Acre
Após novas nomeações, Sinhasique questiona: “Onde estão as 545 exonerações de Tião Viana?”
Nesta sexta-feira (11), foram publicadas as nomeações dos quatro novos ocupantes de cargos comissionados para a Sedens, Sesp, e Fundação Aldeia de Comunicação
Onde estão os 545 cargos comissionados que seriam exonerados por parte do governo do Estado? Esta é a pergunta a ser feita pela deputada Eliane Sinhasique (PMDB) ao governador Tião Viana quase um mês depois da anunciada redução do número de cargos comissionados.
“O governador não parece estar sendo muito honesto para com a população, pois além de não exonerar ninguém, somente nesta sexta-feira (11) nomeou mais quatro pessoas para ocuparem cargos de nomeação política no Estado”, comentou a deputada.
Os Decretos Nº 5.216, 5.218, 5.464 e 5.552, publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira trazem as nomeações. Destas, duas são com efeitos retroativos ao mês de agosto. As nomeações foram: Assessora Especial de Coordenação e uma CEC-7 na Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio, e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), uma CEC-3 na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e o Coordenador de Projetos e Processos II na Fundação Aldeia de Comunicação do Acre.
No dia 17 de outubro o governador Tião Viana anunciou que iria cortar, de uma só vez, 545 cargos comissionados. Os cortes seriam para garantir o pagamento dos salários dos servidores do Estado. A promessa não cumprida era para fazer frente à crise econômica e o corte de repasses federais para o Estado, na ordem de R$ 300 milhões, o que teria obrigado o Estado a tomar a medida.
Sinhasique alertou para o fato do Estado não poder usar destes estratagemas para tentar ludibriar a população: “Se pretende exonerar, já devem vir a público com a lista em mãos. Afinal, aquele que promete e não cumpre, recebe outro nome por parte da população”.
A deputada disse ser preciso apresentar a lista com os 545 nomes já exonerados e também pagar os direitos trabalhistas de cada um deles: “Tem gente exonerada há seis meses e até agora não receberam as férias e o décimo terceiro proporcional. Espero que agora com o ‘plus’ do dinheiro repatriado do exterior o governador pague o que deve!”
Assecom esclarece e diz que os 545 já foram exonerados
A Secretária de Comunicação do Governo do Estado, Andrea Zílio, esclareceu que os 545 cargos já foram exonerados pelo governo, tendo isso sido explicado na data em que o governador divulgou o fato. Sobre as últimas nomeações, a secretária revelou serem apenas readequações, pois as secretarias estão proibidas de pedirem novas nomeações, exceto se for para movimentações internas.
Segundo Andreia, somente as readequações emergenciais estão sendo autorizadas pelo governador: “No caso da Assessoria de Comunicação, houve redução de pessoal com a nomeação para a Fundação Aldeia de Comunicação”.
Comentários
Acre
Rio Branco deve ter máxima de 34ºC e Cruzeiro do Sul 32ºC, aponta previsão
Nesta segunda-feira (7) o tempo quente com sol e nuvens vão predominar no Acre, Rondônia, Amazonas (sul e sudoeste), Mato Grosso, Bolívia (planícies) e Peru (região de selva). A informação é do pesquisador meteorológico Davi Friale.
Temperaturas:
– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;
– Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC, e máximas, entre 33 e 35ºC;
– Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC, e máximas, entre 31 e 33ºC;
– Sena Madureira e Manuel Urbano, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 31 e 33ºC;
– Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 21ºC e 23ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;
– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 30 e 32ºC;
– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 31 e 33ºC.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre continua em queda em Rio Branco e registra 9,83 metros nesta segunda

Foto: Jardy Lopes
O Rio Acre registrou nova queda em seu nível nas últimas 24 horas, conforme dados divulgados pela Defesa Civil de Rio Branco. Na madrugada deste domingo (06), o rio marcava 10,36 metros às 3h, mas apresentou redução progressiva ao longo do dia, chegando a 10,06 metros às 18h.
Nesta segunda-feira (07), a medição às 5h25 indicou 9,83 metros, mantendo a tendência de baixa. O volume de chuvas registrado nas últimas 24 horas foi de 0,00 mm.
Segundo o boletim, a cota de alerta é acionada a partir dos 13,50 metros, enquanto o transbordo ocorre a partir dos 14,00 metros.
Comentários
Acre
Homem é empurrado de barranco após briga em Boca do Acre e é levado em estado grave para Rio Branco
Sebastião Vieira da Silva, 50 anos, sofre traumatismo craniano e passa por atendimento de urgência; suspeito fugiu e ainda não foi identificado
Na tarde deste domingo (6), Sebastião Vieira da Silva, 50 anos, foi agredido e empurrado de um barranco na Praia do Gado, em Boca do Acre (AM), após uma discussão com um homem ainda não identificado. Testemunhas relataram que o agressor fugiu do local sem prestar socorro.
Populares socorreram Sebastião e o levaram ao Hospital Regional Maria Geny Lima. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi transferido de ambulância para o Pronto Socorro de Rio Branco (AC), onde foi diagnosticado com Traumatismo Cranioencefálico (TCE) moderado. Seu estado é considerado estável, mas com risco de piora.
A polícia deve investigar o caso para identificar e prender o suspeito. Até o momento, ninguém foi detido em relação à agressão.
Você precisa fazer login para comentar.