Conecte-se conosco

Cotidiano

Aplicativos, simulações e informações em tempo real: governador conhece plano operacional dos Bombeiros para casos de cheia no Acre

Publicado

em

Capitão Roger Santos, comandante do 1º Batalhão e coordenador da Operação de Desastre Hidrológico em Rio Branco, explicou como a tecnologia e o alinhamento das ações ajudam no atendimento durante desastres como esse.

Governador se reuniu com Corpo de Bombeiros para entender plano operacional em casos de enchente no estado. Foto: José Caminha/Secom

Planejamento, tecnologia e estratégia. Esses têm sido os pilares do Corpo de Bombeiros na produção do Plano Operacional para Desastres Hidrológicos, que se antecipa e reúne ações para uma resposta rápida em caso de enchentes no Acre, como a registrada no ano passado, quando 19 das 22 cidades foram afetadas pela cheia dos rios, atingindo 120 mil pessoas.

A enchente de 2024 foi considerada pelas autoridades o maior desastre ambiental do Acre e, para acompanhar como tem sido a preparação para um cenário parecido, o governador Gladson Cameli esteve no Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, onde conheceu o planejamento e foi apresentado aos avanços nas ações de resposta, que consistem no aprimoramento da tecnologia, como a implantação do aplicativo CBMAC Família Segura.

Outro ponto destacado durante a reunião foi a simulação de desastre hidrológico que será realizado nos sete batalhões do estado, que atendem toda a região. Com essas frentes: tecnologia, simulações e desenvolvimento de aplicativos, a corporação pretende se adiantar em algumas operações e também dar mais transparência ao perfil das famílias mais afetadas.

“Isso foi uma demanda solicitada pelo governador. Nesse planejamento, já foi elencado um plano de resposta de desastres hidrológicos que poderá vir a ocorrer ou não, mas de antemão o Corpo de Bombeiros já está preparado para oferecer a mesma resposta com o que foi estabelecido como parâmetro nosso, em 2024. Vão ser realizados simulados, tanto na capital como nas demais cidades onde temos batalhões”, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Santos.

Capitão Roger Santos explicou como vai funcionar o aplicativo implantado para casos de cheia. Foto: José Caminha/Secom

CBMAC Família Segura

Capitão Roger Santos, comandante do 1º Batalhão e coordenador da Operação de Desastre Hidrológico em Rio Branco, explicou como a tecnologia e o alinhamento das ações ajudam no atendimento durante desastres como esse.

“O Corpo Bombeiros para este ano inova na implementação de ferramentas que facilitarão a gestão do desastre. Desenvolvemos um aplicativo que facilitará o cadastro da família retirada. A gente vai conseguir coletar informações, como a quantidade de pessoas que serão transferidas, os bens delas, capturar a coordenada geográfica daquele atendimento, fazer uma singela estratificação, se é indígena, se é homem ou mulher, qual é a faixa etária em que a pessoa se enquadra, para justamente subsidiar as informações para as prefeituras”, detalhou.

Dessa forma, as informações devem ser atualizadas em tempo real, o que vai facilitar a gestão, principalmente na distribuição de recursos.

“Todos os batalhões ficarão integrados com Rio Branco, que vai ser o posto-comando, e as informações vão chegar de maneira automática, em tempo real para a capital. Além disso, a gente também vai fazer o uso de ferramentas já disponibilizadas para a Segurança Pública, possibilitando uma gestão totalmente virtual”, completou.

Governador Gladson Cameli destacou o empenho da corporação e falou do orgulho que tem do Corpo de Bombeiros do Acre. Foto: José Caminha/Secom

Esse aplicativo criado pelos Bombeiros também vai funcionar offline, porque, em um cenário de desastre natural, pode haver intercorrências na internet ou serviço de telefonia.

“O aplicativo precisa ter essas características para justamente atingir a nossa finalidade, que é conseguir coletar informação de uma maneira mais rápida. A forma de consulta dos dados já vai ser ampla, aberta para as pessoas acessarem benefícios sociais ou alguma declaração necessária”, disse o capitão.

 

As informações também poderão ser acessadas pela imprensa ou qualquer cidadão. Ao ouvir os detalhes do planejamento, o governador Gladson Cameli parabenizou a equipe pelo empenho e falou da importância de informações claras sendo divulgadas.

“Tenho muito orgulho em dizer que a equipe dos Bombeiros é capacitada. Procuro, inclusive, visitar alguns batalhões para falar da minha gratidão. Minha continência e respeito por tudo o que vocês estão fazendo para que possamos salvar vidas, porque o mais importante é colocarmos sempre as pessoas em primeiro lugar”, disse.

Plano operacional foi apresentado ao governador Gladson Cameli. Foto: cedida

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Diretoria do Rio Branco acerta o retorno do atacante Raphael

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Raphael disputou o Estadual Sub-20 pelo Estrelão

O atacante Raphael, um dos destaques da equipe Sub-20, seguirá no Rio Branco para a disputa do Campeonato Estadual 2026. O atleta desembarca na capital acreana no próximo dia 8 para ser integrado ao restante do elenco.

“Voltar ao Rio Branco para atuar no profissional é uma grande oportunidade. Sabemos das metas do clubes e vou tentar ajudar marcando muitos gols”, declarou Raphael.

Segue com preparação

O elenco do Rio Branco realizou nesta sexta, 26, mais um trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel. “Vamos aproveitar todos dias. Se tivermos um dia chuvoso, faremos trabalhos físicos na academia”, disse Selcimar Maciel.

1º Amistoso

O Rio Branco deve enfrentar o Santa Cruz no próximo dia 30, no CT do Cupuaçu, no primeiro amistoso da fase de preparação. O Estrelão joga contra o Vasco no sábado, 17 janeiro, no Tonicão, na estreia do Estadual 2026.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre terá quase 30 dias de feriados e pontos facultativos em 2026

Publicado

em

Os servidores do Poder Executivo do Acre terão, em 2026, um total de 26 dias de folga entre feriados nacionais, feriados estaduais e pontos facultativos. A distribuição dessas datas ao longo do ano possibilita períodos prolongados de descanso em diferentes meses, como janeiro, fevereiro, abril, maio, setembro, novembro e dezembro.

O calendário foi definido em decreto do governo do Acre, publicado no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira, 22, que organiza o funcionamento dos órgãos públicos estaduais ao longo do próximo ano. Conforme o documento, apenas os serviços considerados essenciais devem manter funcionamento regular nas datas previstas como feriado ou ponto facultativo.

Apesar do grande número de dias de folga, alguns feriados cairão em finais de semana. O Dia Internacional da Mulher e a Proclamação da República, por exemplo, serão em um domingo.

Por outro lado, datas como o Dia do Trabalho, o Dia da Consciência Negra e o Natal coincidem com uma sexta-feira, favorecendo a formação de feriado prolongado.

No período do Carnaval, o governo estadual estabeleceu ponto facultativo por três dias consecutivos, segunda, terça e quarta-feira de Cinzas, impactando diretamente o funcionamento das repartições públicas e a rotina administrativa nesse intervalo.

Ao longo do ano, o calendário inclui datas como a Confraternização Universal, em 1º de janeiro, além de feriados estaduais tradicionais, como o Dia do Católico, o Dia do Evangélico, o Aniversário do Estado do Acre, o Tratado de Petrópolis e o Dia da Amazônia.

Também constam feriados nacionais como Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal e pontos facultativos na véspera de Natal, no dia 24, feriado nacional no dia 25, e ponto facultativo na véspera de Ano Novo, no dia 31.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Próximo passo do projeto do novo estádio do Flamengo pode levar quatro anos

Publicado

em

Luiz Eduardo Baptista, presidente rubro-negro, detalhou o processo junto à Prefeitura

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo