Conecte-se conosco

Cotidiano

‘Advogada de facção’ e mais duas pessoas são presas pela PF em operação no Acre

Publicado

em

Há indícios de que a advogada teria intermediado a entrega de uma arma de fogo entre os membros da organização criminosa.

OAB informou que ainda não teve acesso ao teor da denúncia e que aguarda para saber se vai abrir procedimento disciplinar. Advogada foi presa na quarta-feira (23), em Cruzeiro do Sul.

Com jornais do acre

Seis mandados judiciais foram cumpridos pela operação, sendo dois de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva. A Operação Cata-Vento, deflagrada pela Polícia Federal (PF) no município de Cruzeiro do Sul, resultou na prisão da advogada Josimeire Teixeira Pereira, na última quarta-feira (23).

Seis mandados judiciais foram cumpridos pela operação, sendo dois de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva. Durante o cumprimento de um dos mandados de busca e apreensão foi encontrada uma pequena quantidade de drogas prontas para a comercialização. Já dos quatro mandados de prisão, a polícia conseguiu cumprir três, um dos investigados está foragido.

Advogada foi presa na quarta-feira (23), em Cruzeiro do Sul — Foto: Reprodução/CNA

De acordo com as investigações da PF, Josimeire era advogada de uma facção criminosa que atua no município e durante a prestação dos serviços legais, se envolveu nas atividades administrativas do grupo criminoso, como cobrança de dívidas. Há indícios de que a advogada teria intermediado a entrega de uma arma de fogo entre os membros da organização criminosa, quando teria levado bilhetes com o pedido dos presos para a pessoa que guardava as armas.

 

De acordo com a nota sobre a operação, emitida pela PF, “o nome é relativo ao fio condutor da operação: encontrar o rastro do dinheiro da organização criminosa. A expressão “vento” significa dinheiro no jargão utilizado comumente no meio do crime. Cata-Vento também faz referência a sigla pela qual a organização se intitula”.

OAB não teve acesso à denúncia

A presidente da sub-sessão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AC) no Juruá, Núbia Sales de Melo, informou que acompanhou tanto execução da prisão como o cumprimento do mandado de busca e apreensão na casa da advogada. Segundo ela, a OAB ainda não teve acesso ao teor da denúncia contra Josimeire.

“Como não tivemos acesso ao processo, por ter sigilo, estou oficiando, tanto à Polícia Federal quanto o Tribunal de Justiça, na Vara que corre o processo, para solicitar cópias. Ela não foi para o presídio, porque não tinha local adequado conforme os requisitos para ela ficar. Mas, não queremos divulgar o local que ela foi levada por questão de segurança mesmo”, disse Núbia.

O presidente da OAB, Érick Venâncio, afirmou que, caso haja elementos, um processo disciplinar contra a advogada deve ser aberto.

“A única manifestação que podemos fazer é que a sub-sessão do Juruá acompanhou todos os procedimentos. Estamos hoje pedindo acesso aos autos para verificar se há elementos para instauração de processo disciplinar e, se for o caso, até para suspensão preventiva. Mas, nós não temos ainda esses elementos”, concluiu.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo