Conecte-se conosco

Cotidiano

Após 23 dias em greve, servidores dos Correios fazem ato em frente ao Palácio Rio Branco

Publicado

em

Por Alcinete Gadelha

Em greve desde o dia 17 de agosto,os servidores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos fazem ato, na manhã desta quarta-feira (9), em frente ao Palácio Rio Branco e, além de protestar com um caixão para sepultar a privatização, cartazes e uma camisa da empresa gigante, eles também fazem uma campanha de coleta de alimentos.

_________________

Os servidores estão há 23 dias com as atividades paradas na capital acreana, Rio Branco, e nos municípios de Cruzeiro de Cruzeiro do Sul, Brasileia, Senador Guiomard, Sena Madureira e Assis Brasil.

_________________

A greve dos servidores é contra a privatização da empresa e pela defesa de garantias trabalhistas. A presidente do Sindicato dos Correios e Telégrafos do Acre (Sintec-AC), Suzy Cristiny, explicou que no ano passado eles conseguiram uma sentença normativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e essa sentença foi proferida com uma validade de dois anos, o que corresponderia a um acordo coletivo. Mas, no dia 1º de agosto, a empresa teria retirado esses direitos faltando ainda um ano da validade.

Suzy informou ainda que a expectativa é de que na próxima sexta-feira (11) ocorra uma audiência de conciliação mediada pelo TST.

“O que tem previsto é para sexta, ma reunião no TST de conciliação. A gente está torcendo que resolva. Não é nem por aumento, nós estávamos fazendo um levantamento e por baixo o que eles estão retirando é 40% da nossa renda de impacto, então, é complicado”, disse.

A reportagem entrou em contato com a empresa e a assessoria de comunicação informou que deve emitir uma nota e será enviada assim que possível.

Suzy disse ainda que o grupo também tem se mobilizado para fazer ações solidárias. “Nós estamos em um momento difícil, mas, estamos nos mobilizando para ajudar as pessoas, nós já tivemos a doação de sangue na semana passada. É importante fazer as atividades solidárias.”

Greve

Em greve por tempo indeterminado desde a noite do último da 17, os servidores já fizeram uma carreata pelo Centro de Rio Branco para pedir melhorias de trabalho. Além disso, eles fizeram uma manifestação em frente da agência do Centro da capital e chegaram a fechar a unidade na semana passada.

A presidente do sindicato disse que são pelo menos 79 garantias trabalhistas que envolvem desde os 30% para os carteiros, ticket alimentação, plano de saúde que, no início era gratuito porque constava no edital, hoje a categoria paga 50%.

Em nota, divulgada na última semana, os Correios afirmaram que pediram o dissídio coletivo no Tribunal Superior do Trabalho (TST) para negociar o acordo coletivo de trabalho 2020/2021.

A empresa afirmou no início da greve que nenhum direito dos trabalhadores foi retirado, mas alguns que extrapolavam a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foram readequados.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo