Acre
Após denúncia do deputado Major Rocha, MPAC investigará o uso de equipamento de escuta telefônica
Assessoria de Comunicação
O deputado federal Major Rocha (PSDB) apresentou no início de abril uma denúncia formal de investigação a respeito de um possível mau uso do equipamento de escutas telefônicas utilizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), também conhecido como “Guardião”. Após sua denúncia, o Ministério Publico enviou na manhã desta quarta-feira, 31, ofício informando a instauração do inquérito que investigará o mau uso do sistema.
Rocha comemorou a instauração do inquérito que investigará o mau uso, em que ele denominou de politicagem de ditadores.
“Fico satisfeito com a instauração deste inquérito, pois é importante investigar o uso ilegal do sistema de escutas do Estado. Não é possível aceitar a hipótese da utilização da estrutura do Estado para fazer politicagem, principalmente no momento em que o Acre vive à mercê das facções criminosas”.
O parlamentar ainda qualificou como grave a utilização de tal prática. “A possibilidade do governo do PT utilizar o equipamento de segurança para espionar seus adversários políticos é extremamente grave e configura um ataque à própria democracia”, destacou o tucano.
Entenda o caso
Na época o caso foi denunciado nas redes sociais por um juiz de direito Giordane de Souza Dourado, ex-presidente da Associação dos Magistrados do Acre e atualmente titular do 3° Juizado Especial Cível.
Na postagem o magistrado pedia providências ao presidente da Associação dos Magistrados do Brasil para uma investigação junto ao sistema de escutas telefônicas “Guardião”, que poderia estar sendo usado para espionagem política contra adversários do PT no Acre.
Em sua denúncia o magistrado dizia ter ouvido por diversas vezes que agentes públicos estariam utilizando o “Guardião” para espionara adversários políticos e, se isso fosse verdade, constataria crime.
![]()
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.




Você precisa fazer login para comentar.