Conecte-se conosco

Acre

Antonia Lúcia garante que Dnit não será problema para Brasiléia

Publicado

em

Alexandre Lima, com Marcus José e Marquinho Filho

A ex-deputada federal e atual presidente do Partido Republicano no Acre, Antonia Lúcia, esteve realizando em Brasiléia nesta sexta-feira, dia 26, uma visita ao prefeito Everaldo Gomes (PMDB), juntamente com os prefeito de Plácido de Castro e Capixaba.

A visita acontece num momento delicado no que se refere à Avenida Manoel Marinho Monte, que faz parte da BR 317 e que corta a cidade de Brasiléia. Um trecho de pouco mais de 01 km, se tornou palco para disputa política por parte do Governo do Acre, e que usou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para fins políticos partidário e vem causando transtornos aos munícipes.

Antonia Lúcia foi recebida no gabinete do prefeito Everaldo Gomes - Foto: Alexandre Lima

Antonia Lúcia foi recebida no gabinete do prefeito Everaldo Gomes – Foto: Alexandre Lima

O ex supervisor de Obras do Órgão, Thiago Caetano, havia anunciado que a Prefeitura não teria mais poderes sobre o trecho da Avenida, que passaria ao Dnit em parceria com o Estado. Fato esse que causou um transtorno político nos dias seguintes, mas, devido o seu desligamento dia antes da função, foi anunciado que o documento não teria validade.

A partir desta semana, o Órgão deverá publicar uma nota avisando que não tem poderes sobre a Avenida em questão, uma vez que a mesma está nos limites do Município e não tem poderes para tal decisão.

Os trabalhos irão continuar com a Prefeitura, e o gestor, estará viajando à Brasília para se reunir no Ministério da Integração, e garantir que os recursos garantidos pelos senador Gladson Cameli e do deputado federal Flaviano Melo, sejam liberados neste mês de Março.

IMG_5473

Antonia Lúcia disse que o Ministro do Transporte estará no Acre para a posse da nova diretoria do Dnit, já que a pasta passa para o PR, e comunicou que o órgão não será problema e nem irá atrapalhar os trabalhos que irão acontecer futuramente.

“Pedimos paciência aos moradores de Brasiléia, pois, Dnit não tem nenhuma ação para constranger o prefeito Everaldo Gomes, e sim ajudar no que for preciso e todos nós estaremos celebrando mais rápido possível”, disse Antonia Lúcia.

Finalizando, comentou que o ato em si, foi uma forma para que o governo tentasse levar pontos para o possível candidato neste pleito de 2016. Disse ainda que o Dnit não irá servir de palanque político e que cumpra suas metas com recursos próprios.

Veja vídeo reportagem.

Presidente do PR no Acre, Antonia Lúcia com o prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes - Foto: Alexandre Lima

Presidente do PR no Acre, Antonia Lúcia com o prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes – Foto: Alexandre Lima

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo

Acre

Deputado se desloca de barco até casa da mãe no bairro Seis de Agosto

Publicado

em

O deputado estadual Whendy Lima publicou nas redes sociais, neste domingo, 28, um vídeo em que aparece se deslocando de barco até a casa da mãe, no bairro Seis de Agosto, em Rio Branco. Na publicação, o parlamentar relata que a situação faz parte de uma realidade enfrentada há anos por moradores da região durante […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo