fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Aníbal recorreu a passagem bíblica para salvar candidatura e disse não a Sebastião

Publicado

em

anibaldinizacreDa redação, com Fábio Pontes

Com o “espírito evangélico” tomando de conta do PT acreano, algumas mudanças são perceptíveis. Os cumprimentos como “companheiro” vão sendo substituídos por “amado”. Após “O Capital”, de Karl Marx, ser a grande fonte de formação ideológica, a Bíblia passou a ser a leitura recorrente entre os militantes esquerdistas.
Nos momentos mais difíceis nada melhor do que recorrer aos exemplos dos grandes homens do Velho Testamento para buscar inspiração. Assim foi com o senador Aníbal Diniz em sua tentativa de ser o candidato único ao Senado pela FPA (Frente Popular do Acre).
Evangélico, o parlamentar petista passou a definir o grupo minoritário que o apoiava como os “valentes de Davi”, uma referência ao jovem rei judeu cuja principal fama esteve na luta contra o gigante Golias, numa batalha de Israel contra os filisteus.
“Os valentes de Davi” de Aníbal se resumiam a um grupo isolado do PT, restrito aos funcionários do gabinete dele e de seu escudeiro Jorge Viana. O Golias tinha nome e sobrenome: Sebastião Viana. O desafio do senador era de forma desesperadora convencer nosso Golias de que seu nome era o melhor do partido e da Frente Popular para o Senado.
Mas Sebastião resistiu a toda forma de pressão (até do irmão senador) e manteve Perpétua Almeida (PCdoB) como sua parceira na disputa majoritária. Ao contrário da passagem bíblica, o nosso Davi amazônico não foi capaz de derrotar o gigante Golias.
Se Davi precisou de uma única pedra e golpe para aniquilar o inimigo, Aníbal Diniz precisaria de todo o Monte Sinai para estremecer a poderosa estrutura estatal à disposição de Sebastião.
Mas nem tudo foi fiasco para o senador. Como consolo da retirada de sua candidatura ele teve a garantia do governador de que receberia todas as condições para se eleger deputado federal (Sebastião, inclusive, tinha orientações da Executiva nacional para isso).
O senador recusou a oferta; há meses ele afirmava que, não fosse candidato à “reeleição”, ficaria de fora de 2014. Dizer um “não” a um governador com a força política de Sebastião é como a decretação de guerra.
Mas não era esta a intenção de Aníbal. Dentro do PT ele sai do processo bem visto, como aquele militante que sabe ir para o embate, mas recua no momento certo, e sem deixar cair a honra.
 
Custos políticos 
O mais provável é que Aníbal Diniz esteja empenhado na campanha de reeleição de Sibá Machado (PT-AC) para a Câmara. Este foi o acordo entre eles para que os “sibanistas” esquecessem as mágoas das eleições internas do PT para dar respaldo à candidatura do senador dentro da legenda. O pacto ainda envolveu alguns cargos cedidos a Sibá no gabinete do senador.
 
Outro cenário 
Alguns petistas avaliam que este apoio a Sibá tem prazo de validade. O mais provável, dizem fontes, é que Aníbal esteja comprometido na candidatura a federal de Raimundo Angelim (PT) por o ex-prefeito ser do mesmo grupo de Aníbal (a DR), enquanto Sibá é do campo oposto, a Articulação.
Outro cenário 
Petistas também avaliam que, fosse outro nome o candidato ao Senado, o partido estaria unido. A análise é de que há muita rejeição a Aníbal pela forma como ele conduzia as operações partidárias num passado recente, com o rolo compressor ligado na última voltagem. “Ele hoje prova do próprio veneno”, diz um influente membro do diretório. Fosse Angelim ou até Binho Marques na disputa, completa, o PT ainda estaria na disputa.
Camaradagem 
Por conta desta considerável rejeição, a saída do PT de cena pode não trazer tantas sequelas para Perpétua Almeida. Entre Aníbal e a deputada, as tendências mais à esquerda da legenda se sentem mais à vontade para pedir voto à comunista, já que o senador costumava atuar para solapar os grupos minoritários no PT, donos de uma considerável base social e eleitoral.
 
Peso pesado 
Perpétua Almeida terá como uma de suas estratégias na campanha apresentar-se como a candidata da presidente Dilma Rousseff. No Acre o apoio de Dilma pode trazer mais danos que benefícios. A petista levou um “chocolate” na eleição de 2010 e nestes três anos de governo nunca sonhou em pisar aqui. O eleitor acreano, com sua sabedoria, leva estes pontos em consideração.
 
Fiscalização 
A denúncia feita pelo jornalista Luciano Tavares de que os secretários de Sebastião Viana “gazetaram” o trabalho para estarem no evento da FPA desta manhã mostra que o MP Eleitoral terá muito trabalho. É preciso coibir o abuso no uso da máquina estatal para beneficiar os candidatos. Segundo informações, o procurador eleitoral Fernando José Piazenski está com “sangue no olho” para 2014. Que assim seja para a lisura das eleições.
 
Prazos estendidos 
A oposição definiu para 15 de março a data para a apresentação de sua chapa majoritária. O grupo perde tempo com a Frente Popular já tendo seu time definido e em plena campanha. O eleitor da grande massa até hoje não sabe quem de fato é o nome; a oferta é grande: Márcio Bittar (PSDB), Vagner Sales (PMDB) e Henrique Afonso (PV). Tal desorganização só beneficia a Sebastião Viana.

Comentários

Continue lendo

Acre

Inscrições para pesquisas com potencial de inovação de mestres e doutores estão prorrogadas até 9 de março

Publicado

em

Podem participar mestres, mestrandos, doutores e doutorandos de diversas áreas

Foi prorrogado para o dia 9 de março o prazo de inscrições para o novo ciclo da jornada Catalisa ICT, programa do Sebrae que tem como objetivo transformar pesquisas com potencial de inovação em soluções de impacto para a sociedade. O edital é voltado para mestres e doutores, com pesquisas concluídas ou em andamento, e que participem desde o primeiro ciclo do programa.

Serão selecionadas cerca de 2 mil pesquisas com potencial de inovação, terão apoio até 300 planos de inovação e até 150 deeptechs serão atendidas. Ao longo de 24 meses, os participantes contarão com capacitação, mentorias, eventos de conexão e, nas etapas subsequentes, receberão fomento para desenvolver suas pesquisas em soluções práticas.

A ação é promovida pelo Sebrae em parceria com diversas entidades do ecossistema nacional de inovação com o objetivo de acelerar negócios inovadores de base tecnológica, além de promover a aproximação entre universidades e mercado.

Catalisa

O Catalisa usa os princípios da inovação aberta para conectar pessoas e organizações com o objetivo de gerar soluções, abrir mercados e ampliar as trocas de conhecimento entre empresas, governos, instituições de ensino e demais players do ecossistema de inovação brasileiro.

Há quatro linhas de atuação: Catalisa HUB, Catalisa Corp, Catalisa ICT e Catalisa GOV. Entre as vantagens do Catalisa para os participantes, destacam-se: acesso à inteligência coletiva para resolver problemas; redução de custos, tempo e riscos dos seus projetos de inovação; e desenvolvimento de novos negócios a partir de pesquisas de base tecnológica.

Para obter mais informações e se inscrever no programa, acesse sebrae.com.br/catalisaict. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Comentários

Continue lendo

Acre

Mototaxista brasileiro é gravemente ferido em atropelamento na Bolívia; motorista embriagado é preso

Publicado

em


Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos, foi transferido para o Acre após ser atingido por caminhonete. Outras vítimas bolivianas também foram socorridas.

Um grave atropelamento ocorrido na última terça-feira (04) na cidade de Porvenir, a cerca de 30 km da capital da Bolívia, deixou várias pessoas feridas, entre elas o brasileiro Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos. O mototaxista, que trabalha na região, estava parado em um ponto quando foi atingido por uma caminhonete dirigida por um motorista embriagado. Além do brasileiro, outras pessoas bolivianas também foram atropeladas.

As vítimas bolivianas foram socorridas e encaminhadas a hospitais locais. Já Adevâncio, que sofreu trauma no tórax e múltiplas escoriações pelo corpo, foi atendido inicialmente no Hospital Regional de Brasiléia, no Acre. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi transferido na noite desta quinta-feira (06) para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde permanece em estado estável.

O motorista da caminhonete foi preso pelas autoridades bolivianas, e o caso segue sob investigação. O incidente reforça os riscos de acidentes causados por motoristas embriagados e a importância de medidas preventivas para garantir a segurança nas vias.

Comentários

Continue lendo

Acre

PRF apreende 3 kg de Skunk e prende suspeitos em operação tática na BR-317

Publicado

em

Motocicleta tentou fugir de barreira policial; droga foi arremessada na vegetação durante perseguição. Detidos foram encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC.

No fim da tarde desta quinta-feira (06/02), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava uma operação de fiscalização na BR-317 quando flagrou uma motocicleta que tentou fugir ao avistar a barreira policial. Após um acompanhamento tático, os agentes conseguiram interceptar o veículo.

Durante a perseguição, um pacote foi arremessado na vegetação e, com o apoio do Grupo Especial de Fiscalização de Fronteira (GEFRON-AC), foram encontrados 3 kg de Skunk, uma potente variedade de cannabis.

Os dois ocupantes da moto foram detidos e encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC. A ação reforça o compromisso das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas e na proteção da população, especialmente em regiões estratégicas como a fronteira do Acre.

Comentários

Continue lendo