Geral
Após articulação do governo, Acre exportará carne suína produzida no Dom Porquito para o Vietnã
Após dois anos de articulação do governo do Estado, a carne suína produzida no Acre pelo Complexo Agroindustrial Dom Porquito começa a ser exportada para o Vietnã. Em 60 dias, dois contêineres com 28 toneladas sairão de Brasileia, via terrestre, pegando rota marítima rumo ao país localizado no sudeste asiático.

Reunião com segmentos do governo encaminhou articulações com vistas a exportação para o comércio peruano. Foto: Diego Gurgel/Secom
Esse feito consolida a articulação do governo do Estado junto ao Ministério da Agricultura e uma política de gestão envolvendo todas as pastas na luta pela conquista de novos mercados, com vistas à geração de mais postos de trabalho.
O empenho do governo para que a proteína suína acreana conquiste outros mercados se dá por diversas frentes. No caso do contrato com o Vietnã, a articulação contínua e pontual do Executivo foi determinante, principalmente junto ao governo federal, para vencer a concorrência com outras quatro empresas nacionais que se credenciaram para exportar o produto.
“Nos armamos com embasamento técnico, articulação política, visão regional e fomos pra luta junto à ministra da agricultura Tereza Cristina. O resultado é que, sim, nosso produto adentrará o mercado consumidor asiático e não vamos parar por aí”, pontuou o governador Gladson Cameli.
O anúncio sobre o início do contrato, cujos envios de cargas serão mensais, foi feito nesta quarta, 23, durante reunião no gabinete civil, com secretários de Ciência e Tecnologia, Produção e Agronegócio, Agência de Negócios do Acre, Gabinete Civil e representantes da empresa Dom Porquito. Na ocasião, foram encaminhadas novas articulações de governo, na continuidade da busca de mercados consumidores para exportação da proteína animal acreana.
Ficou definida uma pré-agenda do governo do Estado, para a realização de um evento acreano no Peru, com a finalidade de construção de um comércio bilateral entre Acre e Peru.
“A determinação do governo é trabalharmos com agendas que vão de encontro ao cenário favorável para a exportação, que ora se apresenta, e o mercado peruano está na nossa mira”, esclareceu o secretário de Ciência e Tecnologia, Assurbanipal Barbary.
O empresário Paulo Eduardo Santoyo reconheceu o emprenho do governo na conquista de novos mercados consumidores no exterior, lembrando que a articulação pelo contrato com o Vietnã iniciou ainda em 2020: “É satisfatório termos um governo desencadeando ações concretas para o desenvolvimento por meio da geração de emprego e renda”.
A Dom Porquito está localizada em Brasileia, gera 430 empregos diretos, 65 indiretos, além das famílias de criador#es. O complexo é composto por unidade de produção de leitões, unidades de terminação, um frigorífico e uma fábrica de embutidos. Trabalha com a venda de carcaças inteiras e uma variedade de cortes, que saem da indústria com a marca Mister Pig, além de embutidos com o nome Sabbor. A empresa já atende todo o mercado local e demandas do comércio de Rondônia, Roraima e Amazonas.
Comentários
Geral
Homem é preso pela PRF por dívida de pensão alimentícia na BR-364, em Cruzeiro do Sul
Mandado de prisão estava em aberto; suspeito foi detido na véspera de Natal e levado à delegacia

Foto ilustrativa: Freepik
Um homem de 36 anos, identificado como José Francisco, foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na quarta-feira (24), véspera de Natal, durante uma abordagem na BR-364, em Cruzeiro do Sul. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto por falta de pagamento de pensão alimentícia.
De acordo com a PRF, ao ser questionado sobre a ordem judicial, José Francisco afirmou que as parcelas da pensão estariam em dia. No entanto, diante da existência do mandado, os policiais deram voz de prisão ao homem.
Após a detenção, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Cruzeiro do Sul, onde ficou à disposição da Justiça para as providências legais cabíveis.
Comentários
Geral
Homem é preso em flagrante por agredir esposa com garrafa de vidro em Cruzeiro do Sul
Vítima ficou ferida, recebeu atendimento do Samu e foi encaminhada à UPA; caso é tratado como violência doméstica

Um homem identificado como Moisés, de 36 anos, foi preso em flagrante na quinta-feira (25), no bairro do Alumínio, em Cruzeiro do Sul, acusado de agredir a própria esposa durante uma discussão. Segundo a Polícia Militar, a mulher sofreu cortes nos braços após ser atingida por uma garrafa de vidro e precisou de atendimento médico.
A guarnição foi acionada por populares, que relataram uma situação recorrente de violência doméstica em uma residência da região. Ao chegar ao local, os policiais ouviram gritos e choro da vítima pedindo socorro. Em seguida, a mulher saiu do imóvel ensanguentada, com ferimentos visíveis nos braços.
Ainda conforme a PM, Moisés confessou que agrediu a companheira após uma discussão motivada por ciúmes, utilizando garrafas de vidro. Apesar de a vítima afirmar que não desejava representar judicialmente contra o agressor, o homem recebeu voz de prisão em flagrante, diante da caracterização de violência doméstica e lesão corporal, sendo encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.
A polícia informou ainda que o casal apresentava sinais de embriaguez e relatou, de forma espontânea, ser usuário de entorpecentes, além de ter feito uso recente de drogas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou os primeiros socorros à vítima no local e a conduziu à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruzeiro do Sul, onde permaneceu em observação médica.
Comentários
Geral
Operação Olho de Hórus: Polícia Civil cumpre mandados e apreende motocicleta em Senador Guiomard

Mandados judiciais foram cumpridos em Senador Guiomard e Rio Branco durante a Operação Olho de Hórus, resultado de investigação minuciosa da Polícia Civil. Foto: cedida
Na manhã desta sexta-feira, 26, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Polícia Civil de Senador Guiomard, deflagrou a Operação Olho de Hórus, com o objetivo de reprimir a prática de crimes patrimoniais no município.
A ação contou com o apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Durante a operação, foram cumpridos três mandados judiciais de prisão e de busca e apreensão, sendo dois no município de Senador Guiomard e um na capital, Rio Branco.
A Operação Olho de Hórus é resultado de uma investigação minuciosa conduzida pela Delegacia de Polícia de Senador Guiomard, que possibilitou a identificação do envolvimento dos suspeitos em um crime patrimonial que vinha sendo apurado pela unidade policial. Com base nas provas reunidas ao longo das diligências, o Poder Judiciário expediu os mandados cumpridos nesta sexta-feira.
Motocicleta apreendida pela Polícia Civil durante a Operação Olho de Hórus, que investiga crime patrimonial ocorrido em Senador Guiomard. Fotos: cedidas
Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais apreenderam uma motocicleta, que pode ter sido utilizada na prática criminosa e será submetida à perícia, contribuindo para o avanço das investigações.
Os presos foram encaminhados à delegacia e permanecem à disposição da Justiça. As investigações continuam em andamento, com o objetivo de esclarecer completamente os fatos e identificar a possível participação de outros envolvidos.
Fonte: PCAC





Você precisa fazer login para comentar.