Conecte-se conosco

Acre

Após novas nomeações, Sinhasique questiona: “Onde estão as 545 exonerações de Tião Viana?”

Publicado

em

Nesta sexta-feira (11), foram publicadas as nomeações dos quatro novos ocupantes de cargos comissionados para a Sedens, Sesp, e Fundação Aldeia de Comunicação

Onde estão os 545 cargos comissionados que seriam exonerados por parte do governo do Estado? Esta é a pergunta a ser feita pela deputada Eliane Sinhasique (PMDB) ao governador Tião Viana quase um mês depois da anunciada redução do número de cargos comissionados.

“O governador não parece estar sendo muito honesto para com a população, pois além de não exonerar ninguém, somente nesta sexta-feira (11) nomeou mais quatro pessoas para ocuparem cargos de nomeação política no Estado”, comentou a deputada.

Os Decretos Nº 5.216, 5.218, 5.464 e 5.552, publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira trazem as nomeações. Destas, duas são com efeitos retroativos ao mês de agosto. As nomeações foram: Assessora Especial de Coordenação e uma CEC-7 na Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio, e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), uma CEC-3 na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e o Coordenador de Projetos e Processos II na Fundação Aldeia de Comunicação do Acre.

Deputada Eliane Sinhasique

Deputada Eliane Sinhasique

No dia 17 de outubro o governador Tião Viana anunciou que iria cortar, de uma só vez, 545 cargos comissionados. Os cortes seriam para garantir o pagamento dos salários dos servidores do Estado. A promessa não cumprida era para fazer frente à crise econômica e o corte de repasses federais para o Estado, na ordem de R$ 300 milhões, o que teria obrigado o Estado a tomar a medida.

Sinhasique alertou para o fato do Estado não poder usar destes estratagemas para tentar ludibriar a população: “Se pretende exonerar, já devem vir a público com a lista em mãos. Afinal, aquele que promete e não cumpre, recebe outro nome por parte da população”.

A deputada disse ser preciso apresentar a lista com os 545 nomes já exonerados e também pagar os direitos trabalhistas de cada um deles: “Tem gente exonerada há seis meses e até agora não receberam as férias e o décimo terceiro proporcional. Espero que agora com o ‘plus’ do dinheiro repatriado do exterior o governador pague o que deve!”

Assecom esclarece e diz que os 545 já foram exonerados

A Secretária de Comunicação do Governo do Estado, Andrea Zílio, esclareceu que os 545 cargos já foram exonerados pelo governo, tendo isso sido explicado na data em que o governador divulgou o fato. Sobre as últimas nomeações, a secretária revelou serem apenas readequações, pois as secretarias estão proibidas de pedirem novas nomeações, exceto se for para movimentações internas.

Segundo Andreia, somente as readequações emergenciais estão sendo autorizadas pelo governador: “No caso da Assessoria de Comunicação, houve redução de pessoal com a nomeação para a Fundação Aldeia de Comunicação”.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Prefeitura de Assis Brasil celebra o Dia da Mulher com ações do PAIF e atividades interativas

Publicado

em

A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou uma programação especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher, promovendo ações do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e diversas atividades interativas voltadas ao público feminino do município.

O evento aconteceu no auditório da Prefeitura e reuniu mulheres atendidas pelos serviços socioassistenciais, proporcionando um momento de acolhimento, integração e valorização. Durante a programação, foram realizadas dinâmicas, atividades interativas e falas que destacaram a importância da mulher na sociedade, reforçando o respeito, os direitos e o protagonismo feminino.

A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a promoção de políticas públicas que fortalecem os vínculos familiares e comunitários, além de incentivar a valorização e o empoderamento das mulheres de Assis Brasil.

Comentários

Continue lendo

Acre

Zé Adriano defende pautas da indústria para geração de emprego e renda

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, 24, o deputado federal Zé Adriano (PP-AC), participou do lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2026 e destacou a ação como um passo importante para o fortalecimento do setor produtivo brasileiro. Entre os principais destaques estão propostas como a PEC da redução da jornada de trabalho, o marco legal da política industrial e a nova Lei Geral de Concessões, pautas com impacto direto na competitividade, na geração de empregos e no crescimento econômico.

A agenda foi elaborada pela Confederação Nacional da Indústria em conjunto com as federações estaduais das indústrias, refletindo uma construção coletiva baseada nas demandas reais do setor produtivo em todo o Brasil. O documento reúne 135 projetos considerados estratégicos para o desenvolvimento da indústria e para a melhoria do ambiente de negócios no país.

O deputado federal e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre, Zé Adriano ressaltou a importância da participação ativa das entidades na construção da agenda.

“Esse esforço coletivo é uma demonstração inequívoca de que o Brasil acerta quando constrói consensos a partir do diálogo qualificado. A agenda nacional se torna mais forte quando dialoga com as realidades regionais, especialmente com regiões estratégicas como a Amazônia Legal, que oferecem ao Brasil vantagens competitivas únicas”, afirmou o deputado.

O processo de priorização contou com ampla mobilização institucional, envolvendo mais de 150 entidades e cerca de 20 mil votos, evidenciando o alinhamento do setor industrial em torno de pautas consideradas essenciais para o país.

Para Zé Adriano, o documento reforça o compromisso da indústria com o desenvolvimento sustentável, a segurança jurídica e a geração de oportunidades.

Com a nova agenda, Zé Adriano reafirma seu compromisso em atuar no Parlamento em defesa de pautas que fortaleçam a indústria, impulsionem a economia e promovam mais emprego e renda para a população brasileira, com atenção especial às potencialidades da região amazônica.

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia Civil prende “Adrenalina”, condenado a 14 anos de prisão por envolvimento com organização criminosa

Publicado

em

Mandado de prisão foi cumprido no bairro Cabreúva, na Baixada da Sobral, em Rio Branco; investigado terá pena cumprida em regime fechado

A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), cumpriu nesta terça-feira (24) um mandado de prisão contra L.J.M., conhecido como “Adrenalina”. A ação ocorreu no bairro Cabreúva, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

A prisão foi realizada em cumprimento a uma determinação da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas da capital. O investigado é alvo de regressão cautelar de regime, em um processo que apura crimes relacionados à Lei nº 12.850/2013, que trata do combate a organizações criminosas.

Segundo o mandado judicial, o homem possui uma pena remanescente de 14 anos, que deverá ser cumprida em regime fechado.

Procedimentos

Após ser capturado, L.J.M. foi encaminhado à unidade policial, onde passou pelos procedimentos legais. Em seguida, ele foi colocado à disposição do Poder Judiciário para as providências cabíveis.

Em nota, a Polícia Civil destacou que a ação reforça o compromisso da instituição no enfrentamento à criminalidade organizada, além de garantir o cumprimento das decisões judiciais no estado.

A prisão foi realizada em cumprimento a uma determinação da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas da capital. Foto: captada

Comentários

Continue lendo