Acre
Agricultor não desiste de achar filho que sumiu há 2 meses: ‘difícil sem ele’
Luciano Silva, de 10 anos, desapareceu no dia 29 de maio no interior do Acre.
Polícia não conseguiu apontar o que de fato ocorreu com o garoto.
Em pensar que há pouco mais de um ano, o agricultor comemorava a data com a prole completa. Entre as mãos, humildemente, Silva mostra um singelo porta-retratos feito de papel emborrachado, lembrança de Luciano no último Dia dos Pais.
Mal sabia o agricultor que a imagem iria se tornar símbolo da busca incessante para saber o que realmente aconteceu com o pequeno.
“Primeiro Dia dos Pais sem ele. Não é fácil, ele era um dos meus filhos mais carinhosos. Essa foto, ele me deu no ano passado, na véspera do Dia dos Pais. Muito difícil ficar sem ele”, diz entre lágrimas.
A chácara, onde tudo aconteceu, tinha sido adquirida pelo agricultor há cinco dias antes do desaparecimento do menino. Ele havia trocado a casa na Vila do V pelo pedaço de terra em Porto Acre. Sem Luciano, o agricultor desfez o negócio e voltou a morar na pequena comunidade.
“Mudou nossa rotina. Duas semanas depois, a gente não comia e nem dormia. Depois que voltamos para a vila, com a ajuda dos amigos, as coisas foram ficando mais calmas. É muito doído”, diz.
umiço
A última vez que Luciano foi visto foi por volta de 16h30 do dia 29 de maio. O desaparecimento foi notado pelos pais quando o casal tentou chamá-lo para tomar banho. De acordo com o pai, o menino brincava com os primos em frente à casa da tia, que também ficava próximo à chácara.
O pai fez um boletim de ocorrência e a Polícia Civil passou a investigar o caso. Corpo de Bombeiro e Exército chegaram a ser acionados, mas sem sucesso nas buscas. A hipótese é de que o menino tivesse caído no rio, que fica a cerca de 100 metros da casa.
Hipóteses
Passados quase três meses, Silva acredita que o menino não tenha se afogado. Ele alega que o filho tinha medo de água e que também não foram encontrados vestígios no rio que apontassem um afogamento.
Outra possibilidade levantada na época pelo próprio pai foi a de que Luciano teria se perdido na mata. Porém, o pai descarta e diz que não acredita que o menino ainda esteja vivo.
A terceira hipótese levantada pela família é de que dois jovens, que moravam na área, teriam envolvimento com o sumiço do menino.
“Quando os bombeiros foram fazer as buscas chamaram a atenção da gente para dois jovens que não ajudavam em nada. Ficavam sentados e observando enquanto todo mundo procurava. Isso nos levantou a suspeita, mas o delegado informou que não havia testemunhas ou fatos contra os dois”, revela o pai.
O agricultor agora luta para que as autoridades possam lhe dar pistas do que pode ter ocorrido com o menino.
“A gente procura uma resposta, porque toda família já perdeu um ente querido, mas perder alguém sem saber para onde foi, fica muito difícil, muito doído para a gente”, finaliza.

Luciano foi visto pela útlima vez no dia 29 de maio enquanto brincava com os primos (Foto: Arquivo da família)
‘Sem indícios de crime’
O delegado de Porto Acre, que ficou a frente das investigações, destaca que todas as providências foram tomadas pelo Estado, mesmo que a área de onde o desaparecimento ocorreu seja parte de Boca do Acre, no Amazonas. Segundo ele, a comunidade foi ouvida e todos os órgãos foram acionados.
“A resposta disso depende de novas evidências. A polícia finalizou as buscas, ouviu as duas pessoas que a família apontava como tendo participação no caso, mas nada foi encontrado. Não há indícios de um crime, o que sabemos é que houve um desaparecimento, mas não como isso ocorreu”, explica.
Pimentel relata também o fato sensibilizou o Estado e que as investigações continuam para que um dia seja solucionado o que de falto ocorreu com Luciano.
Comentários
Acre
Jovem fica ferido após queda de moto durante suposto racha em arena esportiva de Rio Branco
Acidente ocorreu na Arena Race, na Estrada do Quixadá; vítima foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao Pronto-Socorro
Um jovem de 21 anos ficou ferido após sofrer uma queda de motocicleta na noite desta quinta-feira (18), na Arena Race de Esportes Radicais, localizada no km 3 da Estrada do Quixadá, na região do bairro São Francisco, em Rio Branco.
A vítima foi identificada como João Ícaro Sousa Araújo, que conduzia uma motocicleta Honda Fan 150, de cor vermelha. Segundo informações apuradas no local, o jovem participava de um suposto racha com outro motociclista quando, ao retornar pela pista, perdeu o controle do veículo e colidiu contra uma placa da Arena Race, situada no início do trajeto.
Com a força do impacto, a motocicleta atingiu a estrutura e João Ícaro foi arremessado por cima da placa, caindo violentamente ao solo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básico, que prestou os primeiros atendimentos ainda no local antes de encaminhar a vítima ao Pronto-Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco.
No hospital, o jovem foi entregue ao setor de Traumatologia, onde foram constatados um corte no joelho direito, ferimento na cabeça e a amputação de uma unha do pé direito. Apesar das lesões, o estado de saúde do motociclista foi considerado estável.
As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.
Comentários
Acre
OAB/AC ajuíza ACP contra o Detran: “obstáculos ao exercício da advocacia”

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), Rodrigo Aiache, anunciou o protocolo de uma Ação Civil Pública (ACP) contra o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC), em virtude de uma série de exigências que geram obstáculos ao exercício da advocacia em processos administrativos do órgão. No processo, consta ainda um pedido de antecipação de tutela.
Baseado na defesa das prerrogativas, Rodrigo Aiache argumenta que o Detran vem exigindo a apresentação de documentos originais ou cópias autenticadas e a aceitação exclusiva de assinatura eletrônica efetuada pelo GOV.BR — negando a validade de assinaturas de outras plataformas. Além disso, aponta a falta de um sistema eletrônico de protocolos, o que obriga os profissionais a realizarem o procedimento exclusivamente de forma física.
Para o presidente da Seccional acreana, existe uma grave violação do Estatuto da Advocacia, o que dificulta a defesa dos clientes.
“A Portaria 1.119 do Detran, infelizmente, ofende diversas prerrogativas e não podemos tolerar que isso aconteça. O advogado tem fé pública, não necessitando apresentar originais ou cópias autenticadas. Tentamos resolver por via administrativa, mas não houve resultado; por isso, ajuizamos o processo e não vamos retroceder”, finalizou Rodrigo Aiache.
Comentários
Acre
Governo do Acre realiza pagamento da segunda parcela do 13º salário

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Seguindo o cronograma anunciado pelo governador Gladson Camelí, o governo do Acre efetuou, nesta sexta-feira, 19, o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos mais de 56 mil servidores públicos estaduais, entre ativos, aposentados e pensionistas. Os valores já estão creditados nas contas, reafirmando o compromisso da gestão com a pontualidade e a valorização do funcionalismo público.
O pagamento contribui diretamente para o aquecimento da economia local neste período de fim de ano, fortalecendo o comércio e garantindo mais tranquilidade financeira às famílias acreanas.
O governador Gladson Camelí destacou que a regularidade do calendário salarial é resultado de uma gestão responsável e comprometida com os servidores públicos. “Os servidores são os grandes diamantes do Estado. Manter os salários e o 13º em dia é um compromisso inegociável, que demonstra respeito, responsabilidade e cuidado com quem dedica seu trabalho ao desenvolvimento do Acre”, ressalta.
O salário referente ao mês de dezembro seguirá o cronograma já divulgado: dia 27 de dezembro para correntistas do Banco do Brasil e dia 29 de dezembro para servidores que recebem por outras instituições financeiras.
Os contracheques estão disponíveis para consulta no site contracheque.ac.gov.br, no Portal de Serviços do Estado do Acre e no aplicativo MeuAC.






Você precisa fazer login para comentar.