Acre
“Alto Acre possui um grande potencial em petróleo e gás”, diz Moraes
O parlamentar socialista diz que possui dados concretos de que existem hidrocarbonetos nos municípios de Assis Brasil e Brasileia.
Gina Menezes, da Agência ContilNet
Durante a sessão de quinta-feira (18) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o líder do PSB na Casa, deputado Manoel Moraes, apresentou à Mesa Diretora a indicação número 56/2013 que solicita do governador do Estado, Tião Viana (PT), uma intervenção junto à Agência Nacional de Petróleo ( ANP) para o início dos estudos geológicos com finalidade de detectar hidrocarbonetos como petróleo, gás natural e carvão mineral na região do Alto Acre.
Moraes defende que sejam feitos estudos que possam detectar a existência desses supostos hidrocarbonetos, especificamente nos municípios de Assis Brasil e Brasileia.
“Acreditamos que parte da região do Alto Acre possua um grande potencial de riquezas naturais, que precisam ser devidamente exploradas”, diz.
O parlamentar socialista diz que possui dados concretos de que existem hidrocarbonetos nos municípios de Assis Brasil e Brasileia, haja vista que os países da fronteira possuem comprovado potencial nesta área.
“Os poços Urubamba, Picha e Tani, todos na região de Madre de Dios, no Peru, já acessaram um volume total de gás natural recuperável na ordem de 56,6 bilhões de metros cúbicos e 113, 7 milhões de barris condensados. O potencial de hidrocarbonetos existentes tão perto da fronteira com o Acre nos leva a acreditar que é possível uma reserva natural na nossa região do Alto Acre”,especula.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.




Você precisa fazer login para comentar.