Policiais militares do Batalhão de Fronteiras estão no local para buscar informações detalhadas da chacina. Foram assassinados quatro homens e duas mulheres.
Acre
Afonso Fernandes propõe projeto de cotas em concursos públicos do Acre
Na sessão ordinária desta terça-feira (28) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Afonso Fernandes (PL) apresentou um projeto de lei propondo a instituição de cotas para cidadãos acreanos em concursos públicos realizados pelo governo do Estado.
Fernandes iniciou seu discurso prestando condolências à repórter Gina Menezes, que recentemente perdeu sua mãe, Dona Luzia Menezes Lopes. “Quero registrar neste momento o falecimento da genitora da nossa amiga jornalista, Dona Luzia Menezes Lopes, de 81 anos. Peço a Deus que conforte toda a família”, disse o deputado, destacando a importância de ser solidário em momentos de perda.
O deputado explicou que seu projeto visa corrigir o desnível educacional existente entre o Acre e outros estados do Brasil. “Nosso Estado tem crescido muito populacionalmente, mas as condições educacionais aqui não são equivalentes às de outros estados. Precisamos buscar um mecanismo para oportunizar aos acreanos as mesmas condições de disputa”, afirmou Fernandes.
A proposta de cotas para acreanos nos concursos públicos estaduais foi justificada com base em diversas considerações constitucionais e legais. “A Constituição Federal veda a criação de distinções entre brasileiros, mas admite exceções, como a Lei nº 12.711/2012, que institui cotas em instituições federais de ensino”, lembrou o deputado. Além disso, ele ressaltou o papel da União em garantir a equalização das oportunidades educacionais conforme o artigo nº 211 da Constituição Federal.
Fernandes enfatizou a capacidade de autolegislação dos estados federados, dentro dos limites definidos pela Constituição Federal. “Os estados possuem competência concorrente para elaborar suas próprias leis. Acredito que este projeto será um passo importante para promover justiça e equidade na nossa sociedade”, concluiu o parlamentar.
A proposta de Fernandes agora seguirá para análise e debate na Aleac, onde deverá enfrentar discussões intensas devido ao seu impacto nos processos seletivos e na administração pública do estado.
Texto: Andressa Oliveira
Foto: Sérgio Vale
Fonte: Assembleia Legislativa do AC
Comentários
Acre
Terça-feira terá sol e chuvas pontuais no Acre, com possibilidade de temporais isolados
A previsão do tempo para esta terça-feira, 4, indica um dia de sol e nuvens em grande parte do Acre, com possibilidade de chuvas pontuais, que podem ser intensas em algumas regiões, segundo informações do portal O Tempo Aqui.
Apesar do predomínio de sol, pancadas localizadas não estão descartadas. A probabilidade de chuvas fortes é considerada baixa. A umidade relativa do ar deve variar entre 35% e 45% durante a tarde e atingir entre 90% e 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos sopram de norte, com variações de noroeste e nordeste, em intensidades fracas a calmas.
Confira as temperaturas previstas para esta terça-feira:
• Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.
• Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.
• Sena Madureira e Manoel Urbano: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.
• Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.
• Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.
• Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.
Comentários
Acre
Folia para todas as idades: terceira noite do Carnaval em Xapuri celebra a alegria e elege realeza mirim
E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado

A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows
A terceira noite do Carnaval em Xapuri começou em clima de festa já durante a tarde, com o animado Baile Infantil. A criançada mostrou que também tem samba no pé e, com muita energia e entusiasmo, participou da escolha da Realeza Mirim 2025. Foi um verdadeiro espetáculo de alegria, onde os pequenos foliões deram um show à parte.
Ao cair da noite, a arena carnavalesca se encheu de cores, música e animação. A programação contou com apresentações que mantiveram o público no embalo da festa. A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows. Para encerrar a terceira noite com chave de ouro, Edu Casseb, o Safadão, trouxe uma performance vibrante e cheia de carisma, colocando todo mundo para dançar.
Mesmo com um público menor em comparação às noites anteriores, a energia da festa permaneceu intensa, mostrando que o Carnaval em Xapuri é sinônimo de alegria e tradição. De acordo com a Polícia Militar, a noite transcorreu de forma tranquila, sem registros de ocorrências, reforçando o compromisso da organização com a segurança e o bem-estar dos foliões.
E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado. O DJ Alessandro Lima retorna para comandar os sets de transição e manter o alto astral na arena carnavalesca.
A Prefeitura de Xapuri convida todos para mais uma noite inesquecível de folia na Princesinha. Venha viver o Carnaval de um novo tempo!
Você precisa fazer login para comentar.