Conecte-se conosco

Acre

Alunos de ensino médio do Ifac de Tarauacá ganham 15 medalhas em olimpíadas científicas nacionais

Publicado

em

Dentre os premiados, oito foram reconhecidos com medalha de ouro, dois de prata e cinco de bronze. Olimpíada de Astronomia e Mostra Brasileira de Foguetes foram aplicadas no primeiro semestre de 2023 e cerimônia aconteceu nesta terça-feira (14) no auditório do campus de Tarauacá.

Estudantes do ensino médio do Ifac de Tarauacá foram premiados em olimpíadas de astronomia — Foto: Arquivo pessoal

Estudantes do ensino médio-técnico do Instituto Federal do Acre, do campus de Tarauacá, no interior do Acre, foram destaques na 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) deste ano. Pelo menos 15 alunos tiveram o desempenho recompensado com medalhas, além das menções honrosas dadas aos demais participantes.

A cerimônia de premiação foi realizada no auditório do próprio campus. As provas objetivas e os lançamentos de foguetes foram aplicados no final do primeiro semestre de 2023 e nesta terça-feira (14), os alunos foram premiados com medalhas, sendo:

  • oito de ouro na Mobfog;
  • dois de prata na OBA;
  • cinco de bronze na Mobfog.

 

Segundo o professor de física Fernando Banen, que integra a organização local no município, os alunos do Ifac de Tarauacá sempre participam das etapas de avaliação e da competição de lançamento de foguetes todos os anos. Ele conta ainda que os estudantes mantiveram a média de desempenho e que pelo menos 200 alunos também foram contemplados com os certificados de participação.

“São olimpíadas científicas nacionais organizadas pela Agência Espacial Brasileira e sociedade astronômica que já estão há mais de 20 anos realizando por todo o Brasil, envolvendo alunos das escolas públicas, privadas, do ensino fundamental e médio. Com relação ao aprendizado, o aluno tem um aprofundamento a mais no conhecimento de ciências da natureza e da terra, no qual engloba as disciplinas de química, matemática, física e biologia”, frisou.

No total, foram 15 medalhas de ouro, prata e bronze, além de cerca de 200 certificados entregues — Foto: Arquivo pessoal

No total, foram 15 medalhas de ouro, prata e bronze, além de cerca de 200 certificados entregues — Foto: Arquivo pessoal

A OBA e a Mobfog são olimpíadas científicas nacionais, organizadas pela Agência Espacial Brasileira e a Sociedade Astronômica Brasileira há mais de 20 anos, realizadas em todo Brasil, envolvendo alunos de escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio.

A organização local destacou que a equipe organizadora enviou as medalhas e certificados diretamente para as escolas que ficaram responsáveis pela distribuição aos alunos. Neste ano, as turmas dos cursos técnicos em Floresta, Agricultura, Administração e em Finanças estiveram envolvidos na edição, organizada pelos professores de física Delma Pereira, que é a responsável do projeto e Fernando Banen.

“Nós fazemos todo o trabalho o ano inteiro, preparamos os alunos, fazemos as aplicações das provas e realizamos o campeonato/lançamento de foguetes, abastecemos as informações no site da instituição e elas mandam a premiação pelos correios para fazermos a devida entrega”, complementou o docente.

Desempenhos de estudantes foram reconhecidos por meio de medalhas e certificados de participação — Foto: Arquivo pessoal

Desempenhos de estudantes foram reconhecidos por meio de medalhas e certificados de participação — Foto: Arquivo pessoal

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre permanece elevado em Rio Branco e continua acima da cota de transbordo. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 5h21 da manhã desta segunda-feira (29), o manancial atingiu 15,32 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil, na última aferição feita à meia-noite, o rio marcou 15,24 metros, o que representa um aumento de 8 centímetros em relação às medições anteriores, confirmando a tendência de elevação.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital acreana, com acumulado de 0,00 milímetro no período. A elevação do nível do rio é atribuída ao volume de água proveniente das cabeceiras e afluentes.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, ambas já superadas. A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e acompanhando a evolução do nível do rio, mantendo as equipes em prontidão para atendimento às áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Publicado

em

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.

Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 360 pessoas estão em abrigos municipais após cheias em Rio Branco

Publicado

em

Prefeitura atualiza situação e informa que Rio Acre atingiu 15,32 metros, com tendência de subida

A Prefeitura de Rio Branco divulgou, na manhã desta segunda-feira (29), a atualização mais recente sobre a situação dos abrigos montados para atender famílias afetadas pelas cheias do Rio Acre e dos igarapés da capital. De acordo com o boletim das 6h, um total de 364 pessoas, pertencentes a 135 famílias, estão acolhidas em seis pontos diferentes da cidade.

Segundo o levantamento, a Escola Municipal Álvaro Vilela Rocha abriga 14 famílias, somando 51 pessoas. Na Escola Municipal Anice Jatene, são 16 famílias, com 56 pessoas acolhidas. A Escola Municipal Maria Lúcia atende 13 famílias, totalizando 38 pessoas. Já a Escola Estadual Georgete Kalume recebe oito famílias, com 31 pessoas, enquanto a Escola Estadual Marilda Gouveia abriga nove famílias, reunindo 58 pessoas.

O maior número de desabrigados está concentrado no Centro de Cultura Mestre Caboquinho, onde 75 famílias estão acolhidas, totalizando 130 pessoas.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Tião Bocalom (PL) informou que esta é a última atualização das 6h da manhã e destacou que, na medição mais recente, o nível do Rio Acre atingiu 15,32 metros, apresentando tendência de elevação de aproximadamente um centímetro por hora.

O gestor ressaltou ainda que a atuação da Defesa Civil Municipal tem sido contínua no enfrentamento da situação e reafirmou o compromisso da gestão com o cuidado às famílias atingidas pelas alagações.

“Já enfrentamos outras alagações antes e nosso cuidado com a população sempre foi grande e presente, a ponto até de render um prêmio nacional à nossa Defesa Civil Municipal. Seguiremos trabalhando com fé e coragem para ajudar a nossa gente. Vamos juntos!”, afirmou o prefeito.

Comentários

Continue lendo