Acre
Adolescente mata irmão em Senador Guiomard; tiro atinge também a mãe

Nilson de Souza foi ferido mortalmente no peito após flagrar o imrão embalando droga em casa – Fotos: Clériston Amorim
Fonte: agazeta.net
Mais um crime bárbaro abala a sociedade acreana. No início da tarde hoje, 23, na cidade de Senador Guimard, um adolescente, de 16 anos, matou seu irmão José Nilson de Souza, 23, e feriu sua própria mãe. O tiro, segundo o acusado, também atingiu o peito de sua mãe, Francisca das Chagas Alves de Souza, 42, que foi encaminhada ao setor de emergência do pronto-socorro de Rio Branco.
De acordo com as primeiras informações colhidas no local da ocorrência, por volta de meio dia, José Nilson chegou em casa e flagrou seu irmão – o adolescente – embalando drogas e o chamou atenção, quando gerou-se uma discussão. Por não gostar da interferência do irmão, o adolescente sacou o revólver e efetuou o disparo. Nilson chegou a pedir, de joelhos, para o irmão não atirar.
Ainda agonizando, Nilson de Souza pediu socorro a sua mãe, que também foi ferida com um tiro no peito. Dona Francisca das Chagas foi socorrida e levada ao pronto-socorro de Rio Branco, onde foi atendida e não corre risco de morte.
A polícia fechou o cerco e apreendeu o adolescente na casa de um amigo. Com ele, foi apreendida uma quantia de droga e o revólver calibre 38, usado no crime. O menor foi encaminhado à delegacia de Senador Guiomar. Na delegacia, o acusado informou que apenas deu um tiro, sendo que este varou o peito do irmão e resvalou na sua mãe.
Sobre a notícia preliminar de qua o adolescente teria também atirado na sua mãe, somente com o desenrolar das investigações e com a conclusão da perícia é que isso será esclarecido.
O crime aconteceu na rua Veterano Cícero Ferraz, no bairro Chico Paulo.
Comentários
Acre
Motorista brasileiro morre em acidente no Peru e corpo segue sem identificação completa
Autoridades buscam familiares de Adelino Dias de Moura e acionam órgãos internacionais para esclarecer o caso
A Procuradoria está à procura de familiares do motorista de rebocador brasileiro Adelino Dias de Moura, que morreu na última segunda-feira após um acidente de trânsito na rodovia Arequipa-Puno, no Peru.
De acordo com as autoridades, o corpo da vítima permanece na morgue sem identificação completa. Diante da situação, a Procuradoria solicitou apoio ao Consulado Geral do Brasil no Peru, além de encaminhar pedidos de informação à SUNAT-Alfândega sobre a entrada dos veículos envolvidos no acidente no país.
As investigações também contam com o suporte da Interpol em Lima, que foi acionada para levantar dados junto às autoridades brasileiras, incluindo informações sobre a propriedade e o histórico dos veículos relacionados ao caso.
Comentários
Acre
Mulher em situação de rua fica gravemente ferida após atropelamento na Avenida Ceará, em Rio Branco
Vítima sofreu fraturas e foi socorrida junto com motociclista envolvida no acidente
Uma mulher em situação de rua, identificada como Jucilene de Souza Xavier, de 36 anos, ficou ferida após ser atropelada na tarde desta quarta-feira (25), na Avenida Ceará, no bairro Dom Giocondo, em Rio Branco.
Segundo informações apuradas no local, uma motociclista trafegava no sentido bairro-centro em uma moto modelo Biz, de cor preta, quando a vítima atravessou a via correndo. A condutora ainda tentou desviar, mas Jucilene acabou indo em direção à motocicleta, provocando o atropelamento.
Com a força do impacto, a mulher sofreu múltiplas escoriações, um corte na cabeça e fraturas graves, incluindo tíbia e fíbula, além de suspeita de fratura no fêmur.
A motociclista também se feriu, apresentando escoriações pelo corpo e possível luxação no tornozelo esquerdo.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básico. As vítimas receberam os primeiros atendimentos ainda no local e, após estabilização, foram encaminhadas ao Pronto-Socorro de Rio Branco.
O Policiamento de Trânsito esteve na área, registrou o Boletim de Acidente de Trânsito (BAT) e realizou os procedimentos necessários para apurar as circunstâncias do ocorrido.
Comentários
Acre
Prefeitura de Brasiléia capacita servidores sobre licitação, DFD e ETP
A Prefeitura de Brasiléia promove, ao longo desta semana, uma importante formação voltada à fase preparatória da licitação, com integração de ferramentas de Inteligência Artificial e foco na elaboração de documentos como DFD (Documento de Formalização de Demanda), ETP (Estudo Técnico Preliminar) e pesquisa de preços, conforme a Lei nº 14.133/2021 e o Decreto Municipal nº 88/2023.
A capacitação é realizada no Centro Cultural Sebastião Dantas, em parceria com o Instituto Gestão e Governança, conduzida pelo professor e Superintendente do Ministério da Gestão no Acre Sender Sil, pós-graduado em Administração e especialista em negociação coletiva e desenvolvimento da gestão estratégica.
Sender Sil destacou a relevância da formação para a modernização da gestão pública. “A nova Lei de Licitações exige planejamento, técnica e estratégia. A utilização da Inteligência Artificial nesse processo potencializa a eficiência e a qualidade das contratações públicas, trazendo mais segurança jurídica e melhores resultados para a administração”, afirmou.
O prefeito Carlinhos do Pelado fez questão de enfatizar a importância da qualificação contínua dos servidores. “Estamos investindo na modernização da gestão pública, garantindo mais eficiência, transparência e segurança nos processos licitatórios”, pontuou.
A agente de contratação Thaísa Monteiro ressaltou o impacto prático da formação. “A utilização da Inteligência Artificial aliada ao conhecimento técnico e conforte a Lei nº 14.133/2021
fortalece nosso trabalho e contribui diretamente para processos mais ágeis e assertivos”, disse.
O secretário municipal de Saúde, Francelio Barbosa, também abordou a relevância da iniciativa. “Capacitar nossas equipes é essencial para garantir que os recursos públicos sejam aplicados com responsabilidade e eficiência”, declarou.
Para Social, Suly, secretária de assistência social, essa capacitação alem de qualidade aos serviços municipais, promove a integração entre as secretarias. “Esse momento fortalece o trabalho em equipe e prepara nossos profissionais para os desafios da atual legislação”, pontuou.
Participaram da formação servidores de todas as áreas da administração municipal, incluindo equipe de planejamento, pregoeiro, agente de contratação, membros da comissão de licitação, analistas de compras, fiscais e gestores de contratos, além de pontos focais estratégicos de cada secretaria.
A programação teve início na última segunda-feira (23), e se encerra nesta sexta-feira (27), consolidando mais uma etapa de fortalecimento da gestão pública no município.








Você precisa fazer login para comentar.