Flash
Após empossados, Carlinhos do Pelado e Amaral do Gelo anuncia 12 Secretários

Em uma noite marcada por emoções e da celebração da democracia e do voto popular, o prefeito Carlos Armando de Souza Alves – Carlinhos do Pelado, vice- prefeito – Antônio Torres -Amaral do Gelo, ambos eleitos com 7. 891 votos na última eleição municipal em outubro de 2024, tomaram posse na noite desta quarta-feira, 01 de Janeiro de 2025 no auditório do Senac juntamente com 11 vereadores eleitos e reeleitos.
A transmissão do cargo de Prefeito foi feita pela até então prefeita Fernanda Hassem que após oito anos à frente da prefeitura que entregou a faixa de Chefe do Executivo Municipal ao 73° prefeito empossado de Brasileia Carlinhos do Pelado. A faixa foi conduzida pelo pequeno Davi Rafael, de 8 anos, neto do atual prefeito.
Os vereadores que vão compor a 16° Legislatura da Casa de Leis no município são Almir Andrade, Beto Dantas, Dhjailson Américo, Zemar Jerônimo, Izabelle Araújo, Leandro Gadelha, Leonir Furtado, Jorge da Laura, Lucélia Borges, Marquinhos Tibúrcio e Reinaldo Gadelha.

Durante o ato solene o Prefeito Carlinhos do Pelado e o vice-prefeito Amaral do Gelo anunciaram o secretariado: Helen Sabrina ( Finanças), Gorete Bibiano (Planejamento), Chiquinho Chaves ( Comunicação), Silvânia Gadelha ( Gabinete), Josué Elias ( Obras), Pastor Gesiel Moreira ( Administração), Arlete Amaral ( Cultura), Meio Ambiente ( Liane Chaves), Mário Jorge Fiesca ( Agricultura), Francélio Barbosa ( Saúde), Rayza Dias ( Educação), Suly Guimarães ( Cidadania e Assistência Social), Luis Bertoleto (Procuradoria Geral Jurídica) e Gerente de Tributos Luciano Augusto.
A ex-prefeita Fernanda Hassem relembrou sua trajetória política até entregar a faixa de prefeito a seu sucessor, de cabeça erguida. ” Sentimentos de alegria, gratidão e dever cumprido. Dia primeiro é dia de recomeço. A Nossa bandeira, o nosso hino, a faixa do prefeito, não podemos esquecer o peso e a responsabilidade. Quando escolhemos o slogan que Ama cuida, é por que só quem tem esse sentimento, cuida, ama. Temos consciência do significado da servir as pessoas. Nossa gestão oportunizou as pessoas às instituições, entre elas as igrejas. Colocamos o novo respeitando o antigo. Eu não governei só, o Carlinhos me ajudou e te digo não perca sua humildade. Aqui deixo de ser prefeita para ser uma soldada cidadã. Carlinhos te desejo sucesso, estarei de pé te aplaudindo sucesso”, pontuou.

Visivelmente emocionado e interagindo com o público, Carlinhos do Pelado fez questão de conclamar todos os brasileenses para o novo momento. “Quero firma um pacto com todos os presentes. Vamos fortalecer a boa política. Hoje Brasiléia recomeça esse tempo da valorização da política participativa. E apesar deste ser o maior desafio da minha vida, nunca me senti tão preparado. E sabe porque? Por que esta foi a melhor campanha que fiz em todos esses anos de vida pública. Rogo que eu mantenha a humildade necessária para manter meus ouvidos abertos, atento às observações. Posições e críticas da população, que consiga corrigir falhas rapidamente. Afirmo que, serei prefeito, mas também um gestor, que não medirá esforços para ajudar a nossa cidade em buscar recursos para todas as áreas, objetivando a elevar a qualidade de vida a todos que aqui moram. Meus agradecimentos ao governador Gladson Cameli e os parlamentares federais e estaduais e a minha parceira Fernanda Hassem que caminhou a meu lado durante 8 anos que dividimos a Prefeitura. Fernanda você é minha inspiração e tem minha eterna gratidão, e saiba que tens um amigo e um irmão a seu dispor”, disse ele.
Carlinhos do Pelado é natural de Brasileia iníciou a vida pública em 2008 quando de elegeu para o cargo de vereador pela primeira vez, foi reeleito, presidente da Câmara e Vice-Prefeito por 8 anos consecutivos. Fez história com ex- prefeita Fernanda Hassem ao terminarem o mandato juntos. E ainda se tornar o seu sucessor sendo eleito prefeito.
Comentários
Flash
Caveira do Bope-RJ, coronel André Batista faz palestra sobre liderança em Brasileia
O Acre recebe, nesta sexta-feira, 5, o coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, André Batista, para ministrar a palestra Liderança – Ações sob Pressão, Construindo Tropas de Elite. Integrante do Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope) e coautor dos livro Elite da Tropa I e II, que deram origem ao filme Tropa de Elite, o oficial veio ao estado a convite do governo do Acre para participar da edição do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, em Brasileia.

Ao desembarcar no aeroporto de Rio Branco, coronel André Batista é recepcionado pelo secretário de governo, Luiz Calixto e o assessor da Sejusp, tenente Nil. Foto: Ascom/Segov
Ao desembarcar no Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, André Batista foi recepcionado pelo secretário de Governo, Luiz Calixto, o tenente Nil, assessor do gabinete do Secretário de Estado de Segurança Pública, e por um pelotão do Bope do Acre, que prestou continência e deu as boas-vindas ao oficial, símbolo nacional das operações especiais.
Na ocasião, Batista mencionou suas expectativas em participar do programa. “Será uma palestra sobre liderança, estratégia e tomada de decisão em momentos de alta pressão, temas que marcaram minha trajetória no Bope e que hoje aplico em desenvolvimento de equipes de alto rendimento em todo o país. Vamos falar sobre coragem propósito, disciplina e os pilares que constroem times fortes, preparados e alinhados. Será um encontro intenso, transformador e com espaço para interação”, afirmou.

Pelotão do Bope do Acre prestigia chegada do caveira do Rio de Janeiro em Rio Branco. Foto: Ascom/Segov
Para o secretário Luiz Calixto, a presença do coronel no estado ressalta a importância que o governo dá ao programa que tem como objetivo fortalecer lideranças nos mais diversos segmentos, além de estimular o surgimento de novos líderes. “Receber o coronel André Batista é uma oportunidade única. Ele traz uma bagagem extraordinária sobre liderança, tomada de decisão e preparo emocional. Esse conhecimento agrega muito às nossas equipes e ao público acreano”, destacou.
A palestra com André Batista integra a agenda de capacitações realizadas pelos Estado, por meio da Secretaria de Governo (Segov), com recursos de emendas parlamentares, que nesta edição será realizada nesta sexta-feira em Brasileia, no Centro Cultural Sebastião Dantas, a partir das 18 horas, com entrada gratuita e aberta à população em geral.
Comentários
Flash
Prefeitura de Rio Branco anuncia parceria com o Governo do Estado para recuperação de Ruas de Rio Branco

Comentários
Flash
Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros
Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.
O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.
De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.
Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.





























































Você precisa fazer login para comentar.