Acre
Antonio Pedro reivindica melhorias nos ramais da região do Alto Acre
O deputado estadual Antonio Pedro (DEM) voltou a destacar a péssima qualidade dos ramais na região do Alto Acre. Ele frisou que produtores rurais estariam sendo prejudicados devido a ingerência das autoridades acreanas.
“Na última quarta-feira estivemos no Seringal Cachoeira, na comunidade Chora Menino, participando da entrega de mais de 50 títulos de concessão de terra. Uma alegria, pois, essas famílias agora terão acesso aos créditos e assim, poderão investir em suas terras. O que me deixa triste é ver o descaso com os ramais. Lá só passa caminhonete traçadas de tão precário que é o local. Com isso, os produtores acabam se prejudicando, haja vista não ter como escoar suas produções”, disse.
Antonio Pedro disse que os moradores do Assentamento Tupá também reclamam da condições dos ramais. “Estive conversando com alguns dos produtores do Assentamento Tupá e muitos relatam que também não estão conseguindo escoar a produção porque o ramal está intrafegável. Vejam o que está acontecendo, simplesmente a ingerência de nossas autoridades estão colocando em risco o sustento de muitas famílias. Tem produtor que atravessa o ramal a pé e quando chegar na beira do asfalto, o produto já está estragado devido ao calor”.
Ele frisa que os assentados foram esquecidos pelo Governo do Estado. “Aquelas pessoas não possuem nenhum tipo de assistência técnica ou qualquer suporte. Estão completamente abandonados. Nem carroça de boi atravessa aquele ramal e muitos outros na região do Alto Acre”, disse ao frisar ainda que as crianças estariam sendo prejudicadas.

Antonio Pedro (d), com o superintendente do Incra/AC, Eduardo Ambros Ribeiro e o prefeito de Epitaciolândia, Tião flores, durante visitas em ramais do Alto Acre.
“Tem criança que para chegar na escola precisa caminhar cerca de 16 km de ida e volta. Tudo isso devido a precariedade dos ramais. Isso é uma falta de respeito com o ser humano. Como uma criança dessa consegue se concentrar na aula se chega na escola extremamente cansada da caminhada?, questionou o deputado ao pedir também uma atenção especial por parte das autoridades competentes. “Visitem os locais, vejam in-loco a necessidade dessa pessoas e busquem uma solução. Não podemos simplesmente permitir que nossas crianças deixem de ir a aula porque nenhum carro ou ônibus conseguem entrar no ramal”.
Por fim, o parlamentar frisou que o prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, disse que teria o maquinário para fazer os ramais, porém, precisaria da ajuda da prefeitura de Xapuri. Antonio Pedro lamentou a falta de uma acordo devido à ausência de Bira na reunião.
“O prefeito Tião Flores disse que tem todo o maquinário e que poderia fazer os ramais caso a prefeitura de Xapuri ajudasse com o combustível. Uma ótima proposta, uma pena que não se firmou nenhum compromisso, pois, o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos não compareceu à reunião. Tantos problemas em decorrência da falta de ramal. Crianças sem irem a escola, produções se estragando. Lamentável”. (Assessoria Parlamentar)
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.