Conecte-se conosco

Geral

Após negociação com o governo, servidores da Saúde suspendem greve no Acre

Publicado

em

Servidores suspenderam o movimento após negociações com a Sesacre — Foto: Juan Diaz

Os servidores da Saúde suspenderam a greve após negociação com a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre). O movimento foi deflagrado na manhã desta terça-feira (2) e suspenso no início da tarde.

A categoria se reuniu em frente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), em Rio Branco, em protesto contra a terceirização, garantia de que servidores do Pró-Saúde não sejam demitidos, PCCR da categoria, regularização dos inativos e realização de concurso público.

O Sindicato do Servidores em Saúde do Acre (Sintesac) chegou a informar durante o movimento que mantiveram a greve deliberada desde o dia 15 de março, mas que a categoria ia discutir os pontos e decidir se mantinha a paralisação por tempo indeterminado.

O presidente do Sintesac, Adailton Cruz, falou que a categoria protocolou o pedido de reformulação do plano e agendou para encaminhar os pedidos. Além disso, Cruz afirmou que conseguiu uma agenda para elaboração da lei que regulamenta o Pró-Saúde.

“O governo mandou um documento se comprometendo com nossas pautas. Primeiro se comprometeu a suspender todas as demissões do Pró-Saúde, aceitou negociar nosso Plano de Carreiras e concurso público, decidiu não terceirizar e extinguir o 11º plantão”, confirmou.

Após as propostas do governo, a categoria se reuniu e decidiu pela suspensão do movimento. “O movimento foi uniforme, paramos em várias cidades, e a resposta foi forte do jeito que a gente esperava”, ressaltou Cruz.

Nota da Saúde

A Sesacre afirmou, por meio de nota, que sempre esteve aberta ao diálogo com os representantes da categoria. O órgão afirmou ainda que as reivindicações da classe foram ouvidas e discutidas. Ainda segundo a Saúde, alguns pontos já foram solucionados.

“Outros, por causa da complexidade, estão sendo discutidos, inclusive, com elaboração de um calendário para reuniões entre os sindicatos e a Sesacre para discutir as demandas individuais de cada categoria”, argumentou.

A nota não confirma se o governo desistiu da terceirização.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Homem é esfaqueado pelo próprio irmão durante discussão na Baixada da Sobral

Publicado

em

Vítima foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao Pronto-Socorro em estado estável

Silvério Soares do Nascimento, de 41 anos, foi ferido a golpes de faca na tarde desta quarta-feira (17), em uma residência localizada na Travessa São Matheus, no bairro da Pista, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

De acordo com relatos de testemunhas, Silvério estava em casa com o irmão quando ambos iniciaram uma discussão. Durante o desentendimento, o suspeito se apossou de uma faca de mesa e desferiu dois golpes contra a vítima, atingindo as costas e a lateral do tórax.

Mesmo ferido, Silvério conseguiu sair da residência, mas acabou caindo em via pública. Populares que passavam pelo local encontraram o homem sangrando e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte básico para atender a ocorrência.

Após receber os primeiros socorros no local, a vítima foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável.

A Polícia Militar esteve na residência para atender a ocorrência, porém, segundo informações repassadas no local, Silvério optou por não representar criminalmente contra o próprio irmão.

Comentários

Continue lendo

Geral

Jovem é brutalmente agredido por grupo de homens no bairro Eldorado, em Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao Pronto-Socorro com suspeita de fratura e luxação

Um caso de agressão física foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (17), na rua Santa Luzia, no bairro Eldorado, região da parte alta de Rio Branco. A vítima, identificada como Rodrigo Gonçalves Bezerra, de 26 anos, foi violentamente atacada por vários homens.

De acordo com informações apuradas, o jovem teria sido agredido com ripas de madeira, barra de ferro e pedradas. A ação, conforme relatos preliminares, pode ter sido motivada por uma suposta forma de “disciplina”. Após as agressões, os autores fugiram do local e ainda não foram localizados.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado somente durante a noite. A equipe encontrou a vítima na própria rua Santa Luzia, prestou os primeiros atendimentos no local e, em seguida, encaminhou Rodrigo ao Pronto-Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco.

Na unidade hospitalar, o jovem foi entregue ao Setor de Traumatologia, onde os médicos constataram luxação no cotovelo esquerdo, hematomas no tórax posterior e suspeita de fratura em uma das costelas. Apesar das lesões, o estado de saúde da vítima foi considerado estável.

Segundo as informações disponíveis, a Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência. O caso deverá ser apurado pelas autoridades competentes.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil leva emissão da Carteira de Identidade Nacional a comunidades ribeirinhas de Sena Madureira

Publicado

em

O coordenador do Instituto de Identificação em Sena Madureira, Carlos Ferrari, e o oficial investigador da Polícia Civil, Marcos Oriar, se deslocaram até as comunidades ribeirinhas, garantindo que o serviço fosse prestado diretamente à população local

Polícia Civil esteve nas comunidades Campinas e Santa Polônia, em Sena Madureira, levando o direito à identidade a quem mais precisa. Foto: cedida

O Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre (PCAC), que atua no município de Sena Madureira, realizou, na última terça-feira,16, atendimentos para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) nas comunidades Campinas e Santa Polônia, localizadas às margens do Rio Purus, a cerca de uma hora de viagem de barco da cidade.

A ação teve como objetivo atender moradores de localidades de difícil acesso, especialmente pessoas com algum tipo de comorbidade ou limitação física, que enfrentam dificuldades para se deslocar até a sede da Delegacia de Polícia, onde funciona o posto de identificação.

Para a realização dos atendimentos, o coordenador do Instituto de Identificação em Sena Madureira, Carlos Ferrari, e o oficial investigador da Polícia Civil, Marcos Oriar, se deslocaram até as comunidades ribeirinhas, garantindo que o serviço fosse prestado diretamente à população local.

Ao todo, oito pessoas foram atendidas, entre elas uma idosa de 68 anos com problemas de locomoção, pessoas com problemas cardíacos, um senhor que sofreu um derrame, além de crianças que necessitavam do documento.

De acordo com o diretor do Instituto de Identificação, Júnior Cesar, a iniciativa reforça o compromisso da Polícia Civil com a população de Sena Madureira e com o programa Identidade para Dignidade, desenvolvido em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), na comarca do município. “Essa ação leva cidadania, dignidade e acesso a direitos às comunidades mais distantes, assegurando a inclusão dessas pessoas nos serviços públicos essenciais”, destacou.

A mobilização do Instituto de Identificação reafirma o papel social da Polícia Civil do Acre, promovendo cidadania e garantindo direitos fundamentais à população ribeirinha.

“Essa ação leva cidadania, dignidade e acesso a direitos às comunidades mais distantes, assegurando a inclusão dessas pessoas nos serviços públicos essenciais”. Fotos: captada 

Comentários

Continue lendo