Geral
Alunos da UFAC denunciam apologia ao crime, uso de drogas e agressões aos contrários aos ideais do PT
Um grupo de calouros do curso de História da Universidade Federal do Acre- UFAC – procurou a reportagem do ContilNet, para denunciar que vem sofrendo ameaças pelos alunos mais antigos, que fazem apologia à violência contra quem não aceita seus ideais de esquerda, favoráveis às ideologias do Partido dos Trabalhadores e ameaçam os que fazem qualquer comentário favorável ao candidato a presidente do Brasil Jair Bolsonaro, do PSL .
As agressões por enquanto foram apenas verbais (um ou outro empurrão) contra quem não está do lado deles. Não querem nada com os estudos. Só ligam em fumar maconha ali atrás do Diretório Central- DCE e, por serem veteranos, se acham os donos do Campus”, lamentam os calouros.
“O cúmulo da insensatez dos veteranos, com sua arrogância aliada ao sentimento puro de fanatismo, se deu nesta quarta-feira (10), quando o Professor Doutor da Universidade de São Paulo – USP, Marcus Antônio da Silva, que veio fazer uma palestra a convite da própria UFAC e ainda lançar dois de seus livros sobre a “Ditadura Militar”, foi chamado de “fascista” e literalmente expulso pelos acadêmicos veteranos, simplesmente pelo fato de algumas de suas explicações estarem em desacordo com o modelo de governo que os alunos antigos de história defendem”, afirmam.
Outra reclamação dos calouros de história é de que na porta de entrada da sala de aula já foi afixado um cartaz com os dizeres que não são bem vindos os que defendem ou são simpatizantes de Bolsonaro e muitos alunos, por medo, estão deixando de frequentar o Campus e sendo prejudicados.
“Até os professores do curso de História, a maioria, são do mesmo pensamento desses alunos mais antigos. Reclamamos na coordenação do curso, mas nada foi feito. Se continuar, entraremos com uma representação junto ao Ministério Público Federal para que nos dê o direito de estudar, ou pelo menos garanta a nossa segurança em sala de aula”, reclamam os estudantes.
”Só queremos estudar e concluir o nosso curso”, lamenta outro calouro. Em contato com o coordenador do curso de História da UFAC, professor Euzébio Oliveira, este disse que até o momento não recebeu qualquer informação oficial ou reclamação sobre o assunto. Quanto ao uso de drogas, ele afirma que isso é absolutamente normal em qualquer universidade ou outro lugar.
Por Salomão Matos - Da ContilNet
Comentários
Geral
Mulher é ferida com gargalo de garrafa dentro de casa no bairro Chico Mendes
Jéssica Raiani Silva de Lima, de 29 anos, foi ferida com o gargalo de uma garrafa na noite deste domingo (18), dentro da própria residência, localizada na Rua Tião Natureza, no bairro Chico Mendes, em Rio Branco.
Segundo informações repassadas pela Polícia Militar, Jéssica consumia bebida alcoólica na companhia de uma amiga, identificada como Neide, e de um homem, quando uma discussão teve início entre as mulheres. Durante o desentendimento, Neide quebrou uma garrafa e atingiu a vítima no braço direito.
O golpe provocou o rompimento de uma veia e de uma artéria, causando sangramento intenso. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e uma ambulância de suporte básico prestou os primeiros socorros no local. Em seguida, Jéssica foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável.
A Polícia Militar esteve na residência, colheu informações e prendeu a suspeita em flagrante. Neide foi conduzida à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde ficará à disposição da Justiça para os procedimentos legais.
Comentários
Geral
Jovem é agredida com tijolo durante confraternização no bairro Esperança, em Rio Branco
Maria Geiciane Almeida, de 20 anos, foi agredida com um tijolo na noite deste domingo (18), durante uma confraternização realizada na Rua Esmeralda, no bairro Esperança, em Rio Branco.
De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima participava de uma bebedeira com amigos quando se envolveu em uma discussão com uma amiga. Em meio ao desentendimento, a agressora teria se exaltado, apanhado um tijolo e atingido Maria Geiciane na região da cabeça. Após o ataque, a suspeita fugiu do local.
Mesmo ferida, a jovem conseguiu caminhar até a frente de uma residência próxima, onde pediu ajuda a moradores.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e uma ambulância de suporte avançado realizou os primeiros atendimentos no local. Em seguida, a vítima foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, na Baixada da Sobral. Segundo a equipe médica, o estado de saúde dela é considerado estável.
Policiais militares do 1º Batalhão estiveram no local, colheram informações e realizaram buscas na região, mas a agressora não foi localizada.
O caso será apurado pela Polícia Civil.
Comentários
Geral
Boliviano é preso em Cobija com R$ 20 mil em espécie após ser flagrado dormindo em carro de placa brasileira
Homem foi encontrado dormindo em veículo de placa brasileira estacionado irregularmente em Cobija; polícia suspeita de embriaguez e investiga procedência do dinheiro

Homem foi detido por trânsito em centro comercial com sinais de embriaguez; polícia apreendeu mais de 36 mil bolivianos de origem não justificada. Foto: captada
Um motorista boliviano foi preso no centro comercial de Cobija (Zonfra), capital do Departamento de Pando (Bolívia), após ser encontrado dormindo dentro de um veículo de placa brasileira estacionado em local proibido.
Durante a abordagem da polícia de trânsito local, foram apreendidos o carro, mais de 36 mil bolivianos em espécie (cerca de R$ 20 mil) e o condutor, que não conseguiu justificar a origem do dinheiro e apresentava sinais de embriaguez.
Detalhes da ocorrência:
-
Local: Zona franca (“Zonfra”) de Cobija, área comercial na fronteira com Brasiléia (Acre);
-
Apreensões: Veículo com placa brasileira e 36.000 bolivianos em notas;
-
Situação do detido: Preso na Unidade Operacional de Trânsito de Cobija, à disposição do Ministério Público boliviano;
-
Crimes investigados: Condução perigosa (embriaguez ao volante) e origem não esclarecida do dinheiro (suspeita de crime financeiro).
Cobija é uma cidade-gêmea de Brasiléia (AC) e recebe fluxo intenso de veículos e comerciantes brasileiros. A presença de carros com placa do Brasil é comum, mas a grande quantia em espéciechamou atenção das autoridades.
Acompanhamento legal:
A Procuradoria Pública de Pando acompanha o caso, que pode evoluir para investigação de lavagem de dinheiro ou contrabando, crimes com penas severas na legislação boliviana.
O motorista deve ser submetido a exame de alcoolemia e prestar depoimento sobre a origem dos recursos. O consulado brasileiro em Cobija já foi acionado para verificar a situação do veículo e oferecer assistência, caso o detido tenha dupla nacionalidade.
A apreensão de valor tão elevado em espécie em uma região fronteiriça conhecida pelo intenso comércio informal e fluxo de mercadorias levanta suspeitas sobre atividades ilícitas transnacionais, como contrabando ou evasão de divisas.

O veículo foi removido e o suspeito permanece detido na Unidade Operacional de Trânsito de Cobija, à disposição do Ministério Público boliviano, que investiga os crimes de condução perigosa e a origem não esclarecida do dinheiro.














Você precisa fazer login para comentar.