Flash
Aleac ilumina prédio e sinaliza apoio à campanha Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) aderiu à campanha Novembro Azul, nesta sexta-feira (4), e iluminou a fachada do prédio com a cor da campanha. O ato solene que aconteceu no hall do parlamento acreano, contou com a participação de deputados estaduais, servidores da Casa, e do coordenador do Núcleo e Saúde do Homem da Sesacre, Sérgio Soares.
A solenidade também contou com a presença da Banda de Música Mirim da PM que abrilhantou o evento com repertório de músicas regionais e nacionais.
O presidente do Poder Legislativo, deputado Nicolau Júnior (PP), junto à mesa diretora, investiu na iluminação externa para reforçar as campanhas de conscientização temáticas. A iniciativa visa chamar atenção para o movimento mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, segundo câncer que mais atinge os brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele.
A campanha abrangerá, ainda, ações voltadas para o Dia Mundial do Diabetes, que é comemorado em 14 de novembro. A data tem como foco alertar para o impacto do diabetes, estimulando políticas públicas que favoreçam e possibilitem aos portadores da doença viver mais e melhor, promovendo o diagnóstico precoce e orientando sobre formas de tratamento adequado.
O presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior (Progressistas), frisou que além da iluminação no prédio, também estão previstas atividades alusivas ao Novembro Azul na Casa, como acontece anualmente.
“Este Poder sempre esteve comprometido com as ações de saúde pública. Neste sentido, com o objetivo de reforçar ainda mais essa linda e importante campanha, decidimos iluminar o prédio da Casa, sinalizando que também aderimos à campanha Novembro Azul. As luzes mudam de cor dependendo do tema a ser destacado. É uma forma de reforçar as campanhas de conscientização temáticas. Às 17:30 de hoje, acendemos as luzes pela primeira vez. A Aleac iluminada é o mais novo cartão postal do centro da capital acreana; enfatizou o presidente Nicolau Júnior.Em sua fala, o vice-presidente do Legislativo, deputado Jenilson Leite (PSB) destacou a importância da iniciativa. “Quando um Poder se posiciona dando bom exemplo, chamando a atenção para um assunto tão importante como esse, isso merece ser reconhecido. Portanto, essa Casa está de parabéns por essa bela iniciativa”, disse o parlamentar.
Novembro Azul
O “Novembro Azul” é uma campanha que foi desenvolvida no Brasil desde 2011 e tem como objetivo principal a prevenção do câncer de próstata, e estimular os homens a cuidarem mais de sua saúde.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Revisão: Suzame Freitas
Foto: Sérgio Vale
Comentários
Flash
Homem é assassinado a facadas enquanto dormia em rua de Rio Branco
Vítima, de 36 anos, discutiu com agressor antes do crime; suspeito fugiu e caso é investigado pela polícia
Na manhã desta sexta-feira (25), Alan Jones Lima da Costa, 36 anos, foi assassinado com uma facada no peito enquanto dormia em uma via pública no bairro Bahia Nova, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.
De acordo com testemunhas, a vítima havia discutido com um homem conhecido como “Caboco” antes do crime. Após a briga, Alan deitou-se sobre uma tábua próximo a uma distribuidora de bebidas, onde havia consumido álcool. Pouco depois, o suspeito atacou-o com uma faca, atingindo-o diretamente no coração. A vítima morreu no local antes da chegada do socorro.
O Samu foi acionado e enviou uma motolância e duas ambulâncias, mas os socorristas confirmaram o óbito. A Polícia Militar isolou a área para a perícia, e o corpo foi encaminhado ao IML para exames.
O caso está sendo investigado pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e, posteriormente, será repassado à Delegacia de Homicídios (DHPP). O suspeito segue foragido.
Comentários
Flash
Policiamento de trânsito prende dupla boliviana com motocicleta roubada em Rondônia, no centro de Brasiléia
Uma ação ágil e precisa do Policiamento de Trânsito do 5º Batalhão da Polícia Militar resultou na prisão de dois cidadãos bolivianos que circulavam em atitude suspeita com uma motocicleta roubada, na noite desta terça-feira (22), no centro de Brasiléia.
A guarnição recebeu informações sobre a presença dos suspeitos em uma motocicleta vermelha, modelo Titan, e se deslocou até o local indicado. No cruzamento da Avenida Geny Assis com a Rua Odilon Pratagi, nas proximidades do Hotel Las Palmeiras, os policiais avistaram os dois homens trafegando na contramão, vindo da direção da Ponte Metálica.
A equipe deu início ao acompanhamento, que terminou na Avenida Prefeito Rolando Moreira, próximo ao antigo Banco da Amazônia, onde a abordagem foi realizada com sucesso.
Durante a fiscalização, foi constatado que o condutor da moto não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, a motocicleta estava sem placa, sem retrovisores e com escapamento irregular, caracterizado como descarga livre. Uma verificação mais detalhada, realizada através do número do chassi, revelou que o veículo possui restrição por roubo/furto, registrada no dia 20 de novembro de 2021, no município de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia.
Diante das irregularidades e do flagrante, os dois indivíduos receberam voz de prisão e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Epitaciolândia, onde ficarão à disposição da Justiça.
Comentários
Flash
Prefeitura de Assis Brasil assina termo de cooperação do projeto “Eleitor Alfabetizado” com o TRE-AC
Na manhã desta quarta-feira (24), a Prefeitura de Assis Brasil firmou uma importante parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), por meio da assinatura do termo de cooperação do projeto “Eleitor Alfabetizado”. A solenidade aconteceu no auditório da prefeitura e contou com a presença de autoridades do Poder Judiciário, Legislativo e Executivo municipal.
Estiveram presentes o Desembargador Júnior Alberto, o prefeito em exercício Reginaldo Martins, o vereador Jurandir Araújo, a juíza Dra. Luzia Farias, a juíza Dra. Kelly Oliveira, o juiz eleitoral da 6ª zona, Dr. José Leite, e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Dr. Giordano Simplício.
A cerimônia também contou com a participação de secretários municipais, servidores públicos, gestores escolares, o procurador-geral do município e demais autoridades locais.
Idealizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre, o projeto “Eleitor Alfabetizado” tem como objetivo principal promover a alfabetização de cidadãos em situação de vulnerabilidade social, que, por diversas razões, não tiveram acesso à educação básica. A iniciativa busca garantir que mais pessoas possam exercer com plenitude o direito ao voto, conscientes de seu papel na democracia.
A proposta vai além da alfabetização: ela visa à formação cidadã, oferecendo ferramentas para que o eleitor compreenda seus direitos e deveres, participe das decisões políticas e tenha mais oportunidades na vida social e profissional.
Com a assinatura do termo de cooperação, a Prefeitura de Assis Brasil se compromete a apoiar a execução do projeto no município, oferecendo estrutura, apoio pedagógico e articulação com a comunidade local. As turmas de alfabetização serão formadas com o apoio das escolas municipais e acompanhamento da Justiça Eleitoral.
A Prefeitura de Assis Brasil reafirma seu compromisso com a inclusão, a cidadania e a valorização da educação como ferramenta de mudança social.
Você precisa fazer login para comentar.