Acre
Agricultor não desiste de achar filho que sumiu há 2 meses: ‘difícil sem ele’
Luciano Silva, de 10 anos, desapareceu no dia 29 de maio no interior do Acre.
Polícia não conseguiu apontar o que de fato ocorreu com o garoto.
Em pensar que há pouco mais de um ano, o agricultor comemorava a data com a prole completa. Entre as mãos, humildemente, Silva mostra um singelo porta-retratos feito de papel emborrachado, lembrança de Luciano no último Dia dos Pais.
Mal sabia o agricultor que a imagem iria se tornar símbolo da busca incessante para saber o que realmente aconteceu com o pequeno.
“Primeiro Dia dos Pais sem ele. Não é fácil, ele era um dos meus filhos mais carinhosos. Essa foto, ele me deu no ano passado, na véspera do Dia dos Pais. Muito difícil ficar sem ele”, diz entre lágrimas.
A chácara, onde tudo aconteceu, tinha sido adquirida pelo agricultor há cinco dias antes do desaparecimento do menino. Ele havia trocado a casa na Vila do V pelo pedaço de terra em Porto Acre. Sem Luciano, o agricultor desfez o negócio e voltou a morar na pequena comunidade.
“Mudou nossa rotina. Duas semanas depois, a gente não comia e nem dormia. Depois que voltamos para a vila, com a ajuda dos amigos, as coisas foram ficando mais calmas. É muito doído”, diz.
umiço
A última vez que Luciano foi visto foi por volta de 16h30 do dia 29 de maio. O desaparecimento foi notado pelos pais quando o casal tentou chamá-lo para tomar banho. De acordo com o pai, o menino brincava com os primos em frente à casa da tia, que também ficava próximo à chácara.
O pai fez um boletim de ocorrência e a Polícia Civil passou a investigar o caso. Corpo de Bombeiro e Exército chegaram a ser acionados, mas sem sucesso nas buscas. A hipótese é de que o menino tivesse caído no rio, que fica a cerca de 100 metros da casa.
Hipóteses
Passados quase três meses, Silva acredita que o menino não tenha se afogado. Ele alega que o filho tinha medo de água e que também não foram encontrados vestígios no rio que apontassem um afogamento.
Outra possibilidade levantada na época pelo próprio pai foi a de que Luciano teria se perdido na mata. Porém, o pai descarta e diz que não acredita que o menino ainda esteja vivo.
A terceira hipótese levantada pela família é de que dois jovens, que moravam na área, teriam envolvimento com o sumiço do menino.
“Quando os bombeiros foram fazer as buscas chamaram a atenção da gente para dois jovens que não ajudavam em nada. Ficavam sentados e observando enquanto todo mundo procurava. Isso nos levantou a suspeita, mas o delegado informou que não havia testemunhas ou fatos contra os dois”, revela o pai.
O agricultor agora luta para que as autoridades possam lhe dar pistas do que pode ter ocorrido com o menino.
“A gente procura uma resposta, porque toda família já perdeu um ente querido, mas perder alguém sem saber para onde foi, fica muito difícil, muito doído para a gente”, finaliza.

Luciano foi visto pela útlima vez no dia 29 de maio enquanto brincava com os primos (Foto: Arquivo da família)
‘Sem indícios de crime’
O delegado de Porto Acre, que ficou a frente das investigações, destaca que todas as providências foram tomadas pelo Estado, mesmo que a área de onde o desaparecimento ocorreu seja parte de Boca do Acre, no Amazonas. Segundo ele, a comunidade foi ouvida e todos os órgãos foram acionados.
“A resposta disso depende de novas evidências. A polícia finalizou as buscas, ouviu as duas pessoas que a família apontava como tendo participação no caso, mas nada foi encontrado. Não há indícios de um crime, o que sabemos é que houve um desaparecimento, mas não como isso ocorreu”, explica.
Pimentel relata também o fato sensibilizou o Estado e que as investigações continuam para que um dia seja solucionado o que de falto ocorreu com Luciano.
Comentários
Acre
“Justiceiro do crime” é condenado a mais de 28 anos por execução de jovem em Rio Branco
O presidiário Erlan da Costa Macedo, conhecido como “Boquinha”, foi condenado a 28 anos, 7 meses e 14 dias de prisão pelo assassinato do jovem Gabriel Barreto de Oliveira. O crime, ocorrido na noite de 27 de agosto de 2023, em Rio Branco, foi julgado procedente pelo Conselho de Sentença da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar, que acolheu a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Acre.
Além do homicídio qualificado, Erlan também foi condenado por integrar organização criminosa. A pena deverá ser cumprida em regime fechado, e o réu não poderá recorrer da decisão em liberdade.
De acordo com as investigações conduzidas pela Delegacia de Homicídios da Polícia Civil, Erlan e um comparsa, ainda não identificado, invadiram a residência de Gabriel, localizada na Travessa da Garça, no bairro Boa Vista, região da Sobral. Armados, os criminosos surpreenderam a vítima, que ainda tentou fugir, mas foi alcançada e executada a tiros, sem chance de defesa.
A motivação do crime, segundo a polícia, foi vingança. Gabriel teria sido acusado de cometer furtos na comunidade onde vivia. Erlan, apontado como uma das principais lideranças de uma facção criminosa atuante na região, teria ordenado e participado diretamente da execução.
Apesar da condenação, a defesa de Erlan da Costa Macedo ainda pode recorrer da sentença.
Comentários
Acre
Dois homens são indiciados por latrocínio de vigilante em escola no Acre
A Polícia Civil do Acre indiciou, na noite desta segunda-feira (7), Leandro Mendes dos Santos, de 18 anos, e Valdeusmar Bezerra da Silva, de 35 anos, pelo latrocínio — roubo seguido de morte — do vigilante Raimundo de Assis Souza Filho, de 52 anos. O crime ocorreu na manhã do mesmo dia, na Escola Estadual Maria Raimunda Baldino, localizada na Rua Tião Natureza, bairro Palheiral, em Rio Branco.
Leandro foi um dos criminosos que invadiu a escola com o objetivo de roubar a arma do vigilante. Durante a ação, houve troca de tiros e Raimundo acabou sendo atingido e morto. Leandro também foi baleado, com um disparo na região do pescoço, e foi socorrido ao Pronto-Socorro da capital.
Valdeusmar, que era monitorado por tornozeleira eletrônica e havia rompido o dispositivo pouco antes do crime, foi preso horas depois por policiais do 1º Batalhão da Polícia Militar, na Rua Blumenau, região da Sobral.
O procedimento de investigação foi concluído pela Delegacia Central de Flagrantes (DEFLA). Um terceiro suspeito, irmão de Leandro, chegou a ser detido, mas foi liberado por falta de provas.
Leandro e Valdeusmar devem passar por audiência de custódia nesta terça-feira (8), na Vara Estadual do Juiz das Garantias, no Fórum Criminal de Rio Branco. A Justiça decidirá se os acusados permanecerão presos preventivamente enquanto respondem pelo crime.
Comentários
Acre
“Mulher perfeita” testa fragrâncias com o próprio cheiro em 30 primeiros encontros: “Foi tudo cronometrado”
Ideia surgiu depois que ela foi elogiada pelo próprio aroma durante um date… e marcou outros 29 para testar, mas acabou encontrando o mesmo homem duas vezes sem saber.
Em dezembro de 2023, a influencer Janaína Prazeres, de 35 anos, foi eleita pela revista Playboy europeia como a “mulher perfeita” — título concedido a partir de um estudo que avaliava proporções corporais, simetria facial, harmonia da voz e magnetismo pessoal. Desde então, ela se tornou conhecida como referência estética internacional, mas decidiu agora explorar um novo sentido: o olfato.
“Essa ideia nasceu de algo que vivi muitas vezes: meus namorados e ficantes sempre diziam que preferiam o meu cheiro natural a qualquer perfume caro. Aquilo ficou na minha cabeça por meses, até que decidi: e se eu engarrafasse isso?”, conta. Assim nasceu a coleção “Prazeres da Janaína”, composta por quatro fragrâncias inspiradas no cheiro natural do corpo dela.
“O mais curioso é que ‘Prazeres’ é meu sobrenome de verdade. Na escola, isso era motivo de piada, zoação pesada. Eu cresci querendo esconder esse nome. Hoje, resolvi transformar em força — é parte de quem eu sou e agora está estampado numa linha que fala exatamente sobre autenticidade e sensualidade.”
Para descobrir qual das quatro versões representava melhor sua essência, Janaína criou um teste inusitado: marcou 30 primeiros encontros com homens diferentes, em 15 dias, usando uma fragrância distinta a cada dois encontros. Cada encontro durava em média 50 minutos e, segundo ela, não havia intimidade ou contato físico. “Era tudo cronometrado. Eu queria observar as reações, os comentários, os olhares. E anotei tudo num caderninho depois.”
As fragrâncias variavam entre notas adocicadas, amadeiradas, florais frescas e um toque mais limpo, quase de pele pós-banho — todas desenvolvidas com ajuda de um farmacêutico a partir do aroma original da pele dela. “Era quase um experimento social. Em um dos encontros, o cara falou: ‘Não sei o que é isso que você está usando, mas vou lembrar desse cheiro pra sempre’.”
O que ela não esperava era viver uma situação embaraçosa: “Teve um dia que marquei um encontro em um café e, quando cheguei, dei de cara com um rapaz com quem já tinha saído — só que num dia anterior, em outro lugar! A gente ficou naquela de ‘acho que te conheço de algum lugar’, até que caiu a ficha. Sorte que ele levou numa boa, mas fiquei sem saber onde enfiar a cara.”
A linha “Prazeres da Janaína” ainda está em fase de testes, mas já tem fila de seguidoras pedindo o lançamento. “Sempre recebo mensagens perguntando como eu cheiro. Agora, quem sabe, elas possam ter um pedacinho meu com elas também.” O perfume será lançado oficialmente em maio de 2025, junto com a divulgação da capa de Janaína na edição da Glamour Bulgária, marcando uma nova fase da carreira da influenciadora — agora também como empresária do universo olfativo.
Você precisa fazer login para comentar.