Duas comunidades rurais já sofrem com os efeitos da alagação do Rio Acre: as comunidades do Panorama e do Catuaba, na região do Belo Jardim. Essas comunidades também estão recebendo auxílio da Prefeitura de Rio Branco.
Acre
Administração do TJAC recebe relatório de atividades do conselheiro Marcos Vinícius
As contribuições do representante acreano foram detalhadas no documento entregue ao Poder Judiciário, reiterando o compromisso firmado para o aprimoramento da prestação jurisdicional
Em uma ação significativa para o fortalecimento das relações interinstitucionais, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcos Vinícius, realizou visita à presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Regina Ferrari, nesta quarta-feira, 30. O objetivo foi entregar o relatório do biênio 2022-2024, que apresenta as principais atividades e resultados alcançados no segundo mandato do conselheiro.
O encontro ocorreu no gabinete da presidência do TJAC e contou ainda com a presença do vice-presidente, desembargador Luís Camolez, também do desembargador Laudivon Nogueira e do juiz-auxiliar da Presidência, Giordane Dourado.

Em posse da prestação de contas, a presidente do TJAC destacou a importância da transparência e cooperação. “Ele muito honrou o CNJ com seu exercício na função de conselheiro. Nós temos que enaltecer as pautas que foram defendidas a bem da magistratura e da prestação jurisdicional. Agradecemos ainda por ter sido um grande parceiro do Tribunal de Justiça do Acre”, afirmou Ferrari.
Marcos Vinícius foi nomeado 2019 e reconduzido em 2022. “Há várias ações que me orgulho de ter atuado, uma delas foi a frente da Comissão Permanente de Soluções Adequadas de Conflitos. Trata-se de um núcleo que possui um trabalho muito intenso – visando dar mais efetividade ao Poder Judiciário, implementar uma cultura de paz e isso é um processo muito interessante porque as partes têm que conversar e compreender que são empoderadas ao ponto de não precisar terceirizar a solução dos seus litígios”, assinalou sobre as conciliações.
Outro destaque foi o Fórum Nacional de Recuperação Empresarial e Falências, o qual foi vice-presidente. “Esse é um tema muito importante porque influencia diretamente a macroeconomia brasileira, ou seja, a função social da empresa de preservação de postos de trabalho e distribuição de renda. Enfim, essa foi uma experiência que muito me acrescentou e fiz questão de vir primeiramente ao Tribunal, minha casa, onde eu comecei a minha vida profissional e uma instituição que tenho muito respeito”, concluiu.
O relatório de atividades do biênio 2022-2024 pontuou sucintamente o legado do conselheiro, que cumpriu sua gestão com um índice de produtividade de 180%. A íntegra do documento está disponível aqui.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco intensifica ações de emergência para famílias afetadas por fortes chuvas
Diante da situação crítica, a administração municipal, em conjunto com a Defesa Civil estadual, está concentrando esforços nos 19 bairros mais atingidos pelos alagamentos

O volume acumulado de água em razão das fortes chuvas, fez o nível do Rio Acre subir rapidamente e provocou o transbordamento de igarapés que cortam a cidade. Foto: captada
A Prefeitura de Rio Branco mobilizou, nas primeiras horas deste sábado (27), uma força-tarefa para atendimento às famílias afetadas pelas fortes chuvas registradas nas últimas 48 horas na capital.
O volume acumulado de água fez o nível do Rio Acre subir rapidamente e provocou o transbordamento de igarapés que cortam a cidade, atingindo diversas áreas urbanas. Diante da situação, o prefeito Tião Bocalom convocou uma reunião de emergência em seu gabinete, reunindo todos os secretários municipais para alinhar ações imediatas de resposta e assistência.
Logo após o encontro, o prefeito visitou a Escola Álvaro Vieira da Rocha, no bairro Conquista, onde 10 famílias — totalizando 36 pessoas — já estão abrigadas pela Defesa Civil Municipal e pela Secretaria de Assistência Social.
Tião Bocalom destacou o trabalho integrado das equipes municipais e reforçou que todas as providências vêm sendo adotadas desde o início das ocorrências.
“Não é com prazer, é com tristeza. Mas fazer o quê? Infelizmente, as chuvas chegaram e as inundações começaram a aparecer. Desde ontem, nossas equipes da Defesa Civil, apoiadas por todas as secretarias, estão em campo até duas horas da manhã para retirar famílias. Aqui nesta escola estão 10 famílias, 36 pessoas, e estamos tomando todas as providências possíveis. A prefeitura está fazendo a sua parte, como sempre fizemos, junto ao governo do Estado e à Defesa Civil. Tanto é que em 2021 ganhamos o prêmio de melhor acolhimento da Defesa Civil Nacional. Fazemos tudo com dor no coração, porque sabemos o quanto é difícil para as famílias, mas seguimos firmes para garantir apoio a quem mais precisa.” ressaltou o prefeito de Río Branco

Tião Bocalom destacou o trabalho integrado das equipes municipais e reforçou que todas as providências vêm sendo adotadas desde o início das ocorrências. Foto: capadas
Após visitar as famílias abrigadas, o gestor seguiu para o Parque de Exposições, onde equipes já iniciam a preparação para novas ações de acolhimento e prevenção, caso o nível das águas continue subindo.
A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que está de prontidão para atender novas ocorrências decorrentes das chuvas.

A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que está de prontidão para atender novas ocorrências decorrentes das chuvas. Foto: assessoria
Comentários
Acre
Com 40 bairros atingidos pela cheia do Rio Acre e enxurradas, Prefeitura de Rio Branco já abrigou mais de 70 famílias
Acre
Vídeo: Cheia do Rio Acre vira cenário de lazer para donos de jet-skis e lanchas em Rio Branco
Calçadão da Gameleira e bairro da Base reuniram banhistas, famílias e embarcações recreativas durante a tarde de domingo
A cheia do Rio Acre em Rio Branco, que tem causado transtornos a dezenas de famílias ribeirinhas, também acabou se transformando em cenário de lazer para proprietários de veículos aquáticos, como jet-skis e lanchas, que aproveitaram o nível elevado do rio para se divertir neste domingo.
As regiões da Gameleira e do bairro da Base concentraram a maior movimentação. Em meio à descida de balseiros e à água barrenta, diversos condutores colocaram suas embarcações na água para realizar passeios e manobras, atraindo a atenção de quem acompanhava tudo do calçadão.
No calçadão da Gameleira, centenas de pessoas — entre adultos, crianças e até animais de estimação — aproveitaram a tarde ensolarada para caminhar, socializar e observar a movimentação no rio, transformando o local em um ponto de encontro informal.
Apesar de algumas manobras consideradas arriscadas, não houve registro de acidentes envolvendo jet-skis ou lanchas ao longo do dia, segundo informações apuradas.
As autoridades, no entanto, reforçam o alerta para que os condutores mantenham cautela, especialmente durante o período de cheia, quando há aumento do fluxo de balseiros, troncos e outros obstáculos que podem representar riscos à navegação recreativa.























Você precisa fazer login para comentar.