equipes possam realizar as instalações”, destaca o chefe de departamento.

Ele explica o planejamento técnico é muito específico para viabilizar a futura conexão educacional.

Conectividade garantir uma melhor aprendizagem aos alunos. Foto: cedida/Detei

“Mesmo diante das barreiras geográficas e estruturais, a expansão segue avançando. Nossa meta é alcançar 100% das escolas da rede estadual conectadas até o final de 2026, ampliando as oportunidades educacionais e fortalecendo o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem em todas as regionais do nosso Estado”, afirmou.

Além da conectividade das escolas rurais e indígenas, o governo do Acre, por meio da SEE, também irá garantir 33 laboratórios de informática para as escolas integrais, já incluindo as 25 que foram aprovadas para essa modalidade esse ano. “Nossa meta é fechar 100% das escolas de ensino médio com laboratórios agora em 2026”, garante o chefe do Detei.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Flamengo vence Botafogo e garante vaga para semifinal do Carioca

Publicado

em

O placar terminou em 2 x 1 para o time rubro-negro. Os gols foram de Paquetá e Pulgar. Pelo Botafogo, Alexander Barboza descontou

Botafogo x Flamengo se enfrentaram pelas quartas de final do Cariocão, neste sábado (15/2), no Estádio Nilton Santos, o Engenhão. O placar terminou 2 x 1 para o time rubro-negro, com gols de Paquetá, o primeiro dele após a volta, e Pulgar. Pelo Botafogo, Alexander Barboza marcou.

Com a vitória, o Rubro-Negro credenciou-se para enfrentar o Madureira nas semifinais do Cariocão. Vale lembrar que esta fase será disputada em jogos de ida e volta.

Comentários

Continue lendo