Conecte-se conosco

Cotidiano

Alimentos ultraprocessados aumentam riscos de problemas cardíacos, aponta estudo

Publicado

em

A cada porção adicional destes tipos de alimentos, o risco de morte por doenças cardiovasculares pode aumentar em 9%

Letícia Brito Silva, da CNN

O consumo de alimentos como pizzas, hambúrgueres, refrigerantes e de doces como balas ou sorvetes, os chamados “ultraprocessados”, podem estar associados ao risco de doenças como infarto e AVC.

Essa foi a conclusão de um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology, demonstrando que, a cada porção adicional destes tipos de alimentos, o risco de morte por doenças cardiovasculares pode aumentar em 9%.

O estudo, conduzido por cientistas da Universidade de Nova Iorque, avaliou 3.003 adultos sem problemas cardiovasculares, entre os anos de 1991 e 2008. Segundo os dados, os participantes consumiram, em média, cerca de 7,5 porções de alimentos ultraprocessados diariamente.

No total, os cientistas identificaram o desenvolvimento de 648 casos de doenças cardiovasculares (DCV) nos indivíduos testados, sendo 251 considerados graves. Outros 163 casos de doença arterial coronariana (DAV) também foram observados.

Ainda que outras populações possam ter resultados diferentes, a conclusão pelo estudo impacta diretamente o Brasil. Isso porque, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), alimentos ultraprocessados representavam, entre 2017 e 2018, cerca de 18% das calorias consumidas no país.

Nesse contexto, o consumo de alimentos como pizzas, carnes salgadas/secas/defumadas, salgadinhos, refrigerantes, doces e biscoitos esteve presente em mais de 20% das refeições de famílias das regiões Sul e Sudeste, os maiores consumidores desse tipo de alimento. A proporção também aumenta nas grandes cidades e em famílias mais ricas.

De acordo com dados da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, isquemia cardíaca foi a principal causa das mortes no Brasil em 2017. No mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), doenças cardíacas foram as principais causas de morte nos últimos 20 anos. E esse número vem crescendo, tendo matado cerca de duas milhões de pessoas em 2000 e nove milhões em 2019 – representando cerca de 16% do total de mortes.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Diretoria do Galvez confirma as contratações de Marcos Júnior e Caíque

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Marcos Júnior chega no Imperador como uma grande contratação

O presidente do Galvez, Igor Oliveira, confirmou nesta sexta, 26, as contratações do meia Marcos Júnior, ex-São Bernardo de São Paulo, e do atacante Caíque, ex-Humaitá. Os dois atletas devem desembarcar em Rio Branco na primeira semana de janeiro e são as últimas contratações antes do início do Campeonato Estadual.

“O Marcos Júnior fez a base no São Paulo e jogou na Ponte Preta. O Caíque vem do Amazonas e atuou no Rio Branco e no Humaitá”, declarou Igor Oliveira.

Dois períodos

O elenco do Galvez trabalha neste sábado, 27, em dois períodos no CT do Imperador. O técnico Maurício Carneiro começa a realizar trabalhos táticos e a meta é a montagem da equipe. O Imperador estreia no Estadual contra o São Francisco, no dia 13 de janeiro, na Arena da Floresta.

Amistoso na terça

Depois de enfrentar o Independência, o Galvez fará o segundo amistoso visando o Campeonato Estadual na terça. 30, contra o Vasco, na Fazendinha.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria do Rio Branco acerta o retorno do atacante Raphael

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Raphael disputou o Estadual Sub-20 pelo Estrelão

O atacante Raphael, um dos destaques da equipe Sub-20, seguirá no Rio Branco para a disputa do Campeonato Estadual 2026. O atleta desembarca na capital acreana no próximo dia 8 para ser integrado ao restante do elenco.

“Voltar ao Rio Branco para atuar no profissional é uma grande oportunidade. Sabemos das metas do clubes e vou tentar ajudar marcando muitos gols”, declarou Raphael.

Segue com preparação

O elenco do Rio Branco realizou nesta sexta, 26, mais um trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel. “Vamos aproveitar todos dias. Se tivermos um dia chuvoso, faremos trabalhos físicos na academia”, disse Selcimar Maciel.

1º Amistoso

O Rio Branco deve enfrentar o Santa Cruz no próximo dia 30, no CT do Cupuaçu, no primeiro amistoso da fase de preparação. O Estrelão joga contra o Vasco no sábado, 17 janeiro, no Tonicão, na estreia do Estadual 2026.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre terá quase 30 dias de feriados e pontos facultativos em 2026

Publicado

em

Os servidores do Poder Executivo do Acre terão, em 2026, um total de 26 dias de folga entre feriados nacionais, feriados estaduais e pontos facultativos. A distribuição dessas datas ao longo do ano possibilita períodos prolongados de descanso em diferentes meses, como janeiro, fevereiro, abril, maio, setembro, novembro e dezembro.

O calendário foi definido em decreto do governo do Acre, publicado no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira, 22, que organiza o funcionamento dos órgãos públicos estaduais ao longo do próximo ano. Conforme o documento, apenas os serviços considerados essenciais devem manter funcionamento regular nas datas previstas como feriado ou ponto facultativo.

Apesar do grande número de dias de folga, alguns feriados cairão em finais de semana. O Dia Internacional da Mulher e a Proclamação da República, por exemplo, serão em um domingo.

Por outro lado, datas como o Dia do Trabalho, o Dia da Consciência Negra e o Natal coincidem com uma sexta-feira, favorecendo a formação de feriado prolongado.

No período do Carnaval, o governo estadual estabeleceu ponto facultativo por três dias consecutivos, segunda, terça e quarta-feira de Cinzas, impactando diretamente o funcionamento das repartições públicas e a rotina administrativa nesse intervalo.

Ao longo do ano, o calendário inclui datas como a Confraternização Universal, em 1º de janeiro, além de feriados estaduais tradicionais, como o Dia do Católico, o Dia do Evangélico, o Aniversário do Estado do Acre, o Tratado de Petrópolis e o Dia da Amazônia.

Também constam feriados nacionais como Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal e pontos facultativos na véspera de Natal, no dia 24, feriado nacional no dia 25, e ponto facultativo na véspera de Ano Novo, no dia 31.

Comentários

Continue lendo