fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Após falar em fim de deduções médicas no IR, governo diz que estuda teto

Publicado

em

Atualmente, gastos com médicos não tem limite de desconto no Imposto de Renda; mudanças devem estar no projeto de reforma tributária

Consultas médicas, gastos com plano de saúde e até cirurgias plásticas são dedutíveis no IR atualmente (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Após anunciar que estudava acabar com a possibilidade de dedução de despesas médicas no Imposto de Renda, o governo parece ter voltado atrás. Na última segunda-feira 12, o secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, disse que a proposta que está sendo analisada agora é criar um teto para que essas despesas sejam deduzidas. Atualmente, não há limite para abatimento de gastos desta natureza.

“O que nós pretendemos, no que diz respeito a deduções médicas no IR, é estabelecer um teto”, disse na saída de um evento em São Paulo. “Hoje existe um benefício excessivo a famílias de alta renda, que usam medicina particular e não usam o SUS. O grosso da população usa o SUS e não tem nenhuma dedução. Vamos estabelecer um teto que seja justo, e não dê excesso de privilégios e benefícios àqueles que não precisam.”

As despesas médicas são as únicas dedutíveis do Imposto de Renda que não tem teto. Os gastos com educação, por exemplo, já possuem limite. Na declaração do IR 2019, por exemplo, eram limitadas a 3.561,50 reais por pessoa (titular e dependentes). Já o desconto por empregado doméstico é limitado a 1.200,32 reais por declaração.

As mudanças no imposto de renda devem fazer parte da proposta de reforma tributária que o governo pretende apresentar nas próximas duas semanas. Segundo Cintra, o presidente Jair Bolsonaro tem “insistido muito” na correção da tabela do imposto, incluindo mudanças “em níveis de isenção”. O secretário disse que alterar níveis de isenção pode implicar perdas “muito significativas de arrecadação”. “É o desafio que estamos enfrentando, de garantir a neutralidade do ponto de vista da arrecadação”, afirmou, em apresentação na Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Comentários

Continue lendo

Brasil

Após 11 horas, cirurgia de Bolsonaro é concluída com sucesso, diz Michelle

Publicado

em

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) internado em hospital em Natal, no Rio Grande do Norte • Reprodução/Instagram

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro informou, às 21h20 deste domingo (13), que a cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi “concluída com sucesso”.

“Cirurgia concluída com sucesso!”, escreveu Michelle nas redes sociais. “Estou indo agora para a sala de extubação, onde poderei vê-lo”, disse.

Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia no abdômen chamada laparostomia explorátória no início da manhã deste domingo. O procedimento durou mais de 11 horas.

Mais cedo, a ex-primeira-dama disse que a equipe médica já havia explicado que a cirurgia seria longa. Segundo ela, o político estava com “muitas aderências” no intestino, mas com um quadro “estável”.

Estado de saúde do ex-presidente

Na última sexta-feira (11), o ex-presidente Jair Bolsonaro estava no Rio Grande do Norte, realizando uma série de visitas a municípios e obras que receberam recursos do governo federal durante seu mandato.

O ex-presidente, porém, passou mal e foi atendido às pressas enquanto estava na cidade de Tangará, a cerca de 90 km da capital, ainda na manhã de sexta

Ele foi levado de carro para o Hospital Municipal Aluízio Bezerra na cidade vizinha de Santa Cruz, onde foi estabilizado.

Bolsonaro seguiu de ambulância, depois do primeiro atendimento, até o estádio municipal de Santa Cruz e foi transportado em um helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do estado para o Hospital Rio Grande, em Natal.

Na noite de sábado, ele foi transferido em uma UTI móvel para Brasília. Na capital federal, o ex-presidente está internado no Hospital DF Star.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Jogador morre após passar mal em partida de futebol amador no Tocantins

Publicado

em

O jogador de futebol amador Claudeylton Gomes de Sousa Santos, morreu neste domingo (13), após passar mal durante uma partida do Copão Tocantins, em Sampaio, região norte do estado. As informações são da Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju).

Segundo a secretaria, Claudeylton Gomes sofreu uma parada cardiorrespiratória enquanto jogava na seleção de Sampaio, realizada neste sábado (12).

Ele chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Regional de Augustinópolis por volta das 18h, mas morreu neste domingo, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde.Em nota, a Secretaria dos Esportes lamentou a morte do jogador e prestou apoio aos familiares.

“Neste momento de dor, rogamos a Deus para que conceda o conforto necessário a todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo, para que sejam consolados”.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Ifac oferece pós-graduação em Educação Profissional com inscrições abertas até 21 de abril

Publicado

em

Curso 100% EAD visa qualificar profissionais para atuação na área de Educação Profissional e Tecnológica; vagas são limitadas

Com 66 vagas, o Ifac está ofertando vagas para os polos de Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá, Xapuri e Rio Branco. Foto: cedida 

O Instituto Federal do Acre (Ifac) mantém até 21 de abril as inscrições para a pós-graduação lato sensuem Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), na modalidade totalmente a distância. A formação será oferecida totalmente a distância, sem a necessidade de encontros presenciais. Os interessados têm até o dia 21 de abril para se inscrever.

A especialização tem como objetivo promover a qualificação e o aprofundamento dos conhecimentos de profissionais que atuam ou desejam atuar na área da Educação Profissional, aprimorando práticas pedagógicas e processos educativos.

Detalhes do Curso:
  • Modalidade: 100% online, sem encontros presenciais
  • Público-alvo: Professores, pedagogos e profissionais da educação
  • Objetivo: Capacitar para atuação em instituições de ensino profissionalizante
  • Duração: 360 horas (12 meses em média)
Investimento:

O curso é gratuito para servidores públicos e oferece bolsas parciais mediante análise socioeconômica.

Diferenciais:
  • Certificado reconhecido pelo MEC
  • Corpo docente com mestres e doutores
  • Metodologia adaptada para EAD

Segundo a coordenação, a especialização combina teoria e prática para formar educadores capazes de atuar em:

  • Escolas técnicas
  • Institutos federais
  • Centros de formação profissional

Para concorrer às vagas, é necessário possuir diploma de curso superior em qualquer área, reconhecido ou revalidado por órgão competente do Ministério da Educação. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo endereço eletrônico.

Com 66 vagas, o Ifac está ofertando vagas para os polos de Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá, Xapuri e Rio Branco (neste último, para cadastro de reserva).

Confira neste link o edital completo da seleção.

Comentários

Continue lendo