Flash
Alto Acre é destaque no QualiCafé 2024: três produtores estão entres cinco melhores do ano
Por Wanglézio Braga
Dos cinco lugares disponíveis para a grande final do QualiCafé 2024, um dos concursos mais esperados no Acre, que premia os melhores cafés do estado, três posições foram conquistadas por produtores da Regional do Alto Acre. A cerimônia de premiação, realizada pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), aconteceu na tarde desta quarta-feira (30) no escritório da instituição em Acrelândia, com uma celebração marcada pela presença dos finalistas, autoridades locais, pesquisadores e parceiros.
Lucas Silva, produtor de Brasileia, conquistou o segundo lugar com uma pontuação de 86,8 e levou para casa R$ 12 mil em premiação. Na amostra de café de sua propriedade, os jurados encontraram notas de flores do campo, frescor, limpo, equilibrado, refrescante, melaço de cana, ameixa seca, mel, nibs, limão, encorpado e doce de leite.
Ao Portal Acre Mais, Lucas Silva, vice-campeão da edição deste ano, compartilhou seu entusiasmo e a importância do prêmio para o trabalho que desenvolve ao lado da família. “Esse reconhecimento é um impulso para seguirmos em frente, aprimorando nossa produção. O café é mais do que um produto, é um legado que eu e minha família estamos construindo”, declarou Lucas, destacando o esforço diário e o cuidado em cada etapa do processo, desde o plantio até a colheita.
Em quarto lugar, Roberto da Silva Nascimento, de Epitaciolândia, obteve 86,69 pontos e recebeu R$ 5 mil. Na amostra, os jurados sentiram notas de laranja doce, abacaxi refrescante, bolo de chocolate, retrogosto longo e a agrávole, chocolate branco, floral frutas secas, melaço de cana, acidez brilhante com corpo delicado.

Na quinta posição ficou a produtora Keyti Keti, também de Brasileia, com 86,1 pontos, que foi agraciada com um pacote de assessoria de projetos rurais oferecido por uma empresa local. No café de sua propriedade, os jurados encontraram notas amadeirada, nibs, mel de jataí, acidez brilhante, doce de leite, frutas vermelhas, melaço, chocolate ao leite, chá preto, menta delicada.

A final do QualiCafé 2024 trouxe, mais uma vez, visibilidade para o trabalho dos cafeicultores acreanos, destacando a dedicação e a busca pela qualidade no cultivo do grão. Com uma festa bonita e acolhedora realizada em Acrelândia, o executivo estadual comprova que vale apena investir na produção. “A Seagri não apenas premiou, mas também incentivou os produtores a continuarem a investir em um mercado promissor para o estado”, ressaltou Michelma Lima, diretora da Secretaria e uma das coordenadoras do concurso.
Comentários
Flash
Tá virando moda? Homem é preso após tentar agredir enfermeiro e tomar arma de vigilante no PS de Rio Branco
Francisco Daniel Costa dos Santos, de 38 anos, foi preso na noite desta segunda-feira (22) após uma tentativa de agressão e roubo no Pronto-Socorro de Rio Branco, localizado na Avenida Nações Unidas, na capital acreana.
De acordo com informações da Polícia Militar, Francisco deu entrada na unidade hospitalar em busca de atendimento médico. Durante o procedimento de triagem, ele retirou um termômetro que havia sido colocado em sua axila e tentou ferir um enfermeiro.
Diante da agressão, vigilantes do hospital foram acionados para conter o paciente. Ainda segundo a polícia, o homem reagiu de forma violenta, entrou em luta corporal e tentou tomar a arma de fogo de um dos seguranças. A ação foi contida, e Francisco acabou imobilizado no local.
Policiais militares da Força Tática do 1º Batalhão foram acionados, deram voz de prisão ao suspeito e o conduziram à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis.
O caso será apurado pelas autoridades competentes.
Comentários
Flash
Vídeo: Polícia encontra carro de colunista social encontrado morto em Rio Branco; polícia suspeita de latrocínio
Corpo de Moisés Alencastro foi localizado no bairro Morada do Sol, em Rio Branco; veículo da vítima foi abandonado na estrada do Quixadá

Veículo de Moisés Alencastro foi localizado abandonado na estrada do Quixadá; corpo havia sido achado horas antes em apartamento no Morada do Sol.
O colunista social e servidor do Ministério Público do Acre, Moisés Alencastro, foi encontrado morto dentro do apartamento onde morava, no bairro Morada do Sol, em Rio Branco, na manhã desta segunda-feira (22). O corpo apresentava sinais de violência e estava ensanguentado. A Polícia Civil trabalha com a hipótese de latrocínio — roubo seguido de morte —, já que o criminoso fugiu com o carro e o celular da vítima.
O veículo de Alencastro foi localizado abandonado na estrada do Quixadá, região do bairro São Francisco. De acordo com os peritos, o crime pode ter ocorrido no domingo (21), devido ao estado de decomposição do corpo.
De acordo com informações, Moisés apresentava quatro perfurações provocadas por faca, sendo lesões no abdômen, na região das costelas e um corte no pescoço. O corpo já estava em rigidez cadavérica, indicando que a morte teria ocorrido há pelo menos 20 horas, possivelmente na noite do último domingo, 21.
A polícia não descarta outras linhas de investigação, mas a tese do latrocínio segue como principal. Equipes da Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) devem colher imagens de câmeras de segurança da região e ouvir testemunhas para reconstituir os últimos momentos da vítima.
Moisés Alencastro era conhecido na cena social e cultural da capital acreana e atuava como servidor do MP-AC. O caso gerou comoção e segue em apuração.

A polícia não descarta outras linhas de investigação, mas a suspeita de latrocínio é a principal neste momento, já que o criminoso que cometeu o crime fugiu com o carro e celular da vítima.
Comentários
Flash
Homem é esfaqueado e espancado até a morte dentro de apartamento no bairro Joafra
Suspeito, que usava tornozeleira eletrônica, foi preso e confessou o crime à polícia. Ele alega tentativa de abuso sexual como motivação.




















Você precisa fazer login para comentar.