A secretaria estadual de educação garantiu que todos os alunos matriculados na rede pública de ensino do estado terão direito a, pelo menos, dois conjuntos dos novos uniformes gratuitamente em 2020. A proposta é que o fardamento comece a ser entregue assim que iniciar este ano letivo, já no próximo mês fevereiro, e siga gradativamente no decorrer deste ano, em até três meses.
De acordo com a secretaria, o custo com a produção do fardamento ficou em torno de R$ 20 milhões. As peças têm novo emblema e foram totalmente reformuladas. Os novos uniformes ainda estão em fase de confecção.
Serão aproximadamente 160 mil alunos de todas as modalidades, cada um recebendo dois uniformes ao longo do ano, o que representa a entrega de mais de 300 mil peças. A distribuição vai ocorrer por zoneamento, conforme os bairros nas escolas, ainda a ser definido e divulgado pelo estado.
As fardas serão diferenciadas pelas cores, conforme os níveis estudantis.
Este ano, além da merenda oferecida pelo governo, os alunos terão mais uma refeição incluída no cardápio. O almoço será servido para os alunos da manhã ao término da aula. Já os estudantes do período da tarde farão esta refeição ao chegar na escola.
Outra novidade é a inclusão da tipagem sanguínea no uniforme dos estudantes. Após o início das aulas, uma equipe de agentes de saúde fará, gratuitamente, exames para descobrir o tipo sanguíneo dos alunos. A ação ocorrerá nas escolas e seguirá um cronograma que ainda será elaborado.