Acre
Alan Rick recebe professores da Ufac e dirigentes da Fundape
Professores pedem apoio parlamentar para implantação da primeira Pós-Graduação em Gestão Prisional, voltada para profissionais que atuam no Sistema Penitenciário
Uma das prioridades do deputado federal Alan Rick (PRB), ao longo dos seus dois primeiros anos de mandato, tem sido garantir investimentos na área de Segurança Pública. Suas ações já garantiram mais de R$ 5 milhões em emendas individuais para o setor. Uma delas para implantação do Laboratório de Análise da Mancha Criminal no Acre, em parceria com a Universidade Federal do Acre.
Na manhã desta sexta-feira, 26, o parlamentar acreano recebeu, em seu gabinete de Rio Branco, os professores da Universidade Federal do Acre, Dr. Francisco Raimundo Alves Neto e Dra. Marisol de Paula Reis Brandt, para uma importante conversa sobre o Laboratório de Análise da Mancha Criminal, cujo os recursos já estão na conta do Governo do Estado, além da apresentação do projeto de criação do primeiro Curso de Pós-Graduação em Gestão Prisional e Direitos Humanos, direcionado para trabalhadores do Sistema Penitenciário acreano.
“Acredito e defendo que união entre a Academia e as Forças de Segurança Pública na análise da mancha criminal é fundamental para orientação das políticas públicas de combate eficiente à criminalidade. Fico feliz em saber que nossa emenda está na conta do Estado, para que o projeto se torne realidade. A luta contra a criminalidade que assola nosso estado é de todos e por isso, temos que unir esforços para buscar garantir a segurança da população acreana, principalmente com a área acadêmica, para análise cientifica”, destaca Alan Rick, lembrando que em vários países, essa união tem sido fundamental na redução dos índices de criminalidade
Também participaram da reunião, o presidente da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre – FUNDAPE, Ismar Bernardo de Araújo; Eveline Weiny de Andrade Seabra, diretora administrativo e financeiro e Francisca Antônia de Farias, Secretária-Executiva, que buscam junto com os professores, apoio para o projeto da Pós-Graduação voltada para profissionais que atuam no Sistema Penitenciário. O projeto tem um custo total de R$ 450 mil.
“Esse é outro tema importante. A capacitação dos profissionais que atuam no Sistema Penitenciário precisa do apoio de todos. De minha parte, vou trabalhar na busca desses recursos, seja via emenda individual ou através dos Ministério da Educação ou da Justiça, para que esses profissionais possam ser capacitados”, disse o deputado acreano.
Comentários
Acre
Presidente da Câmara de Epitaciolândia vistoria pontes em risco no ramal do Saraiva
Antonio Rosiclei e secretário de Obras avaliam condições de estruturas precárias; moradores cobram soluções urgentes

A inspeção teve como objetivo avaliar a viabilidade de intervenções emergenciais e buscar soluções junto ao Executivo Municipal. Foto: cedida
O presidente da Câmara Municipal de Epitaciolândia, vereador Antonio Rosiclei (Solidariedade), vistoriou na manhã desta quarta-feira (7) as pontes deterioradas no ramal do Saraiva, após reclamações de moradores sobre o risco à mobilidade local. Acompanhado do secretário de Obras, Amarildo Ribeiro, o parlamentar inspecionou o local para buscar soluções emergenciais.
“Estamos aqui para ouvir a população e garantir que as áreas mais distantes recebam atenção”, afirmou Rosiclei. Ribeiro acrescentou que a prefeitura fará um levantamento técnico para viabilizar reparos.

O secretário Amarildo destacou que a Secretaria de Obras irá fazer um levantamento técnico e buscar meios para viabilizar as melhorias o quanto antes. Foto: cedida
Moradores, que aguardam melhorias há meses, esperam ações rápidas para garantir segurança no trajeto diário. A prefeitura ainda não definiu um prazo para as intervenções e a expectativa agora é que o poder público consiga intervir o quanto antes para garantir a segurança e o acesso das famílias que dependem diariamente das pontes para se locomover.

Acompanhado do secretário de Obras, Amarildo Ribeiro, o parlamentar percorreu o trecho afetado para verificar de perto os problemas relatados. Foto: cedida
Comentários
Acre
Escola suspende aulas após onça ser vista em ramal na zona rural de Feijó
Secretaria de Educação do Acre decidiu interromper atividades na Escola Antônio Simplício até sexta-feira para garantir a segurança de cerca de 100 alunos e servidores.

Foto: Reprodução
A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) decidiu suspender temporariamente as aulas na Escola Estadual Antônio Simplício, localizada no Ramal Novo Berlim, zona rural de Feijó, após uma onça ser avistada nas proximidades da unidade de ensino. A medida vale até a próxima sexta-feira (9) e visa garantir a segurança da comunidade escolar.
O episódio ocorreu na manhã de terça-feira (6), quando alunos que seguiam para a escola registraram em vídeo o animal caminhando pelo ramal e atravessando uma ponte. O flagrante rapidamente gerou preocupação entre pais, professores e autoridades locais.
Em nota oficial, o secretário de Educação e Cultura em exercício, Reginaldo Luís Pereira Prates, afirmou que a suspensão das aulas foi necessária. “A suspensão se dá para garantir a integridade de alunos, professores e demais participantes da comunidade escolar após o avistamento de uma onça nas proximidades do ramal de acesso à unidade”, explicou.
A SEE informou ainda que a gestão da escola está em contato com órgãos competentes para que sejam adotadas medidas que possibilitem o afastamento seguro do animal e o retorno das atividades escolares com segurança.
Comentários
Acre
Abastecimento de água é suspenso em Assis Brasil após rompimento de rede
O Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) comunicou a interrupção temporária do abastecimento de água no município de Assis Brasil, em razão do rompimento de uma rede de distribuição localizada na rua João José do Bonfim.
De acordo com o Saneacre, equipes de manutenção já foram acionadas para realizar os reparos necessários.
A previsão é que os serviços sejam concluídos até as 14h desta quarta-feira, 7.
A partir de então, o fornecimento de água será restabelecido gradualmente.
O diretor de operações do Saneacre, Alan Ferraz, informou que a autarquia está empenhada em resolver a situação o mais rápido possível para minimizar os transtornos à população.
Você precisa fazer login para comentar.