Acre
Agente da PF confirma operação que poderá prender cardeais petistas no Acre
Na mira das investigações estão políticos, empresários e servidores do estado que enriqueceram desviando dinheiro público
Nossa fonte não soube dar maiores detalhes sobre as investigações, uma vez que a PF costuma compartimentar suas ações a fim de mantê-las sob sigilo.
Coluna Pimenta no Reino do Archibaldo Antunes - Contilnet
Maracutaia federal
Fonte da Polícia Federal consultada pela coluna confirmou que está em curso uma investigação de longa data no estado, envolvendo pessoas proeminentes do Partido dos Trabalhadores, com cargos no primeiro escalão do governo.
Farra
A devassa deverá acarretar para breve uma operação contra empresários, políticos e servidores responsáveis por desvios de milhões de reais dos cofres públicos, convertidos em bens móveis e imóveis em vários municípios do Acre.
Esquemão
Nossa fonte não soube dar maiores detalhes sobre as investigações, uma vez que a PF costuma compartimentar suas ações a fim de mantê-las sob sigilo. Mas adiantou ter sido informado que se trata de um esquema colossal de desvio de recursos públicos.
À mexicana
A operação ‘pega ladrão’ da PF será mais um capítulo na interminável novela de descalabros protagonizada pelos companheiros no âmbito estadual e federal, muitos dos quais condenados à prisão por dilapidar o erário.
Efeito colateral
E é claro que as consequências de um novo escândalo serão drásticas para a virtual candidatura ao governo do estado do prefeito petista Marcus Alexandre – ele próprio suspeito de ter participado de um esquema de desvio de mais de R$ 700 milhões de recursos destinados à construção de estradas no Acre.
Crise nervosa e insônia
Depois que o assunto foi revelado, há dois dias, há quem diga que as farmácias da capital tiveram que renovar seus estoques de calmantes e soníferos.
Ainda presidente
Tião Bocalom amanheceu nesta sexta-feira (9) ainda no cargo de presidente do Democratas no estado. A reunião marcada para ocorrer em Brasília com os dirigentes partidários de todo o país centrou-se na homologação do nome do deputado Rodrigo Maia (RJ), presidente da Câmara Federal, como pré-candidato do partido à Presidência da República.
Pra semana
Apenas na semana que vem o destino do DEM acreano deverá ser decidido pelo presidente da executiva nacional da sigla, senador José Agripino Maia (RN).
Tendência
Mas ao que tudo indica, o deputado federal Alan Rick deverá ‘garfar’ o partido e levá-lo para a aliança capitaneada pelo Progressista do senador Gladson Cameli.
Anabolizante
A habilidade dos dirigentes do Solidariedade (SD) no Acre levou à formação de uma chapa para deputado estadual de meter medo por sua musculatura política. Tanto que já há partidos aliados considerando a possibilidade de desfazer a parceria que vinha se desenhando entre o SD, PTB, PSC e PPS.
Só Jesus na causa
Arqui-inimigos políticos em Sena Madureira, o prefeito Mazinho Serafim (MDB) e o casal Toinha e Zé Vieira só estabelecem suas tréguas sob a guarda do pastor Celso Gregório de Lima, presidente da igreja Assembleia de Deus no município, conforme comprova a imagem aqui publicada.
Ou eles ou eu!
Depois que Zé e Toinha resolveram se bandear para o lado do governo, Mazinho chegou a ameaçar apoiar o candidato do PT caso eles resolvessem voltar à oposição.
Política e religião
Mas como o pastor Celso confirmou apoio à pré-candidatura a deputada estadual da esposa do prefeito, este e o casal Vieira agora são obrigados a conviver em harmonia durante os encontros religiosos na congregação.
Uma lei para cada ocasião
A propósito desse assunto, já circula no município a piada segundo a qual, durante os cultos, os rivais adotam a máxima de Cristo, narrada no Evangelho de Mateus: “(…) se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra”. Terminado o louvor, volta a prevalecer entre eles o Código de Hamurabi, que deu origem ao dito popular “olho por olho, dente por dente”!
Comentários
Acre
Acre é o primeiro estado a implantar Sistema Eletrônico de Informações nos 22 municípios

Com apoio do governo do Acre, os 22 municípios vão implantar o SEI. Foto: José Caminha/Secom
O governador do Acre, Gladson Camelí, assinou, nesta sexta-feira, 11, um termo de cooperação em que, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), o governo vai dar suporte e orientar os 22 municípios na implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
A iniciativa visa promover a modernização, digitalização e integração da gestão pública, fortalecendo a transformação digital em todo o território acreano. Com a medida, o Acre se torna o primeiro estado do Brasil a ter todos os municípios nesta sistema integrado.
O SEI é distribuído gratuitamente para ser utilizado na gestão eletrônica de documentos e processos administrativos e é uma solução definitiva que permite a eliminação do papel como suporte físico para documentos institucionais. Com a tecnologia, a comunicação passa a ser eletrônica e em tempo real.
Os mais favorecidos devem ser ainda os municípios de difícil acesso, que devem superar as dificuldades logísticas com essa ferramenta.
Para o governador Gladson Camelí, a medida é uma forma de fortalecer a governança integrada entre município, Estado e órgãos de controle.
“Essa união em torno de um sistema para desburocratizar as gestões que vai ajudar os servidores públicos e também melhorar a prestação de serviços à nossa população. Isso vai permitir a celeridade dos processos administrativos, ganho de produtividade, redução de custos, transparência, modernização e segurança”, destacou.
O governador tem priorizado uma gestão plural, municipalista, fortalecendo a autonomia dos municípios.
“Estamos dando um passo importante para o nosso estado na integração entre poderes públicos constituídos e os entes federativos com a adesão do tramita.gov. Essa ferramenta possibilitará a tramitação de processos entre as partes envolvidas, com mais agilidade, segurança e transparência. Isso mostra o meu compromisso com os 22 municípios, do diálogo aberto, porque nós precisamos, cada vez mais estar transparentes, diminuir o tempo de espera e executar o que tiver que executar.”
Inovação e revolução digital
A Sead está oferecendo apoio técnico integral aos municípios para a implantação do SEI, com:
• Capacitação de servidores municipais por meio do Treinamento Sei Aaministrar, voltado aos pontos focais (servidores com conhecimento técnico indicados por cada município);
• Fornecimento de estrutura técnica e de sistemas, garantindo ambiente adequado para operação e gestão dos processos digitais;
• Suporte contínuo e acompanhamento personalizado durante todo o processo de adesão e implementação do sistema;
• Compartilhamento da infraestrutura já consolidada do Estado, com base em boas práticas de gestão e transformação digital.
A vice-governadora Mailza Assis defende que ações como essa garantem mais transparência ao processo e estreitam os laços entre os entes envolvidos.
“É um avanço, economiza, agiliza, dá transparência e melhora todo o atendimento público ao cidadão. Então é um grande investimento e o governo do Estado, junto aos municípios, tem essa proposta de melhoria na comunicação, fazendo assim um arco mais moderno e conectado.
Fonte: Agência de Notícias do Acre
Comentários
Acre
Bate-boca e vaias marcam debate sobre mudança do Centro POP

Foto: Jardy Lopes/ac24horas
O ex-vereador de Rio Branco e atual secretário de Assistência Social e Direitos Humanos do município, João Marcos Luz, compareceu na primeira sessão itinerante da Câmara de Rio Branco, nesta sexta-feira (11), que acontece no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Sobral e foi confrontado por moradores sobre a mudança do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua – Centro POP para a região. Ele foi vaiado por populares e bateu boca com o vice-presidente do Progressistas (PP), Lívio Veras, que é morador do bairro Castelo Branco.
Lívio Veras fez um desabafo sobre a questão e disse que ao tomar conhecimento da intenção da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), de mudar o Centro POP para o Castelo Branco, ficou surpreso.
“Liguei para o secretário e talvez ele não tenha levado muito a sério. O assunto chegou ao Ministério Público de forma torta. Não aceitamos de maneira nenhuma, secretário, que alguém tem um problema e venha transferir ele para cá. O povo, a ordem, vem da gente; nós somos a força e contra nós não há resistência. Nosso bairro não merece que esse Centro POP venha para cá. Esse problema não é nosso!”, afirmou Veras.
O presidente do bairro Plácido de Castro, que se identificou com Cleiton, também falou diretamente ao secretário da SASDH, João Marcos Luz.
“Numa das entrevistas que o senhor deu, disse que o poder público não tem capacidade de resolver a questão do Centro POP. Então como quer trazer pra cá. Fica muito fácil pegar um problema e trazer para uma casa, vai fazer o que com eles lá, vai amarrar? Eles querem vir pra cá?”, disse Cleiton.
Ao tomar a palavra, João Marcos foi vaiado por populares que assistiam a sessão e explicou que a mudança do Centro POP vai acontecer, mas outras áreas da regional da Sobral também podem receber a estrutura, e não necessariamente o Castelo Branco. “Pra onde o Centro POP for as pessoas vão se chatear, porque quem olha lá vê uma bagunça. A lei não permite que seja em zona rural, afastado da cidade. Cá pra nós, pessoal, esse é um problema nosso, te todos nós. Não vamos transferir problema não, é pra resolver problema. Agora, se vai vir pra cá ou não, vai depender inclusive do Ministério Público que tem uma ação contra o município e temos 90 dias para decidir. É uma questão delicada e complexa que não se resolve no grito”, disse.
Após a fala de João Marcos, Lívio se levantou da plateia e reclamou da falta de consulta popular para a decisão da transferência do Centro. “Como se toma uma decisão dessa sem ouvir a população?”, questionou o vice-presidente do PP. João Marcos reagiu dizendo que Lívio não tinha propriedade em falar sobre a situação assistencial às pessoas em situação de rua.
A situação foi acalmada pelo vereador Samir Bestene (PP), que pediu o restabelecimento da ordem.
Na próxima terça-feira (15), a sessão da Câmara Municipal deve promover um debate amplo em torno do tema, com a presença de representantes da segurança pública e de secretarias sociais.
Comentários
Flash
Sebrae fortalece ações de integridade e transparência ao aderir ao programa Pacto Brasil da CGU
Instituição tem compromisso com a ética e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios no estado
Com foco na promoção da integridade, prevenção à corrupção, transparência pública e participação social, o Sebrae no Acre aderiu ao programa Pacto Brasil, desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU).
O Pacto Brasil tem como missão fomentar a adoção de práticas de integridade e compliance por empresas e entidades privadas, contribuindo para um ambiente de negócios mais ético e transparente. Entre os benefícios para os participantes, destacam-se o apoio técnico, a capacitação em boas práticas de governança e o reconhecimento público pelo compromisso com a integridade.
A adesão ao programa é voluntária e ocorre por meio da assinatura de um Termo de Adesão, seguida de uma autoavaliação e da implementação de um Plano de Ação para melhoria contínua das práticas de gestão e conformidade.
Durante o evento, foi reforçado o papel estratégico das instituições parceiras — como o Sebrae — na difusão dessas boas práticas, especialmente entre micro e pequenas empresas.
De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae no Acre, Marcos Lameira, em 2024 a instituição atingiu 92% de homologações em seus processos licitatórios, sendo 100% deles realizados em formato eletrônico — o que ampliou a concorrência e reduziu barreiras de acesso, principalmente para fornecedores locais. No total, foram realizadas 51 licitações bem-sucedidas.
Para o diretor-superintendente do Sebrae no Acre, aderir ao programa da CGU reforça o compromisso da instituição com a ética e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios no estado. “O Sebrae acredita que o fortalecimento da integridade e da transparência nas relações públicas e privadas é essencial para um ambiente de negócios mais saudável. Ao aderir ao Pacto Brasil, contribuímos diretamente para que mais empresas acreanas adotem boas práticas de governança e estejam preparadas para crescer de forma ética e sustentável”, destaca Lameira.
A expectativa é de que, com o engajamento de mais parceiros e empresas, o Acre avance ainda mais na construção de uma cultura de integridade, colaborando para uma gestão pública mais eficiente e uma economia local mais sólida e justa.
Você precisa fazer login para comentar.