Cotidiano
Após dois meses de espera, corpo de brasileira que morreu no deserto dos EUA é sepultado em Rondônia
Lenilda dos Santos foi encontrada morta em setembro e desde então família aguardava retorno do corpo ao Brasil. Ela foi enterrada em Ouro Preto do Oeste (RO). Homenagens também foram prestadas em Vale do Paraíso (RO).

Corpo Lenilda dos Santos, brasileira que morreu no deserto dos EUA, é velado em Rondônia — Foto: Reprodução/Redes Sociais
O corpo de Lenilda dos Santos, a brasileira achada morta no deserto quando tentava entrar nos Estados Unidos (EUA), chegou ao Brasil e foi enterrado nesta segunda-feira (15) em Ouro Preto do Oeste (RO).
A técnica de enfermagem, de 49 anos, foi encontrada morta no deserto em setembro deste ano. Ela foi abandonada por um coiote (pessoa paga para atravessar imigrantes ilegalmente pelas fronteiras) e amigos, com quem tentava atravessar a fronteira do México para entrar nos EUA.
Segundo informações de amigos, por volta das 9h desta segunda-feira, o corpo chegou a Vale do Paraíso (RO), cidade onde Lenilda morava. No local, familiares, amigos e colegas de profissão prestaram homenagens.
O corpo foi recebido na praça da entrada da cidade, depois passou em frente ao hospital onde ela trabalhava e na sequência foi levado para ser velado na quadra de uma escola.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/R/a/fwBwtHQtqYTvdHfJuGsg/whatsapp-image-2021-11-15-at-16.56.30.jpeg)
Corpo Lenilda dos Santos, brasileira que morreu no deserto dos EUA é velado em Rondônia — Foto: Reprodução/Redes Sociais
O corpo será enterrado na cidade vizinha, Ouro Preto do Oeste (RO), distante aproximadamente 37 quilômetros, onde o pai de Lenilda também está enterrado.
Para a colega de profissão, Francieli Gomes, toda a situação causou dor na família, principalmente a demora para o retorno para casa.
“O sentimento agora é de alívio porque a família estava sofrendo demais. Dá um conforto saber que ela está aqui. Ela foi uma grande mulher. Somos de cidade pequena e todos sabem o tanto que ela lutou para fazer enfermagem, do sonho de ir para os Estados Unidos. Tudo sempre em função da família”, comentou.
Comentários
Cotidiano
Mulher morre após mal súbito no quintal de casa em Rio Branco
Jackeline de Souza, de 35 anos, deixa filhos em desespero ao colapsar na frente deles
Jackeline de Souza Costa, de 35 anos, faleceu na tarde deste sábado (26) após sofrer um mal súbito no quintal de sua residência, no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco. A tragédia ocorreu na Rua da Costa, quadra 3E, casa 21, diante dos olhos de seus filhos, todos menores de idade.
De acordo com familiares, Jackeline enfrentava problemas de saúde, incluindo tuberculose e pneumonia. Durante a tarde, enquanto estava sozinha com as crianças, ela começou a passar mal e, ao tentar buscar ajuda, caiu no quintal, vomitando grande quantidade de sangue. As crianças, em pânico, tentaram socorrer a mãe, e uma delas correu para chamar os vizinhos.
Quando os moradores chegaram, encontraram Jackeline desacordada e ensanguentada. O SAMU foi acionado, enviando uma ambulância básica ao local. Apesar dos esforços, os paramédicos constataram que ela já estava sem vida. Uma equipe de suporte avançado também compareceu, e o médico Dr. Lucas confirmou o óbito, apontando um possível aneurisma da aorta abdominal como causa da morte.
Por se tratar de uma morte sem indícios de violência, a Polícia Militar e o Instituto de Criminalística do Acre não foram acionados. A comunidade local lamenta a perda, e os filhos de Jackeline recebem apoio de familiares e vizinhos neste momento de luto.
Comentários
Cotidiano
Prefeitura e SEE realizam abertura dos Jogos Estudantis 2025 em fase municipal em Epitaciolândia.
Neste sábado, 26, a Prefeitura Municipal através do prefeito Sérgio Lopes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio da Assessoria de Desporto Estudantil, promoveu a cerimônia de abertura da fase municipal dos Jogos Estudantis 2025. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Wilson Pinheiro, marcou o início das competições que reúnem alunos de escolas estaduais e municipais em diversas modalidades esportivas.
A solenidade contou com a presença de autoridades locais na pessoa do Sr. Marcelo Galvão Secretário Municipal de Esportes, Eunice Maia Gondim Secretária Municipal de Educação, Professora Edileusa, Núcleo de Educação, e Thiago Menezes, representando a coordenação estadual do Jeac2025. Gestores escolares, professores, atletas e a comunidade prestigiaram o desfile das delegações. Os jogos promovem a união por meio do esporte.
Os Jogos Estudantis têm como objetivo incentivar a prática esportiva, promover a integração entre os alunos e revelar novos talentos. A fase municipal classificará os melhores atletas para as etapas regionais e estaduais, representando o município em busca de medalhas e experiências enriquecedoras. Epitaciolândia será cidade sede na fase estadual nas modalidades Futsal, Judô e Wrestling.
Comentários
Cotidiano
Morador em situação de rua é esfaqueado após cobrar por serviço em Rio Branco
Railon Muniz foi ferido no pescoço durante discussão por pagamento de R$ 36 e está internado em estado estável
O morador em situação de rua Railon Muniz da Silva foi ferido com um golpe de faca no pescoço na noite de sexta-feira (25), na Rua Rui Barbosa, no bairro Papouco, em Rio Branco. O pedido de socorro só foi feito na tarde deste sábado (26), quando ele procurou ajuda de moradores da região.
Segundo relatos de testemunhas, Railon havia limpado um poço para um morador e, ao cobrar o valor combinado de R$ 36,00, iniciou-se uma discussão. Durante o desentendimento, o agressor desferiu o golpe no pescoço da vítima. Mesmo ferido, Railon conseguiu se afastar do local.
Após o pedido de ajuda, moradores acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que enviou uma ambulância de suporte avançado. Os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam Railon para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, na Baixada da Sobral. Seu estado de saúde é considerado estável.
A Polícia Militar esteve na UPA e registrou a ocorrência. O agressor ainda não foi localizado.
Você precisa fazer login para comentar.