Geral
Após articulação do governo, Acre exportará carne suína produzida no Dom Porquito para o Vietnã
Após dois anos de articulação do governo do Estado, a carne suína produzida no Acre pelo Complexo Agroindustrial Dom Porquito começa a ser exportada para o Vietnã. Em 60 dias, dois contêineres com 28 toneladas sairão de Brasileia, via terrestre, pegando rota marítima rumo ao país localizado no sudeste asiático.

Reunião com segmentos do governo encaminhou articulações com vistas a exportação para o comércio peruano. Foto: Diego Gurgel/Secom
Esse feito consolida a articulação do governo do Estado junto ao Ministério da Agricultura e uma política de gestão envolvendo todas as pastas na luta pela conquista de novos mercados, com vistas à geração de mais postos de trabalho.
O empenho do governo para que a proteína suína acreana conquiste outros mercados se dá por diversas frentes. No caso do contrato com o Vietnã, a articulação contínua e pontual do Executivo foi determinante, principalmente junto ao governo federal, para vencer a concorrência com outras quatro empresas nacionais que se credenciaram para exportar o produto.
“Nos armamos com embasamento técnico, articulação política, visão regional e fomos pra luta junto à ministra da agricultura Tereza Cristina. O resultado é que, sim, nosso produto adentrará o mercado consumidor asiático e não vamos parar por aí”, pontuou o governador Gladson Cameli.
O anúncio sobre o início do contrato, cujos envios de cargas serão mensais, foi feito nesta quarta, 23, durante reunião no gabinete civil, com secretários de Ciência e Tecnologia, Produção e Agronegócio, Agência de Negócios do Acre, Gabinete Civil e representantes da empresa Dom Porquito. Na ocasião, foram encaminhadas novas articulações de governo, na continuidade da busca de mercados consumidores para exportação da proteína animal acreana.
Ficou definida uma pré-agenda do governo do Estado, para a realização de um evento acreano no Peru, com a finalidade de construção de um comércio bilateral entre Acre e Peru.
“A determinação do governo é trabalharmos com agendas que vão de encontro ao cenário favorável para a exportação, que ora se apresenta, e o mercado peruano está na nossa mira”, esclareceu o secretário de Ciência e Tecnologia, Assurbanipal Barbary.
O empresário Paulo Eduardo Santoyo reconheceu o emprenho do governo na conquista de novos mercados consumidores no exterior, lembrando que a articulação pelo contrato com o Vietnã iniciou ainda em 2020: “É satisfatório termos um governo desencadeando ações concretas para o desenvolvimento por meio da geração de emprego e renda”.
A Dom Porquito está localizada em Brasileia, gera 430 empregos diretos, 65 indiretos, além das famílias de criador#es. O complexo é composto por unidade de produção de leitões, unidades de terminação, um frigorífico e uma fábrica de embutidos. Trabalha com a venda de carcaças inteiras e uma variedade de cortes, que saem da indústria com a marca Mister Pig, além de embutidos com o nome Sabbor. A empresa já atende todo o mercado local e demandas do comércio de Rondônia, Roraima e Amazonas.
Comentários
Geral
Polícia Civil do Acre corrige identidade de paciente falecido após exame necropapiloscópico com apoio da Força Nacional

Trabalho técnico-científico garantiu a correta identificação do paciente e a retificação dos registros oficiais. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), através do Instituto de Identificação Raimundo Hermínio de Melo (IIRHM), com apoio da Força Nacional de Segurança Pública, realizou a correção da identidade de um paciente falecido no estado após a conclusão de um exame necropapiloscópico. O trabalho técnico garantiu a retificação dos registros oficiais e evitou possíveis repercussões legais indevidas ao verdadeiro titular do documento apresentado.
O caso teve início no dia 13 de janeiro, quando um paciente deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into), em Rio Branco, após transferência do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). No momento da admissão, ele se apresentou como Jefferson Alves da Silva, exibindo documento emitido no estado de Goiás. O paciente evoluiu a óbito e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) do Acre ainda vinculado à identidade inicialmente declarada
Diante de inconsistências cadastrais e da ausência de confirmação familiar imediata, o caso foi submetido à verificação técnico-científica de identidade. O Instituto de Identificação da PCAC formalizou, então, pedido de apoio especializado à Perícia Papiloscópica da Força Nacional para a realização da coleta e do confronto necropapiloscópico, com atuação conjunta das equipes.
Durante os trabalhos, foram coletados os dez datilogramas do cadáver no IML, com registro em planilha necropapiloscópica. O material foi submetido à pesquisa no sistema biométrico ABIS estadual, além de confronto técnico direto das impressões digitais e comparação com prontuários civis de identificação do estado de Goiás.
O laudo técnico concluiu que as impressões digitais do cadáver coincidem com as de Donisete Aparecido Alves de Miranda Júnior e divergem das de Jefferson Alves da Silva, comprovando que o paciente utilizava documentalmente a identidade do próprio primo. A identificação correta foi estabelecida como Donisete Aparecido Alves de Miranda Júnior, nascido em 10 de agosto de 1989, natural de Luziânia (GO), filho de Donisete Aparecido Alves de Miranda e Arceneide Alves da Silva.
Segundo o diretor do Instituto de Identificação da PCAC, Júnior César da Silva, o trabalho reforça a importância da perícia papiloscópica para a segurança jurídica. “A correta identificação civil, mesmo em casos pós-morte, é essencial para evitar prejuízos a terceiros e garantir a confiabilidade dos registros oficiais. Esse resultado mostra a força da integração entre a Polícia Civil e a Força Nacional”, destacou.
Com a conclusão do laudo, os registros, incluindo a Declaração de Óbito e cadastros administrativos, foram devidamente retificados.
Comentários
Geral
Governo e Ifac prorrogam até sexta-feira inscrições para cursos do programa Mulheres Mil em Rio Branco
Com objetivo de dar mais oportunidades às mulheres do estado, o governo, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac), prorrogou nesta terça-feira, 10, as inscrições para os cursos profissionalizantes do programa Mulheres Mil, do governo federal.
As candidatas podem se inscrever até sexta-feira, 13, nos cursos de Microempreendedora Individual e Assistente Administrativo, com vagas para Rio Branco.

Segundo a vice-governadora e titular da SEASDH, Mailza Assis, o adiamento proporciona mais chances para que mulheres se capacitem ao mercado de trabalho. “Prorrogar as inscrições é garantir que mais mulheres tenham tempo e oportunidade de dar um passo importante em direção à autonomia e à realização dos seus sonhos”, destaca.
Mailza acrescenta que o programa tem como objetivo acolher, capacitar e transformar realidades, especialmente das mulheres que mais precisam de apoio para recomeçar: “Quando investimos na qualificação das mulheres, fortalecemos famílias, comunidades e todo o Acre”.

A homologação do resultado final e convocação das alunas será efetuada no dia 3 de março, com previsão de início das aulas em 16 de março.
Outras informações sobre o processo de inscrição podem ser consultadas no Edital Complementar ou nos locais de inscrição.
Documentos para inscrição
-
Comprovante de nível de escolaridade: declaração, autodeclaração, histórico ou certificado (frente e verso do documento);
-
Documento de identificação com foto. São aceitos como documentos válidos: Carteira Nacional de Habilitação (conforme Lei nº 9.503/1997), carteira profissional emitida pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, cédula de identidade para estrangeiros emitida por autoridade brasileira ou carteira de identidade expedida pelas Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícias Militares, Ordens ou Conselhos (frente e verso do documento);
-
CPF: cópia da frente do documento, caso não conste no documento de identidade;
-
Número de Identificação Social (NIS/PIS), se houver;
-
Comprovante de residência atualizado;
-
Comprovação de inscrição no CadÚnico e/ou comprovante de beneficiária ativa do Programa Bolsa Família, fornecido pelas secretarias municipais de Assistência Social.
Locais de inscrição
Em Rio Branco, as inscrições estão sendo realizadas nos locais abaixo indicados:
• Escola Raimundo Gomes de Oliveira – Conjunto Tucumã II, Avenida Central I, s/n, bairro Tucumã – de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
• Escola Doutor Mário de Oliveira – Travessa Guaporé, 296, bairro Cerâmica – de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
• Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) – Av. Nações Unidas, 2731 – Estação Experimental – Polo de Apoio para atendimento às candidatas, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira
The post Governo e Ifac prorrogam até sexta-feira inscrições para cursos do programa Mulheres Mil em Rio Branco appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Geral
Jovem de 19 anos desaparecido em Sena Madureira é localizado e passa bem
Cauã da Silva Brito estava na casa de uma mulher com quem se relacionava; família já havia registrado boletim de ocorrência e mobilizado buscas

O desaparecimento teria ocorrido por falta de comunicação, já que ele não retornou para casa nem entrou em contato com a mãe durante os dias em que esteve fora. Foto: captada
O jovem Cauã da Silva Brito, de 19 anos, que estava desaparecido desde o último domingo (8) em Sena Madureira, no interior do Acre, foi localizado nesta terça-feira (10). Familiares confirmaram que ele estava bem e se encontrava na casa de uma mulher com quem mantinha um relacionamento, no próprio município.
De acordo com parentes, o desaparecimento ocorreu por falta de comunicação — Cauã não havia avisado a mãe sobre seu paradeiro nem retornado para casa durante os dois dias em que esteve fora. A família havia registrado boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil e mobilizado a comunidade nas buscas, com apelo nas redes sociais.
Com a confirmação de que o jovem não correu riscos, os familiares agradeceram a todos que compartilharam as informações e ajudaram na divulgação do caso.



Você precisa fazer login para comentar.