Cotidiano
Ala do Congresso quer incluir punição a abuso de autoridade no pacote de Moro

BRASÍLIA, DF, 06.02.2019 – O ministro da Justiça, Sergio Moro, participa de reunião com parlamentares da Frente Parlamentar da Segurança Pública, presidida pelo deputado Capitão Augusto (PR-SP), para apresentar aos deputados as propostas do pacote anticrime. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)
Via de mão dupla Uma ala do Congresso articula a imposição de travas ao pacote anticrime de Sergio Moro (Justiça). A estratégia, capitaneada por líderes de siglas alinhadas a Jair Bolsonaro, é condicionar o avanço da proposta à inclusão de medidas que miram o Judiciário e o Ministério Público. A principal é a que pune o abuso de autoridade. Esses parlamentares dizem que faltou autocrítica ao ministro e que Câmara e Senado têm “a obrigação de mostrar que a corrupção não é exclusividade do Legislativo”.
Cada um na sua A estratégia prevê um fatiamento do pacote de Moro na Câmara. Dessa forma, questões relativas à segurança pública e ao crime organizadotramitariam em um projeto diferente do de medidas contra a corrupção.
Todos na mesma Nesse segundo conjunto de propostas é que seriam embutidos projetos que têm como alvo juízes e promotores.
Périplo Para vencer as resistências, Moro tem percorrido o Congresso e procurado líderes partidários para discutir as medidas do pacote. Nesta semana, o ministro fez mudanças no projeto para atender governadores e o Supremo.
Garoto propaganda O ex-juiz da Lava Jato decidiu usar a própria imagem para alavancar campanha direcionada a funcionários de sua pasta e dos órgãos vinculados ao Ministério da Justiça. Em um vídeo promocional, Moro defende a ética no ambiente de trabalho. O mote é “Faça a coisa certa. Sempre”.
Em nome dela Entidades que representam a advocacia estudam medidas para questionar o procedimento adotado pela Receita Federal em apuração contra o ministro Gilmar Mendes, do STF, e sua mulher, Guiomar. O tema será levado à OAB e à Comissão de Prerrogativas da entidade.
Tudo o que preciso O Ministério Público Federal decidiu não recorrer da decisão do STJ que libertou três engenheiros da Vale e dois da TÜV SÜD. Os procuradores avaliam que têm material suficiente para a investigação e que os envolvidos não representam mais ameaças às provas sobre a tragédia em Brumadinho.
Está escrito Os documentos colhidos reforçam a tese de que a Vale sabia do perigo de rompimento da barragem.
Fale-me mais sobre isso Fonte quase inesgotável de más notícias para os antecessores do atual governador de São Paulo, João Doria (PSDB), a Dersa vai ganhar um canal exclusivo para denúncias de desvios e atos ilícitos. A medida será anunciada nesta semana.
Fale-me mais sobre isso 2 O denunciante terá que acessar o Canal Íntegro ou o site da companhia paulista. O sigilo é assegurado. Quem fizer o relato vai receber um número de protocolo para acompanhar o andamento da apuração.
Nem vem Aliados do tucano Cauê Macris estão atuando para minar a candidatura da novata Janaína Paschoal (PSL) à presidência da Assembleia Legislativa de São Paulo. A eleição será no dia 15 de março.
O seu quadrado À frente do grupo, o veterano Campos Machado (PTB) diz que “escolher alguém inexperiente para comandar a maior casa legislativa da América Latina é a mesma coisa que entregar a direção de um grande hospital ao motorista da ambulância”.
Vai que é tua O Ministério da Educação instituiu grupo de trabalho para elaborar sua política nacional de alfabetização, uma das metas para os 100 dias da pasta. O assunto vai demandar a criação de uma comissão formal.
Vai que é tua 2 O colegiado será presidido pela secretária de Educação Básica, Tania Leme de Almeida, e não pelo de Alfabetização, Carlos Nadalim. Quem acompanha o ministério diz que a ascensão de Tania representa o fortalecimento de um grupo menos ideológico.
E eu? Aliados de Jair Bolsonaro estão se queixando de nem sequer serem chamados para acompanhar eventos de ministros em suas bases. Ficam sabendo pelos jornais.
TIROTEIO
O pedido reflete ativismo legislativo e ofensa à separação de Poderes. Caberá ao STF repelir a violência à Constituição
De Carlos Velloso, ministro aposentado do Supremo, sobre tentativa de uma ala do Senado de instalar a CPI dos tribunais superiores
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.