Cotidiano
Amac manifesta apoio a moradores da Reserva Chico Mendes e critica impactos sociais da Operação Suçuarana
Associação reconhece importância da preservação ambiental, mas alerta para efeitos em comunidades tradicionais afetadas pela ação do ICMBio

A Associação dos Municípios do Acre (Amac), entidade que representa os 22 municípios acreanos, manifesta apoio e solidariedade aos moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes e aos municípios impactados pela Operação Suçuarana.
A Associação dos Municípios do Acre (Amac), que representa as 22 prefeituras do estado, emitiu uma nota pública nesta quarta-feira (11) em solidariedade aos moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes e às cidades atingidas pela Operação Suçuarana, conduzida pelo ICMBio no último final de semana.
Presidida pelo prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), a entidade destacou a relevância da conservação ambiental e do respeito às leis vigentes. No entanto, a Amac expressou preocupação com os reflexos sociais da operação em comunidades tradicionais que dependem dos recursos naturais para sobreviver.

Amac expressou preocupação com os reflexos sociais da operação em comunidades tradicionais que dependem dos recursos naturais para sobreviver. Foto: cedida
“Não podemos deixar de frisar nossa preocupação com os impactos sociais vividos por quem mora nessas regiões, compostas majoritariamente por famílias que dependem da terra”, afirmou a associação no documento. A nota não detalha quais medidas serão adotadas, mas reforça a necessidade de equilíbrio entre fiscalização e proteção das populações locais.
A entidade defende que a proteção ambiental deve caminhar junto com a garantia de dignidade e permanência das populações extrativistas em seus territórios. “Não há desenvolvimento sustentável possível sem justiça social. Por isso, é essencial buscar soluções que conciliem proteção ambiental com dignidade, trabalho e permanência das comunidades em seus territórios”, reforça a nota.
Ao final, a associação se colocou à disposição para contribuir na construção de políticas públicas e projetos que fortaleçam essa perspectiva.
Veja a nota na íntegra
Nota de Apoio – Associação dos Municípios do Acre
A Associação dos Municípios do Acre (Amac), entidade que representa os 22 municípios acreanos, manifesta apoio e solidariedade aos moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes e aos municípios impactados pela Operação Suçuarana.
Reconhecemos a importância da preservação ambiental e do cumprimento da lei, mas não podemos deixar de frisar nossa preocupação com os impactos sociais vividos por quem mora nessas regiões, compostas majoritariamente por famílias que dependem da terra e dos recursos naturais. Cuidar do meio ambiente é, antes de tudo, cuidar das pessoas que fazem parte dele.
Não há desenvolvimento sustentável possível sem justiça social. Por isso, é essencial buscar soluções que conciliem proteção ambiental com dignidade, trabalho e permanência das comunidades em seus territórios.
A Amac reafirma seu compromisso com um Acre que avança com equilíbrio entre crescimento econômico, inclusão social e responsabilidade ambiental. Estamos à disposição para contribuir com projetos e políticas públicas que fortaleçam esse caminho.
Rio Branco, 10 de junho de 2025
Associação dos Municípios do Acre
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.