Acre
Administração do TJAC recebe relatório de atividades do conselheiro Marcos Vinícius
As contribuições do representante acreano foram detalhadas no documento entregue ao Poder Judiciário, reiterando o compromisso firmado para o aprimoramento da prestação jurisdicional
Em uma ação significativa para o fortalecimento das relações interinstitucionais, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcos Vinícius, realizou visita à presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Regina Ferrari, nesta quarta-feira, 30. O objetivo foi entregar o relatório do biênio 2022-2024, que apresenta as principais atividades e resultados alcançados no segundo mandato do conselheiro.
O encontro ocorreu no gabinete da presidência do TJAC e contou ainda com a presença do vice-presidente, desembargador Luís Camolez, também do desembargador Laudivon Nogueira e do juiz-auxiliar da Presidência, Giordane Dourado.

Em posse da prestação de contas, a presidente do TJAC destacou a importância da transparência e cooperação. “Ele muito honrou o CNJ com seu exercício na função de conselheiro. Nós temos que enaltecer as pautas que foram defendidas a bem da magistratura e da prestação jurisdicional. Agradecemos ainda por ter sido um grande parceiro do Tribunal de Justiça do Acre”, afirmou Ferrari.
Marcos Vinícius foi nomeado 2019 e reconduzido em 2022. “Há várias ações que me orgulho de ter atuado, uma delas foi a frente da Comissão Permanente de Soluções Adequadas de Conflitos. Trata-se de um núcleo que possui um trabalho muito intenso – visando dar mais efetividade ao Poder Judiciário, implementar uma cultura de paz e isso é um processo muito interessante porque as partes têm que conversar e compreender que são empoderadas ao ponto de não precisar terceirizar a solução dos seus litígios”, assinalou sobre as conciliações.
Outro destaque foi o Fórum Nacional de Recuperação Empresarial e Falências, o qual foi vice-presidente. “Esse é um tema muito importante porque influencia diretamente a macroeconomia brasileira, ou seja, a função social da empresa de preservação de postos de trabalho e distribuição de renda. Enfim, essa foi uma experiência que muito me acrescentou e fiz questão de vir primeiramente ao Tribunal, minha casa, onde eu comecei a minha vida profissional e uma instituição que tenho muito respeito”, concluiu.
O relatório de atividades do biênio 2022-2024 pontuou sucintamente o legado do conselheiro, que cumpriu sua gestão com um índice de produtividade de 180%. A íntegra do documento está disponível aqui.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.