Acre
Adolescente apontado como mandante da morte de estudante de 14 anos é suspeito de outros crimes, diz polícia
Menor teria também armado cilada para taxista que foi assaltado em setembro. ‘Queria matar policiais’, conta delegado.

Adolescente de 14 anos teria grande influência dentro de uma facção que age em Cruzeiro do Sul (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre )
Por Anny Barbosa, G1 AC, Cruzeiro do Sul
Um adolescente de 14 anos, apontado como mandante da morte da estudante de Auine Lima, de 14 anos, morta com 16 facadas após cair em emboscada, apesar da pouca idade, já é conhecido da polícia em Cruzeiro do Sul.
O menor é suspeito de cometer vários assaltos, inclusive, contra um taxista que foi atraído ao bairro Aeroporto Velho. O delegado encarregado ao combate ao crime organizado, Elton Futigami, disse que o menor já estava sendo procurado pela Polícia Civil antes mesmo do crime contra Auine.
“Nós já estávamos atrás dele pelos assaltos cometidos, como o desse taxista também. Já é um velho conhecido nosso, apesar de ser tão novo”, destaca.
O delegado disse ainda que no bairro São José, o menor teria forte influência dentro de uma facção criminosa e dizia que mataria agentes de segurança no local.
“Tivemos essa informação de que ele queria matar policiais na área. Não sabemos se era algo já planejado, mas, as informações mostram que ele tinha esse desejo”, conta.
O menor teria encomendado a morte de Auine por acreditar que ela repassaria informações para a facção rival. “Essa geração está praticamente perdida, infelizmente. O que podemos ver é que cada vez mais cedo eles se inserem na criminalidade e só tende a piorar. Quando se prende um, aparece três para assumir o posto do que foi preso”, afirma.
O menor com mais cinco outros menores são os responsáveis pelo homicídio de Auine. Todos, inclusive, a prima – que teria levado a garota para a emboscada – estão apreendidos e aguardam a decisão do Ministério Público do Acre (MP-AC) para a internação no Instituto Socioeducativo (ISE).
A maior de 19 anos que deu os primeiros golpes de faca, já foi levada ao presídio Unidade Penitenciária Guimarães Lima (FEM).

Estudante foi achada morta dentro de casa abandonada em Cruzeiro do Sul no domingo (3) (Foto: Arquivo da família)
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.

Você precisa fazer login para comentar.