Conecte-se conosco

Geral

Alunos do curso de Operador de Máquinas Pesadas da Prefeitura de Rio Branco fazem aula prática

Publicado

em

Foram ministradas instruções de como operar tratores de várias modalidades (Foto: Val Fernandes/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro) e em parceria com a Qualifica Cursos, está realizando o curso de Operador de Máquinas Pesadas com aulas gratuitas, material e treino nos equipamentos para os participantes.

São servidores e prestadores de serviços do Município, mas também e, principalmente, a comunidade em geral interessada em se certificar ou ingressar de forma profissional em uma nova carreira.

Regiane: “Tem campo para todos, tanto masculino como feminino” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Uma delas foi a Regiane. Por ser mulher e, portanto, minoria entre os que optam pela profissão, ela fez o curso para aprender a operar escavadeira hidráulica, estava confiante na oportunidade e destacou como positiva a ação da Prefeitura de Rio Branco.

“O curso está excelente. Tem campo para todo mundo, para o masculino e o feminino. Dando oportunidade para todo mundo, até mesmo porque a gente não tem condição, a gente sabe que o valor é muito alto para fazer o curso, então está excelente, sensacional essa iniciativa da prefeitura”, diz a aluna Regiane Félix.

Durante as aulas foram ministradas instruções sobre como operar tratores de várias modalidades, tais como: motoniveladora, pá carregadeira, retroescavadeira e escavadeira hidráulica.

Silvestre: “Objetivo da Prefeitura é garantir mão de obra ainda mais qualificada” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Foram três dias de aulas teóricas e mais dois dias de aulas práticas realizadas no pátio do Ceasa. O objetivo da Prefeitura de Rio Branco é garantir mão de obra ainda mais qualificada para operar as máquinas pesadas do Município que executam os serviços na capital.

“O objetivo principal é atender a exigência na norma  regulamentadora de número 11 para a qualificar não só os servidores que trabalham com máquinas, mas também as empresas que trabalham com equipamentos, porque a norma exige a qualificação. Para isso, as empresas às vezes andam de forma irregular, porque custa caro um curso desse e com o apoio da prefeitura a população consegue ter acesso a esses cursos”, explica Silvestre Fontes, instrutor técnico responsável pelo curso.

Valdelino Silva conta que desde pequeno trabalha em terraplanagem e tem noção do que é máquina. “Se for preciso conduzir eu vou conduzir, mas
agora que eu tô fazendo esse curso pela prefeitura, que eu trabalho na Seagro e o prefeito colaborou com a gente, porque tem muitos operadores que sabem operar mas não tem o diploma na mão . Pra mim é muito importante. Agradeço muito o prefeito estar fazendo isso pela gente e para os outros de fora também”.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Publicado

em

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia

O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.

O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).

Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio

Publicado

em

Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada 

O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.

De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.

A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.

Comentários

Continue lendo

Geral

PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.

O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.

“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.

Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Comentários

Continue lendo