Conecte-se conosco

Acre

Aluna brasileira denuncia violência sexual em universidade da Bolívia

Publicado

em

Assustada, a jovem franzina e aparência de adolescente, acompanhada da mãe, pede ajuda às autoridades brasileiras.

Gina Menezes, da Agência ContilNet

Assustada, a jovem franzina e aparência de adolescente, acompanhada da mãe, pede ajuda às autoridades brasileiras

Assustada, a jovem franzina e aparência de adolescente, acompanhada da mãe, pede ajuda às autoridades brasileiras

Há um ano a estudante acreana, L. Q., 26 anos , enfrenta uma das maiores batalhas de sua vida: a luta para garantir a continuidade dos seus estudos e a tentativa de superar o trauma de uma tentativa de estupro e o assédio moral que viveu na Universidade Amazônica de Pando (UAP), na Bolívia.

Autora de um processo criminal contra um ex-professor da UAP por tentativa de estupro, a estudante teme pela própria segurança em caso de retorno ao país boliviano, e se diz vítima de um complô arquitetado por outros professores amigos de seu algoz, cuja finalidade é prejudicá-la em retaliação a denúncia feita por ela.

Assustada, a jovem franzina e aparência de adolescente, acompanhada da mãe, pede ajuda às autoridades brasileiras para resolver o caso e não ter que desistir do sonho de se formarem medicina.

“Eu não quero desistir do meu sonho de me formar em medicina. Preciso de ajuda”, diz.

Com uma carta nas mãos, assinada pelo vice-cônsul brasileiro na Bolívia, Guilhermo Barbosa, onde  ele solicita a possibilidade de transferência da estudante para uma faculdade brasileira,  a mãe da garota pede ajuda às autoridades do Brasil para resolver o drama da filha.

“Nós queremos ajuda para resolver isso. Estamos vivenda esta dificuldade há muito tempo”, suplica.

A carta, assinada pelo vice-cônsul, atesta que a estudante não encontra mais clima favorável para seguir os estudos naquele na universidade da Bolívia

A carta, assinada pelo vice-cônsul, atesta que a estudante não encontra mais clima favorável para seguir os estudos naquele na universidade da Bolívia

A carta assinada pelo vice-cônsul atesta que a estudante não encontra mais clima favorável para seguir os estudos naquele local.  No documento é narrado que no ano 2012 a moça foi perseguida e sofreu abusos morais e sexuais do professor Walter Hebert Palenque Gonzales.

“A senhorita L. Q. denunciou-o à Justiça boliviana pelo crime de violação. E o professor foi preso e processado. Atualmente ele se encontra em liberdade condicional”, diz o texto da carta assinada pelo vice-cônsul.

A estudante diz ainda que, em liberdade condicional, o ex-professor tem encontrado ambiente propício para estender seu poder de ameaça sobre ela.

O documento assinado por Guilhermo Barbosa afirma que Palenque é homem influente e possui muitos amigos na sociedade de Cobija, e que se valendo disso, passou a ameaçar e a pressionar a estudante acreana para que ela abrisse mão do processo.

“Eu tenho medo. Ele é casado com uma brasileira e está tentando, talvez até já tenha conseguido, o visto e anacionalidade brasileira. Tudo me assusta”, relata.

Mesmo temendo por sua integridade física, a estudante acreana não quer abrir mão do processo e espera ajuda das autoridades brasileiras para que possa voltar a estudar.

“Espero que tudo isso passe e eu volte a estudar”, diz.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA

Publicado

em

Vídeo mostra o parlamentar exaltado e ameaçando prender a servidora

Um vídeo que passou a circular nas redes sociais nesta quinta-feira (18) registra um episódio de tensão envolvendo o vereador Liberman Farias da Costa, conhecido como Manan Rural, dentro da Unidade de Saúde da Vila Santa Luzia (Francisca de Souza Machado), localizada na zona rural de Cruzeiro do Sul. As imagens mostram o parlamentar em tom alterado durante um confronto com uma servidora do local.

Caso aconteceu em Cruzeiro do Sul/Foto: Reprodução

No registro, o vereador discute com a funcionária e chega a ameaçar dar voz de prisão, alegando desacato. “Se eu quiser, você já está presa. Eu prendo aqui e chamo a polícia”, afirma o parlamentar em um dos momentos captados no vídeo, que gerou forte repercussão nas redes sociais.

De acordo com informações iniciais, o desentendimento teria começado após o vereador encontrar a porta da unidade fechada em um horário que, segundo ele, deveria haver atendimento ao público. Irritado com a situação, Manan Rural teria questionado a equipe da unidade de saúde, o que deu início à discussão.

Outro ponto que chamou atenção nas imagens foi o momento em que o vereador pede a senha do Wi-Fi da própria unidade para conseguir entrar em contato com a Polícia Militar e registrar a ocorrência. O caso segue repercutindo e o espaço permanece aberto para manifestação e esclarecimentos de todas as partes envolvidas.

Comentários

Continue lendo

Acre

PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte

Publicado

em

Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C

A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.

Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.

Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.

Fonte: Brasil 61

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco começa a entregar brinquedos para crianças listadas no CadÚnico

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco começou a entregar, nesta sexta-feira (19), os brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade social

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, começou a entregar, nesta sexta-feira, 19, os brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade na ação social denominada “Natal Criança Feliz”. A mobilização foi acompanhada pelo prefeito Tião Bocalom, que participou das primeiras doações no CRAS Novo Horizonte.

Os meninos e meninas selecionados para receber os presentes estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Os meninos e meninas selecionados para receber os presentes estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). O chamamento está sendo realizado via WhatsApp, mas a família que está cadastrada e recebe o Bolsa Família pode procurar o CRAS de sua região.

Segundo o secretário João Marcos Luz, um calendário foi montado para realizar a entrega nos oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Segundo o secretário João Marcos Luz, um calendário foi montado para realizar a entrega nos oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “Estamos zelando por todo o trabalho para atender ao público-alvo, que são famílias cadastradas no Bolsa Família e que, certamente, não teriam condições de comprar presentes para os filhos”, detalhou o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

O prefeito Tião Bocalom fez questão de reafirmar que os brinquedos serão entregues apenas para as famílias cadastradas no CadÚnico. (Foto: Anderson Oliveira/Secom)

O prefeito Tião Bocalom fez questão de reafirmar que os brinquedos serão entregues apenas para as famílias cadastradas no CadÚnico. “Não tem presente para todas as crianças de Rio Branco; são para aquelas crianças cujas famílias não têm condições financeiras para comprar e estão no CadÚnico. Será um Natal bem diferente para as crianças mais humildes”, detalhou o chefe do Executivo.

Os CRAS entregarão cerca de 50 mil brinquedos até terça-feira, 23, em uma ação social que mobilizou todos os servidores da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos para cumprir a programação estabelecida.

Comentários

Continue lendo