Conecte-se conosco

Cotidiano

Adriano se despede do futebol com gols em jogo festivo entre Flamengo e Amigos da Itália

Publicado

em

Adriano faz no Maracanã o seu jogo de despedida do futebol
THIAGO RIBEIRO/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO — 15.12.2024

JOGADA 10

Com direito a muita emoção, ex-atacante atua e marca pelos dois times em despedida; jogador ganha mensagem do pai com ajuda da IA

Oito anos depois de fazer sua última partida oficial como jogador, o eterno Imperador Adriano ganhou sua despedida do futebol. Neste domingo (15), no Maracanã, mais de 21 mil pessoas compareceram para ver o jogo festivo entre “Flamengo Legends” e “Amigos da Itália”, num evento recheado de ídolos, ex-craques e, claro, parentes do dono da festa. O Imperador, como não poderia deixar de ser, se despediu com gol pelos dois times na vitória do Fla por 4 a 3 – o último foi do craque, no lance que encerrou o duelo.

Homenagens e emoção

Antes da bola rolar, alguns momentos emocionantes para Adriano. Primeiro, com um bandeirão com seu rosto estendido pelos jogadores e por um dos torcedores símbolos do Flamengo. Depois, as entradas da avó e da mãe de Adriano, Donas Vanda e Rosilda, respectivamente. Dona Vanda deu o pontapé inicial, para aplausos dos torcedores.

Então, houve a entrega da “Última munhequeira” por Ronaldo Fenômeno, ex-companheiro de Seleção Brasileira e Inter de Milão. O ex-camisa 9 da Seleção não foi a campo, porém.

Jogo

Com a bola rolando, os Amigos da Itália queriam jogo, com Hernanes chutando de fora da área na trave. Adriano, então, teve três chances em sequência. Primeiro, chute de longe, sua principal característica. Depois, em cruzamento perfeito de Athirson, Adriano subiu livre, fez lindo movimento para o cabeceio, mas errou o alvo, mandando por cima. Na terceira, buscou um voleio e pegou fraco, com Dida fazendo a defesa.

Aos 38′, quase gol do Baixinho Romário. Tabela linda de Vagner Love com Djalminha e o camisa 11 não alcançou. Quem roubou a cena na etapa inicial foi Júlio Cesar. O ex-goleiro foi um dos principais responsáveis pelo primeiro tempo encerrar zerado, como os próprios jogadores brincaram nas entrevistas ao intervalo. Com pelo menos quatro defesas, Júlio César, ídolo das duas equipes, o ex-jogador também da Seleção Brasileira brilhou.

Segundo tempo

Primeiro gol foi dos Amigos da Itália. Se não foi de Adriano, foi de seu filho; Adrianinho. Cruzamento perfeito da direita de Córdoba e o camisa 9 se antecipou ao goleiro para fazer 1 a 0.

O empate saiu com Athirson, aos 15′, após assistência de Edílson Capetinha. O ex-lateral recebeu dentro da área e finalizou cruzado de esquerda para, enfim, superar Dida. Pouco depois, coube novamente a Athirson participar do gol. Desta vez, do craque Romário. O eterno camisa 11 só complementou, bem ao seu estilo, para virar o jogo para o Mengão.

O Fla “sofreu” o empate na sequência. Jogando o segundo tempo pelos Amigos da Itália, o Imperador conseguiu se despedir com gol. Ele recebeu cruzamento da direita, deu um leve empurrão em Angelim, que não fez força para evitar o cabeceio e o eventual empate. A torcida não escondeu a felicidade em ver o gol do ídolo em sua despedida.

Mais emoção

Aos 30′ do segundo tempo, o jogo foi paralisado para um momento de arrepiar até torcedores rivais do Flamengo. Todos se voltaram para o telão, que começou a exibir uma mensagem de voz criada por inteligência artificial de ninguém menos que Almir Leite Ribeiro, pai de Adriano. Ele faleceu em 2004, aos 46 anos.

Na mensagem, seu Almir pedia para que Adriano colocasse uma última vez o manto do Mengão, entregue por sua mãe Rosilda. O Imperador, então, vestiu a camisa e deu volta olímpica, sendo aplaudido de pé pelos mais de 21 mil presentes no Maracanã, principal palco da carreira do eterno craque. Após um gol de cada time, Adriano pode bater um pênalti cometido em Sheik para definir o placar em 4 a 3 para o Flamengo.

Flamengo Legends (4): Júlio César, Léo Moura, Ronaldo Angelim, Juan, Athirson, Júnior, Diego Ribas, Petkovic, Romário, Adriano Imperador e Vagner Love. Depois: Toró, Djalminha, Hugo, Zé Roberto, Reinaldo, Emerson Sheik, Edílson, Aloísio Chulapa. Técnico: Zico

Amigos da Itália (3): Dida; Córdoba, Burdisso, Gamarra, Aldair, David Pizarro, Zé Elias, Hernanes, Fábio Junior, César e Materazzi. Depois: Adriano Imperador, Adrianinho, Gilberto, Thiago, Fábio Simplício, Ibson. Técnico: Zinho

Gols: Adrianinho, 2’/2ºT (0-1); Athirson, 15’/2ºT (1-1); Romário, 20’/2ºT (2-1); Adriano Imperador, 25’/2ºT (2-2); Rui, 38’/2ºT (2-3); Edilson, 39’/2ºT (3-3); Adriano Imperador, 41’/2ºT (4-3);

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo