Acre
Após dois anos de ausência devido a Covid, Xapuri voltará a ter a procissão de São Sebastião

Por Raimari Cardoso
A movimentação em Xapuri ainda é tímida a uma semana do ponto alto da Festa de São Sebastião, que no próximo dia 20 de janeiro completa 121 anos de história. Mas os primeiros marreteiros, comerciantes ambulantes que são uma das marcas simbólicas da festividade, já estão se instalando na cidade.
O novenário, sequência de nove celebrações que antecedem o dia do padroeiro, começou na última quarta-feira (11). A primeira delas ocorreu na praça de São Sebastião, na margem do Rio Acre, no centro de Xapuri. As demais estão acontecendo, como de costume, na igreja matriz, com grande participação de fiéis.
Neste ano, a grande expectativa é pelo retorno, depois de dois anos, do momento mais forte e representativo da Festa de São Sebastião em Xapuri, que a procissão pelas ruas da cidade. Em 2021 e 2022, a caminhada dos devotos seguindo a imagem do padroeiro não aconteceu por conta da pandemia.
Nesses últimos dois anos, a procissão foi substituída por carreatas, o que alterou bastante a dinâmica da festa e até mesmo a presença de pessoas na cidade, uma vez que muitos fiéis têm nesse momento a maior razão para se deslocar à cidade, além do intuito de pagar promessas e reafirmar a fé no santo católico.
Comentários
Acre
Médico retira prego do intestino de criança de 3 anos por colonoscopia no Hospital do Juruá
Procedimento evitou cirurgia invasiva; menino havia ingerido o objeto há oito dias e passa bem
Comentários
Acre
Riozinho do Rola apresenta leve recuo e indica estabilidade no nível do Rio Acre
Afluente do Rio Acre caiu cerca de 6 centímetros nas últimas horas, segundo o SGB, enquanto o rio principal segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Comentários
Acre
Rio Acre atinge 14,26 metros e segue acima da cota de transbordamento

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre alcançou 14,26 metros na medição das 9h deste sábado, 17, mantendo-se acima da cota de transbordamento em Rio Branco, que é de 14,00 metros, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal.
De acordo com os dados oficiais, o rio apresentou elevação em relação à primeira medição do dia. Às 5h, o nível estava em 14,22 metros, indicando uma subida de 4 centímetros em poucas horas. A situação reforça o estado de atenção para áreas ribeirinhas da capital acreana.
Nas últimas 24 horas, o volume de chuva registrado foi de 2,40 milímetros, quantidade considerada baixa, mas que ainda contribui para a manutenção do nível elevado do manancial, somando-se ao volume de água proveniente das cabeceiras e de afluentes.
A cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, já havia sido ultrapassada anteriormente, e o cenário atual mantém a Defesa Civil em monitoramento permanente.

Você precisa fazer login para comentar.