Acre
Aníbal Diniz e Jorge Viana conhecem agroindústria de suínos em Brasiléia
Os senadores Aníbal Diniz e Jorge Viana conheceram na manhã desta segunda-feira, 15, a Agroindústria Dom Porquito S.A., uma empresa que está instalada no Acre, em Brasileia, há cerca de um ano e atua na criação e abate de suínos. Os parlamentares visitaram as instalações da empresa e conheceram os planos do empresário Paulo Eduardo Santoyo, proprietário da Dom Porquito, para a ampliação do empreendimento que deve gerar mais de 350 empregos diretos quando estiver concluído.
Os senadores estavam acompanhados pelo ex-prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim e pelo publicitário Gilberto Braga, da Cia de Selva.
Atualmente, a Dom Porquito abate cerca de 100 suínos por semana. Com a ampliação, a meta será a de abater mais de 800 animais por dia. Quando essa meta for atingida, a Dom Porquito será considerada uma agroindústria de porte médio em comparação com as demais do país.
“Temos aqui o que há de mais moderno no que diz respeito à tecnologia de reprodução, engorda e abate de suínos”, afirma Paulo Santoyo. “Com a ampliação, vamos empregar tecnologia mais avançada ainda e vamos estar equiparados aos padrões exigidos pela Comunidade Europeia e pelo mercado consumidor dos Estados Unidos”, completou.
O senador Aníbal Diniz declarou que o Acre tem ganhado muito com a chegada de empreendimentos como a Dom Porquito. Ele explica que o Estado vem recebendo tecnologias que ampliam a capacidade produtiva e aumentam a qualidade dos produtos que chegam à mesa dos acreanos. “É preciso lembrar, também, que empreendimentos como esse trazem grandes mudanças nas cidades, que ganham com a geração de emprego, incremento da economia local e desenvolvimento de uma agroindústria que transforma a realidade do homem do campo”, afirmou.
Jorge Viana lembrou que o governo do Estado é o principal parceiro de Santoyo no empreendimento. De acordo com ele, foi no seu segundo mandato que a Dom Porquito, como também o abatedouro de frangos Acreaves, que também está instalada em Brasileia, começou a sair do papel.
“Começamos a discutir a instalação de empresas lá atrás. No governo do Binho [Marques] elas começaram a se consolidar e hoje são realidade no governo de Tião Viana”, revelou o senador.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.




Você precisa fazer login para comentar.