Conecte-se conosco

Extra

Anatel abre portas para empresas da Bolívia e Peru para melhorar comunicação na fronteira do Acre

Publicado

em

Internet banda larga através de fibra ótica é o alvo para levar o melhor sinal para empresas e residências.

Alexandre Lima, de Brasiléia/Acre

Aconteceu na cidade de Brasiléia nesta semana, um encontro envolvendo o conselheiro Aníbal Diniz, assessores Luís Renato Giffoni Rodrigues e Rodrigo Santana dos Santos e gerente no Acre Edila Neile Pires da Silva, da Agencia Nacional de Telecomunicações – Anatel, além da presidente da Associação Comercial de Brasiléia e Epitaciolândia, Inêz Tiziana e do empresário da DS Telecom, Saymon Souza, e representante de empresas ligadas à comunicação da Bolívia e Peru.

Conselheiro da Anatel, Aníbal Diniz (dir), com assessores e gerente do Órgão no Acre, durante visita na fronteira do Acre.

Em razão às dificuldades, péssimos serviços e muitas reclamações que vem acontecendo contra as empresas que prestam serviços de comunicação no Acre, principalmente no interior, esse estudo foi aprovado pelo Conselho e está ligado ao Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações da Anatel.

Esse estudo está direcionado em todas as regiões do Brasil, onde está sendo instalado a rede de fibra ótica podendo assim melhorar significativamente, o sinal em todas as áreas, como internet e telefonia principalmente, nas regiões que estão tendo maior dificuldades de infraestrutura. O maior problema foi levantado que está na região Amazônica.

Empresa do Peru disse estar pronta para entrar no mercado brasileiro oferecendo o melhor em fibra ótica para empresas e residências.

Percebendo que os países vizinhos com o Brasil, através do Acre, a Bolívia e Peru, estão melhor estruturados na distribuição da fibra ótica. Como exemplo, a cidade de Cobija, capital do estado de Pando (Bolívia), que já vem oferecendo uma internet rápida, como também, na pequena Iñapari (Peru), na divisa com Assis Brasil, extremo Norte do Estado.

Durante todo o dia, aconteceu essas reuniões, onde os representantes puderam apresentar serviços com capacidade de oferecer uma internet rápida, com capacidade de serviços de CATV, DTVHD através de fibra ótica nas residências e empresas.

Oferta de serviços por parte dos países da Bolívia e Peru poderá baixar preços de pacotes com melhorar no sinal de banda larga.

“Estamos chegando ao patamar do serviço de internet 5G no Brasil. Essas empresas no Brasil têm que se adaptar rápido até o próximo ano. Com esses novos serviços, a intenção é baratear a oferta e para chegar até aqui na fronteira, os preços são extorsivos e no Nordeste do País, já está sendo adequado para receber estas mudanças”, destacou Aníbal Diniz, Conselheiro da Anatel.

Todos os representantes das empresas após apresentar os seus serviços, demonstraram que estão aptos a oferecer banda larga, podendo entrar no mercado a partir da liberação por parte da Anatel, ainda neste ano.

Uma nova rodada de negociações está sendo marcada para setembro e outubro em Brasília/DF, para que seja facilitado a entrada dessas empresas na região de fronteira, chegando na Capital, em menos de um ano.

VEJA VÍDEO ABAIXO

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / Sebrae – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / Sebrae

Pregão Eletrônico SRP nº 02/2026

AVISO DE LICITAÇÃO

1. OBJETO

Registro de Preços para confecção, produção, reprodução e entrega de materiais gráficos, sob demanda, para atender às necessidades do programa cidade empreendedora e programa conexão corporativa, conforme quantidade especificadas neste edital e seus anexos.

2. RECEBIMENTO E ABERTURA DAS PROPOSTAS.

Local da realização: www.redeempresas.com.br;

Término do prazo para envio de propostas: 12 de março de 2026 às 15h45min;

Início da sessão de disputa de preço: 12 de março de 2026 às 16h.

Será sempre considerado o horário de Brasília.

3. ESCLARECIMENTOS DE DÚVIDAS.

Questionamentos poderão ser encaminhados ao SEBRAE/AC, somente por escrito pelo e-mail: [email protected], aos cuidados da Comissão de Licitação, até 02 (dois) dias úteis antes da data de abertura da sessão pública.

Rio Branco-AC, 04 de março de 2026.

Comentários

Continue lendo

Extra

Polícia Civil e Militar prendem envolvidos em homicídio horas após o crime em Epitaciolândia

Publicado

em

A ação rápida das forças de segurança resultou na apreensão de um adolescente, autor dos disparos, e na prisão de um adulto que escondia a arma do crime: uma pistola com numeração raspada.

Em uma resposta rápida à criminalidade, a Polícia Civil de Epitaciolândia desvendou, em menos de 12 horas, o homicídio de Rogério Silva Paixão, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 3 de março de 2026 que foi morto com dois disparos de pistola .40 que acertaram o tórax e a cabeça da vítima. A operação culminou na apreensão do autor dos disparos e na recuperação da arma utilizada no crime.

A Investigação

Logo após o crime, agentes da Polícia Civil iniciaram diligências preliminares que permitiram reconstruir os últimos momentos da vítima. A investigação identificou a residência onde Rogério esteve antes de morrer e onde sua motocicleta foi abandonada. No local, os policiais encontraram os chinelos da vítima.

Ao longo do trajeto entre a casa e o ponto onde o corpo foi localizado, a perícia encontrou vestígios de sangue e marcas de disparos, além de uma munição intacta, evidenciando a dinâmica da perseguição.

Prisão e Apreensão

Com a identidade do suspeito levantada pelo setor de inteligência, equipes da Polícia Civil e do GIRO (Polícia Militar) realizaram incursões na região conhecida como “Favelinha”. Na noite do mesmo dia, o adolescente J. R. A. foi localizado em via pública enquanto retornava para sua residência.

Ao ser abordado, o menor confessou a autoria do ato infracional. Questionado sobre o paradeiro da arma, ele indicou que havia entregado o armamento a um terceiro, identificado pelas iniciais C. S. C.

Recuperação da Arma

Os policiais seguiram até a residência de C. S. C., que admitiu estar guardando o objeto como um “favor” para o adolescente. Com a colaboração do suspeito, a polícia localizou a arma do crime: uma pistola Taurus 640, calibre .40, com a numeração raspada.

“O trabalho conjunto entre as polícias foi fundamental para a materialidade do crime e a retirada de uma arma restrita das ruas”, afirmou a autoridade policial.

Desfecho

O adolescente foi apreendido em flagrante pelo ato infracional análogo ao homicídio. Já o adulto, C. S. C., foi preso em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito. Ambos foram conduzidos à Delegacia Geral de Polícia Civil de Epitaciolândia, onde permanecem à disposição da Justiça.

Todo trabalho foi coordenado pelo Delegado Alex Danny, Titular da Delegacia de Epitaciolândia.

MATÉRIA RELACIONADA:

Homem é executado a tiros em invasão de Epitaciolândia

Comentários

Continue lendo

Extra

Defensor público do Acre sofre acidente de carro na BR-317 e é atendido em hospital de Capixaba

Publicado

em

Henry Sandres seguia para Brasiléia quando veículo capotou cinco vezes em uma curva; ele não teve ferimentos graves, segundo informações preliminares

O defensor público do Acre, Henry Sandres, sofreu um acidente de carro na BR-317 enquanto estava a caminho do município de Brasiléia, no interior do estado. A caminhonete que ele conduzia capotou cinco vezes em uma curva e parou no quintal de uma propriedade na beira da rodovia, segundo informações apuradas.

Apesar da gravidade do acidente, o defensor não sofreu ferimentos graves. Ele foi atendido no Hospital de Capixaba, município vizinho, onde realizou exames. Segundo o próprio Henry Sandres, o capotamento foi causado por aquaplanagem, já que havia chovido intensamente na região rural.

Até o momento, o estado de saúde do defensor público não foi oficialmente divulgado.

Dr.Henry Sandres e um dos onze novos defensores públicos aprovados no último concurso da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), e, em fevereiro de 2025 assumiram seus cargos em sessão pública de lotação, onde foram designados para as comarcas em que estão atuando.

Na época a sessão marcou um importante momento na trajetória dos novos defensores, que iniciam suas atuações no sistema de justiça estadual, garantindo acesso à defesa jurídica para a população acreana em situação de vulnerabilidade.

Dr.Henry Sandres foi atendido no Hospital de Capixaba, município vizinho, onde realizou exames. Não há informações sobre o que teria causado o capotamento. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo