Conecte-se conosco

Acre

Alunos são transportados em caminhões quase sucateados na zona rural de Brasiléia

Publicado

em

Gaiolas do caminhão está solta colocando em risco a vida dos estudantes - Foto: cedida/oaltoacre

Gaiolas do caminhão está solta colocando em risco a vida dos estudantes – Foto: cedida/oaltoacre

Alexandre Lima

João Baiano, representante de 16 Associações denunciou o caso no MP - Foto: Alexandre Lima

João Baiano, representante de 16 Associações denunciou o caso no MP – Foto: Alexandre Lima

O representante da ‘Associação das Associações Água Branca’, que representa a unificação de 16 Associações de Pequenos Produtores Rurais de Brasiléia, o senhor João Baiano, está denunciando o descaso por alguns donos de caminhões que transportam alunos na zona rural de Município.

Segundo João, que flagrou e fotografou um desses casos, os veículos estariam transportando os alunos em condições precárias e colocando em risco a vida de aproximadamente 100 alunos, somente no ramal do km 19 da BR 317, Estrada do Pacífico.

Nas fotos, mostra que o veículo está com a carroceria em péssimo estado de conservação, além de circular cerca de três quilômetros com dois pneus traseiros seguros com apenas dois parafusos no ramal até às margens da BR, onde são fazem baldeação para o ônibus.

João denuncia ainda que, essa situação vem acontecendo a quase três anos e teme pelo pior, já que os alunos correm risco de ter a cobertura da gaiola do caminhão, cair sobre suas cabeças causando sérios danos físicos.

Alunos também se deslocam para a escola no km 26 da BR 317 - Foto: cedida/oaltoacre

Alunos também se deslocam para a escola no km 26 da BR 317 – Foto: cedida/oaltoacre

A coordenadora da SEE em Brasiléia, Zeli Correia, foi procurada e falou que já haviam sido procurado pelo Ministério Público para falar sobre o assunto. Disse que as medidas estão sendo tomadas junto aos motoristas, uma vez que a responsabilidade é da Secretaria de Educação do Estado do Acre.

Foi confirmado pelo responsável do transporte, o ex-vereador e atual presidente do PT em Brasiléia, Joãozinho, disse que foi realizado uma reunião nesta terça-feira, dia 3, na Escola Valéria Bispo Sabala, no km 26, onde os alunos estudam.

Os motoristas foram comunicados sobre o caso e os mesmo terão o prazo de 10 à 15 dias para se adequarem, uma vez que está no contrato sobre as condições exigidas para o transporte e os poderão ser cancelados caso não seja cumprido. A reunião está registrada em Ata e será feita uma fiscalização sobre os mesmo.

Rodas dos caminhões estariam circulando com apenas dois parafusos, segundo denuncia - Foto: oaltoacre/cedida

Rodas dos caminhões estariam circulando com apenas dois parafusos, segundo denuncia – Foto: oaltoacre/cedida

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Tião Bocalom convoca coletiva para anunciar possível candidatura ao governo do Acre na próxima segunda-feira (19)

Publicado

em

Prefeito de Rio Branco convocou imprensa para evento na Acisa; decisão pode gerar “fogo amigo” no PL e afetar aliança de Márcio Bittar com Gladson Cameli

Prefeito de Rio Branco se reúne com imprensa na segunda-feira (19); decisão deve impactar alianças e forçar escolha de Márcio Bittar entre partido e acordo com Cameli. Foto: captada 

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), anunciará oficialmente possível pré-candidatura ao governo do Acre na próxima segunda-feira (19), em entrevista coletiva marcada para as 9h no auditório da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa). A decisão é aguardada com expectativa por aliados e opositores e deve reconfigurar o cenário político estadual.

Na última terça (13), Bocalom já havia adiantado em entrevista exclusiva à GAZETA que o anúncio ocorreria em breve. Agora, a confirmação oficial poderá criar um “fogo amigo” dentro do PL, já que o senador Márcio Bittar, em busca da reeleição, pretende manter aliança com o governador Gladson Cameli (PP), que apoia a vice-governadora Mailza Assis como candidata ao governo.

O movimento do prefeito também abre incógnitas sobre a viabilidade do apoio formal do partido a sua candidatura majoritária, em um ano em que a disputa estadual promete ser marcada por divisões dentro da própria base aliada ao governo atual.

A pré-candidatura de Bocalom (PL) ao governo do Acre coloca o senador Márcio Bittar (PL) em um dilema político: manter a aliança com o governador Gladson Cameli (PP). Foto: captada 

A pré-candidatura do prefeito Tião Bocalom (PL) ao governo do Acre coloca o senador Márcio Bittar (PL) em um dilema político: manter a aliança com o governador Gladson Cameli (PP), que apoia a vice-governadora Mailza Assis para o Palácio Rio Branco e busca eleger-se ao Senado, ou seguir a orientação do partido e apoiar o chefe do Executivo municipal.

Nos bastidores, cogita-se que Bittar poderia, alternativamente, apoiar a candidatura de Alan Rick (Republicanos), que lidera as pesquisas de intenção de voto. Diante da indefinição, representantes do PL não devem comparecer à coletiva de Bocalom na segunda-feira (19).

Se confirmada a candidatura, Bocalom precisará deixar a prefeitura de Rio Branco, passando o cargo ao vice Alysson Bestene (PP), e reorganizar sua base para disputar o governo em um cenário já marcado por divisões dentro da atual aliança governista.

A decisão de Bocalom coloca o senador Márcio Bittar (PL) em uma encruzilhada: manter a aliança com o governador Gladson Cameli (PP), que apoia a vice-governadora Mailza Assis ao governo. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Acre

Diretoria do Sinjac visita repórter cinematográfico Jailson Fernandes após alta médica

Publicado

em

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac) realizou, na tarde desta quinta-feira, 15, uma visita ao repórter cinematográfico Jailson Fernandes, em sua residência, em Rio Branco. O encontro teve caráter solidário e marcou o retorno do profissional para casa após receber alta médica na última terça-feira, 13, quando deixou o Pronto-Socorro depois de um período de internação que mobilizou amigos, colegas de profissão e a sociedade.

O presidente do Sinjac, Luiz Cordeiro, destacou a importância do apoio coletivo no momento delicado enfrentado por Jailson. Segundo ele, a mobilização em torno do profissional demonstra a força da categoria e o espírito de união entre os trabalhadores da Comunicação. Cordeiro ressaltou ainda que o sindicato acompanha de perto situações como essa e reforçou o compromisso da entidade com a valorização e o bem-estar dos jornalistas e profissionais da área.

Visivelmente emocionado, Jailson Fernandes agradeceu o carinho recebido desde o início do problema de saúde. Logo após sair da unidade hospitalar, ele gravou um vídeo no qual fez questão de agradecer pelas orações, mensagens de apoio e, principalmente, pelas doações de sangue, que foram fundamentais para o sucesso do tratamento.

O repórter cinematográfico destacou que a corrente de solidariedade formada em seu favor acabou beneficiando também outros pacientes atendidos pelo sistema de saúde. “Esse gesto não foi só por mim, ajudou muita gente que também precisava”, enfatizou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Inmet emite alerta amarelo de chuvas intensas para todo o Acre nesta sexta

Publicado

em

Previsão inclui até 50 mm de chuva e ventos de 60 km/h; estado pode ter alagamentos, quedas de árvores e interrupções de energia

O alerta, classificado como Perigo Potencial, começou a valer às 9h15 e segue até 23h59. De acordo com o Inmet, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora. Foto: captada 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para todo o Acre nesta sexta-feira (16). O aviso, válido das 9h15 até 23h59, prevê precipitações entre 20 e 30 mm por hora, podendo acumular 50 mm ao longo do dia, além de ventos de 40 a 60 km/h.

Embora classificado como perigo potencial de baixo a moderado, o órgão alerta para risco de alagamentos pontuais, queda de galhos, descargas elétricas e interrupção no fornecimento de energia, especialmente em áreas mais vulneráveis.

O Inmet orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores, não estacione veículos próximos a torres ou placas de propaganda e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades. Em caso de emergência, o contato deve ser feito com a Defesa Civil (193) ou Corpo de Bombeiros.

Comentários

Continue lendo