Acre
Após dois anos, governo volta a fazer mudanças no comando da PM do Acre e exonera comandante-geral
Exoneração foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) e na mesma edição foi publicada a nomeação do novo comandante, o coronel Luciano Dias Fonseca, que estava no subcomando da corporação.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/9/f/6bjsJbRACGFXlJCgacxQ/gur-2630-1536x1024.jpg)
Após dois anos, governo volta a fazer mudanças no comando da PM do AC e exonera comandante-geral — Foto: Diego Gurgel/Secom
O comandante-geral da Polícia Militar do Acre (PM-AC), coronel Paulo Cesar Gomes da Silva foi exonerado do cargo nesta quinta-feira (4), após mudanças na corporação.
A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), e na mesma edição foi publicada a nomeação do novo comandante, o coronel Luciano Dias Fonseca, que estava no subcomando da corporação. Antes ele também foi exonerado porque estava como subcomandante-geral.
O coronel Paulo Cesar estava no comando da PM desde de julho de 2020.Ao g1, disse que a saída do cargo foi a pedido dele.
“Já estava há mais de 2 anos. Quando fui chamado estava na reserva, fui reconvocado, assumi o comando, voltei mesmo por causa da instituição e já contribui. Passei agora para o coronel Luciano, mas foi um pedido meu realmente. Agora, é voltar para a reserva, para a minha atividade física, fazer minhas coisas e ter um pouquinho de sossego”, disse.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/H/w/DenXQjSAWmAiDYnXeoFA/luciano.png)
Coronel Luciano Dias Fonseca é o novo comandante da PM-AC — Foto: Arquivo/ PM-AC
O novo comandante já estava na direção da PM, como subcomandante-geral da corporação. Ele é pós-graduado em segurança pública e já atuou no comando da PM em Brasileia, além de também já ter respondido pelo Batalhão de Trânsito, foi chefe de inteligência da PM e também da assessoria jurídica.
Fonseca é o quinto comandante da PM em pouco mais de três anos e meio do governo Gladson Cameli. Já passaram pelo cargo o coronel Mário César, coronel Ezequiel Bino, coronel Ulysses de Araújo e por último o coronel Paulo Cesar Gomes.
Como o novo comandante deixou o cargo de sub, o governo nomeou como subcomandante-geral, o coronel Atahaulpa Batista Ribera.
Comentários
Acre
Em Brasília, prefeito Jerry celebra parceria com deputado Eduardo Veloso e garante mais recursos para Assis Brasil
O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, está em Brasília esta semana, onde cumpre uma intensa agenda junto a deputados federais e senadores. A visita acontece justamente no período de abertura do prazo para indicações de emendas parlamentares, que vai de 15 de abril a 31 de maio.
Para quem não está familiarizado, as emendas parlamentares são uma forma dos deputados e senadores destinarem recursos diretamente para os municípios, ajudando no custeio de serviços, compra de equipamentos, investimentos em obras e muito mais. Mas para que esses recursos cheguem até a cidade, é necessário que o prefeito esteja presente, articule e mostre os projetos e necessidades do município — algo que o prefeito Jerry tem feito com muita dedicação desde o início do seu primeiro mandato.
Na primeira agenda do dia, o prefeito foi recebido no gabinete do deputado federal Eduardo Veloso, parceiro já consolidado da atual gestão. Durante o encontro, o parlamentar confirmou novas emendas para Assis Brasil, incluindo recursos para a aquisição de quadriciclos e motos que vão reforçar as equipes da Secretaria de Assistência Social — especialmente para atendimento de famílias que vivem em áreas de difícil acesso.
Além disso, o deputado também garantiu verbas para o custeio da saúde e para a compra de equipamentos da patrulha mecanizada, o que vai beneficiar diretamente o trabalho da Secretaria Municipal de Obras, facilitando o atendimento nas áreas rurais e a recuperação de ramais.
“Tenho muita gratidão por todos os parlamentares que acreditam no nosso trabalho e ajudam Assis Brasil a avançar. Esses recursos são fundamentais para melhorar a vida do nosso povo”, destacou o prefeito Jerry.
O prefeito Jerry Correia continua em Brasília nos próximos dias, dando sequência à agenda de articulações e garantindo ainda mais investimentos para Assis Brasil.
Comentários
Acre
Acre eleva 300% as infrações por álcool nas estradas durante feriadão

Foto: NUCOM/PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Acre registrou um crescimento expressivo no número de motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool durante a Operação Semana Santa e Tiradentes 2025, realizada entre os dias 17 e 21 de abril. As autuações por alcoolemia, dirigir sob efeito de álcool, passaram de 4 em 2024 para 16 neste ano, um aumento de 300%.
O aumento se justifica pela intensificação das fiscalizações voltadas ao combate à embriaguez ao volante. Durante a operação, 324 condutores foram submetidos ao teste do etilômetro, número mais de quatro vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 77 motoristas foram testados.
Ao todo, 916 pessoas foram abordadas pela PRF durante os cinco dias de operação, um aumento de 82% em relação a 2024. Com isso, também cresceu o número de autos de infração: de 78 no ano passado para 118 neste ano, representando uma alta de 51%.
Além da fiscalização, a PRF promoveu ações educativas voltadas à conscientização sobre segurança no trânsito. O número de comandos de Educação para o Trânsito saltou de 1 para 6 em comparação com o ano anterior.
Os dados da operação são preliminares e ainda estão sendo consolidados nos sistemas da PRF. As estatísticas foram atualizadas até a manhã desta segunda-feira (22).
Fonte: PRF
Comentários
Acre
Assis Brasil tem situação de emergência reconhecida após fortes chuvas
O município de Assis Brasil, no interior do Acre, teve situação de emergência reconhecida nesta terça-feira, 22, pelo Governo Federal devido às fortes chuvas que atingem a região. A medida, oficializada por meio da Portaria nº 1.207, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e permite que a cidade solicite recursos da União para ações emergenciais de defesa civil.
Com o reconhecimento, a prefeitura de Assis Brasil passa a estar apta a requisitar apoio financeiro para ações como a compra de cestas básicas, água potável, refeições para equipes de atendimento e voluntários, além da distribuição de kits de higiene, limpeza e dormitório às famílias afetadas.
O reconhecimento foi feito pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional. Atualmente, o Acre contabiliza 11 decretos de emergência vigentes, sendo 10 por inundações e um por chuvas intensas.
Você precisa fazer login para comentar.