Acre
Aluno cobre cão de rua com roupa de frio e cena comove internautas
Neste domingo, os ventos polares serão intensificados e as temperaturas caem muito mais.
Aluno da escola Joana Ribeiro Amed, em Epitaciolândia, cobriu com sua jaqueta um cão de rua durante o frio desta semana e a imagem comove internautas nas redes sociais.

O garotinho tirou a blusa pra colocar em um cachorro de rua que estava tremendo de frio (Foto: capturada)
Com Luciano Tavares
A foto do aluno aquecendo o cão foi publicada pelo internauta França Guimarães, e repercute.
O animal aparece deitado coberto com a capa ao lado da mochila do garoto franzino, que está sentado olhando para seus colegas. Provavelmente ele não sabe que foi fotografado.
“Uma das cenas mais bonitas que eu já vi em minha vida. O garotinho tirou a blusa pra colocar em um cachorro de rua que estava tremendo de frio. Fazer o bem sem olhar a quem”, comenta o rapaz que publicou a foto.
__________________
A postagem é seguida de inúmeros comentários e reações elogiando o garoto.
__________________
“Esses são os gigantes que tem que se levantar no meio da sociedade. Pessoas que tem solidariedade no coração, sem interesse, sem status. A foto foi capturada de surpresa na cidade de Epitaciolândia – Acre”, diz Paulo Janes.
Acre deve ter registros de temperaturas baixas domingo, segunda-feira e de terça-feira.

Neste domingo, os ventos polares serão intensificados e as temperaturas caem muito mais.
Ao amanhecer domingo, de segunda-feira e de terça-feira, as mínimas deverão oscilar, dependendo da cidade, entre 10 e 14ºC, principalmente no leste e sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia e na região do Pantanal de Mato Grosso, inclusive, em Cuiabá, assim como em toda a planície da Bolívia e da região de selva do sudeste do Peru.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.