Cotidiano
Adeus, lendas! Veja atletas que se aposentaram do esporte em 2023

Em 2023, o mundo esportivo se despediu de lendas em diversas modalidades. O icônico goleiro italiano Gianluigi Buffon anunciou a saída dos gramados em agosto, o tetracampeão olímpico Mo Farrah fez sua última corrida em setembro, e o astro da NFL Tom Brady se aposentou pela segunda vez em fevereiro.
Tom Brady é o único que se aposentou duas vezes; Mo Farah e Buffon são outros veteranos que se despediram das competições
Veja a lista completa:

MARCO BERTORELLO / AFP – 19.05.2018
Gianluigi Buffon
Em agosto, aos 45 anos, o lendário goleiro italiano anunciou que estava deixando os gramados. Campeão do mundo em 2006 com a “Azzurra”, o veterano defendia havia dois anos o Parma, da segunda divisão. “Isso é tudo, amigos! Você me deu tudo. Eu te dei tudo. Vencemos juntos”, disse no anúncio.

REUTERS/Lee Smith – 10/09/2023
Mo Farah
Tetracampeão olímpico, o maratonista britânico se despediu das provas de velocidade em uma meia maratona em Newcastle, na Inglaterra. Um dos principais nomes do atletismo mundial, ele recebeu o título de Sir e se emocionou ao cruzar a linha de chegada pela última vez. “O atletismo foi o que me salvou. Sem ter algo como isso para fazer e para me sentir feliz, a vida seria bem mais difícil para mim”, disse.

Brett Davis-USA TODAY Sports via REUTERS – 08.01.2023
Tom Brady
Em fevereiro de 2022, o astro da NFL anunciou a aposentadoria, mas em 13 de março daquele ano ele voltou atrás na decisão e passou a defender o Tampa Bay Buccaneers. Em decisão definitiva, em fevereiro de 2023 o heptacampeão disse estar deixando os gramados para sempre: “Estou me aposentando. Para sempre. Não vou me alongar, você só pode fazer uma declaração emocionada de aposentadoria uma vez, e eu já fiz isso no ano passado”.

RUANO CARNEIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO – 03.12.2023
Filipe Luís
No fim de novembro, o craque do Flamengo decidiu que era a hora de deixar os gramados, aos 38 anos. “Sentimento de gratidão. Pela diretoria que apostou em mim, que veio até Madri me buscar […] Muito obrigado! Foram os melhores anos da minha vida”, declarou.

CAIO DE SOUSA/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO – 02.12.2023
Fábio Santos
Em outubro, o jogador do Corinthians afirmou que penduraria as chutarias em dezembro, quando o contrato com o clube terminaria. O lateral cumpriu a promessa. A última partida do craque na casa do Timão foi contra o Internacional, pelo Brasileirão. Em entrevista à Corinthians TV, Fábio classificou 2023 como o pior ano da carreira.

Sergio Perez/Reuters – 28.07.2021
Maria Portela
No primeiro dia de março, uma das maiores vencedoras brasileiras do judô confirmou a saída dos tatames. Dona de cinco medalhas em Mundiais, a lutadora permaneceu em alto nível por 15 anos. “Olhando para trás, depois de todos esses anos, me sinto muito grata”, disse em vídeo de despedida.

Reprodução Instagram @iamzlatanibrahimovic
Ibrahimovic
Ídolo do Milan, da Itália, o jogador sueco de 41 anos anunciou a aposentadoria do futebol com lágrimas nos olhos. “Nesta fase, muitas lembranças me prendem, muitas emoções. Quero agradecer a toda minha família e a todos que tiveram paciência comigo. E agradeço à minha segunda família, os jogadores e torcedores, do fundo do meu coração. Serei torcedor do Milan o resto da vida. Chegou a hora de dizer adeus ao futebol, mas não a vocês”, disse.

Giuseppe CACACE / AFP – 14.07.2018
Eden Hazard
Craque da seleção da Bélgica, o atacante deixou o futebol de maneira precoce, aos 32 anos. Após 16 anos de carreira, ele alcançou mais de 700 partidas profissionais e fez parte da geração de ouro da seleção belga. “Agora é hora de aproveitar com a minha família e ter novas experiências. Vejo vocês em breve, meus amigos”, justificou.

LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA – 11.09.2022
Lucas Leiva
Em março, por problemas cardíacos, o então jogador do Grêmio precisou deixar o futebol. Emocionado, ele fez o anúncio à imprensa, depois de ter ficado mais de três meses afastado do clube para cuidar da saúde. “Tem sido um período difícil. Só gratidão por todo este tempo de carreira, estou encerrando onde eu gostaria, não da forma que eu gostaria, mas tenho certeza que um novo ciclo vai se iniciar de forma brilhante. […] Minha saúde vem em primeiro lugar”, declarou.

Divulgação/SPFC
Miranda
Ídolo do São Paulo e do Atlético Madrid, da Espanha, o zagueiro de 38 anos anunciou a aposentadoria do futebol em janeiro. O comunicado foi feito pela assessoria de imprensa, e o craque publicou um vídeo nas redes sociais: “O momento chegou. A todos que torceram por mim, meu agradecimento mais especial. Muito obrigado, futebol! Fica a história”.

Jordan Jones / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP – 10/06/2023
Amanda Nunes
Uma das maiores lutadoras do UFC, a brasileira fez história na categoria e deixou o octógono com títulos do peso-galo e do peso-pena. Aos 35 anos, ela somou 18 lutas, com 16 vitórias e apenas 2 derrotas. Um dos motivos que a levaram a fazer o anúncio foi ficar mais tempo com a família. “Sou campeã dupla para sempre”, disse.

Fabrice COFFRINI / AFP
Ozil
Campeão do mundo em 2014 com a Alemanha e algoz do Brasil no 7 a 1, o meio-campista anunciou a aposentadoria da carreira, marcada por lesões. “Nestes últimos meses e semanas, depois de sofrer várias lesões, tornou-se cada vez mais claro para mim que era hora de deixar este grande mundo do futebol”, escreveu em uma publicação nas redes sociais.

REUTERS/John Sibley
Gareth Bale
Um dos maiores jogadores do País de Gales, o atacante defendia o Los Angeles Galaxy quando comunicou que estaria deixando os gramados, aos 33 anos. Multicampeão com o Real Madrid, da Espanha, o ex-atleta fez uma carta de despedida: “Eu me sinto incrivelmente feliz por ter realizado meu sonho de praticar o esporte que amo. Ele realmente me deu alguns dos melhores momentos da minha vida”, publicou em um trecho.

Reprodução Instagram @carmeloanthony
Carmelo Anthony
Astro da NBA, o jogador do Los Angeles Lakers se tornou um dos maiores cestinhas da história do basquete. Aos 38 anos, o tricampeão olímpico anunciou a aposentadoria nas redes sociais. “Agora chegou a hora de dizer adeus para a quadra, onde fiz o meu nome para o jogo que me deu propósito e orgulho, mas este é um adeus saboroso para a NBA. Estou animado com o que o futuro me reserva”, disse.

Javier Etxezarreta/EFE – 27.09.2022
David Silva
Campeão mundial com a Espanha em 2010, o meio-campista fez o anúncio aos 37 anos, em julho. “Hoje é um dia triste para mim. É o meu dia de dizer adeus àquilo que dediquei toda a minha vida para realizar. É hora de dizer adeus aos meus colegas, aqueles que tenho como família no meu coração. Muito obrigado por sempre terem feito com que eu me sentisse em casa”, comunicou nas redes sociais.

Javier TORRES/AFP – 31.10.2023
Christiane Endler
Melhor goleira do mundo em 2021, a chilena decidiu deixar os gramados durante os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Após a equipe se classificar na semifinal, em jogo contra os Estados Unidos, a veterana que acumulou participações em Copas do Mundo e Jogos Olímpicos afirmou que aquela seria a sua última partida de futebol.

Sebastião Moreira/EFE – 05.11.2017
Jô
Centroavante que defendeu o Corinthians, o jogador deixou os gramados em fevereiro. Aos 35 anos, Jô afirmou que estava se aposentando após uma passagem frustrada na Arábia Saudita. “O clube não tinha estrutura suficiente para um jogador profissional. Uma cidade árabe, bem fechada, pequena. Bati um papo com o presidente, nós dois conversamos, rescindi o contrato e eu voltei. Fiquei sete, oito dias longe. Era a hora”, disse.

REUTERS/Kai Pfaffenbach
Diego Godín
Aos 37 anos, o ídolo do futebol uruguaio comunicou ao clube argentino Vélez Sarsfield que faria a sua última partida da carreira em julho, contra o Huracán, pelo Campeonato Argentino. A intenção do atleta era retornar ao Uruguai, para se dedicar à família.

Rodrigo Jimenez/EFE – 27.09.2017
Cesc Fábregas
Em junho, o meia que somou passagens pelo Arsenal, Barcelona e Chelsa anunciou a aposentadoria do futebol, aos 36 anos. O craque foi campeão do mundo com a Espanha em 2010 e acumulou títulos na Europa.

Rafael Ribeiro/Vasco
Léo Matos
Lateral do Vasco na campanha que colocou o time de volta na Séria A, o jogador comunicou a aposentadoria aos 36 anos. O atleta defendeu clubes como Flamengo, PAOK, da Grécia, Chornomorets e Dnipro, da Ucrânia, e Olympique de Marselha, da França. “Chegou o momento de dizer adeus; obrigado, futebol, por me proporcionar tanto, por ter me dado o privilégio de conhecer o mundo, viver em lugares maravilhosos e conhecer pessoas incríveis que me ajudaram nesses 20 anos de carreira como atleta profissional”, disse.
Comentários
Cotidiano
“Investir em áreas públicas é investir na qualidade de vida das pessoas”, diz Bocalom na reinauguração do Bar Municipal
De acordo com a prefeitura, a reestruturação incluiu melhorias de infraestrutura, acessibilidade, cobertura e paisagismo, com o objetivo de transformar a área em novo ponto de convivência, turismo e dinamização econômica na região central de Rio Branco

A reinauguração ocorreu durante solenidade promovida pela Prefeitura, que também entregou a Praça General Eurico Gaspar Dutra completamente revitalizada, no Centro da capital. Foto: captada
A Prefeitura de Rio Branco reinaugurou, na manhã desta quinta-feira, 12, o Bar Municipal e entregou a Praça General Eurico Gaspar Dutra totalmente revitalizada, em solenidade realizada no Centro da Capital. A iniciativa integra o pacote de investimentos do município voltado à recuperação de espaços públicos, incentivo ao turismo e fortalecimento do comércio local.
O prefeito Tião Bocalom destacou que a proposta da gestão é modernizar a cidade sem perder a identidade histórica dos espaços tradicionais. “É uma Rio Branco moderna, mas também valorizando o tradicional. Aqui é um ponto histórico, onde muitas famílias se formaram e onde sempre houve encontro e confraternização. Estamos resgatando esse espaço para que as famílias voltem a frequentar”, afirmou.
Segundo o gestor, além da revitalização estrutural, o projeto também busca estimular a economia e o empreendedorismo. “Estamos gerando emprego e renda e trazendo de volta um espaço tradicional com o empreendedorismo local. Isso mostra que estamos no caminho certo e vamos continuar trabalhando para fazer de Rio Branco uma cidade cada vez melhor e mais desenvolvida”, disse.
Bocalom ressaltou ainda o valor histórico da praça e do entorno. “Essa área existe desde 1945 e tem uma história muito bonita. Essa praça é mais antiga do que eu. Fico muito feliz de poder restabelecer esse espaço, deixando-o bonito e acolhedor. Isso faz parte do nosso projeto de uma Rio Branco mais segura, mais bonita e com cara de capital”, declarou.

Considerado um dos pontos mais emblemáticos da história urbana de Rio Branco, o Bar Municipal tem origens que remontam à década de 1940 e viveu seu auge entre os anos 1970 e 1980. Foto: captada
O prefeito também citou investimentos em mobilidade urbana e segurança. “A cidade hoje conta com viadutos, melhoria no trânsito, monitoramento por câmeras e iluminação. As praças e canteiros foram revitalizados. Queremos que o morador se orgulhe da cidade e que o acreano tenha orgulho da sua capital”, completou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, coronel Ezequiel Bino, afirmou que a entrega reforça a política de valorização do patrimônio histórico aliada à modernização. “Estamos no coração histórico de Rio Branco. A cidade precisa crescer com obras modernas, mas também preservar sua memória. Estamos devolvendo esse espaço restaurado para a população”, pontuou.
O Bar Municipal passa a funcionar com uma nova operação comercial. A empresária Izanelda Magalhães, representante da marca Nãnê, destacou o simbolismo do local. “É um resgate histórico em um equipamento público importante, em frente ao Palácio. Vamos promover lazer, cultura e gastronomia, valorizando sabores regionais. Convidamos a população a voltar a ocupar o Centro”, afirmou.
De acordo com a prefeitura, a reestruturação incluiu melhorias de infraestrutura, acessibilidade, cobertura e paisagismo, com o objetivo de transformar a área em novo ponto de convivência, turismo e dinamização econômica na região central de Rio Branco.

À frente do novo momento do espaço está a empresária Izanelda Magalhães, conhecida como “Nãne Sorveteira”, que assumiu o local após participar de processo de licitação pública. Foto: cedida
Comentários
Cotidiano
Em Rio Branco Prefeito Jerry acompanha investimentos de mais de R$ 6 milhões para obras em Assis Brasil
Prefeito Jerry Correia acompanha na Seop avanço de projetos de quadra poliesportiva, revitalização de praça e recapeamento de ruas; recursos são de emendas dos deputados Coronel Ulysses e Socorro Neri

Entre as obras previstas para Assis Brasil estão construção de quadra, revitalização de praça e melhorias de ruas. Foto: cedida
O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, esteve na Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) nesta quinta-feira (12) para acompanhar o andamento de três grandes projetos de infraestrutura que somam mais de R$ 6 milhões em investimentos no município. As obras são viabilizadas por meio de emendas parlamentares da bancada federal do Acre e executadas em parceria com o governo estadual.
Entre os projetos já licitados e em fase inicial está a construção de uma quadra poliesportiva coberta no Bairro Bela Vista, orçada em R$ 1 milhão, viabilizada por emenda do deputado federal Coronel Ulysses (União Brasil). O espaço será destinado à prática esportiva, eventos e atividades comunitárias.
Outro investimento é a revitalização da Praça Soldado Marinho Gonzaga de Lima, na área central da cidade, com recursos superiores a R$ 3 milhões garantidos por emenda da deputada federal Socorro Neri (PP). A obra prevê modernização, acessibilidade e melhorias no mobiliário urbano.
Também estão previstos cerca de R$ 2 milhões para recapeamento, reconstrução e melhorias em diversas ruas do município, igualmente viabilizados por emenda da parlamentar. Os projetos da praça e do recapeamento estão em fase de licitação e devem ter início em breve.
Durante a visita, Jerry Correia destacou a importância da parceria com o governo do Estado e com a bancada federal para assegurar investimentos estruturantes para Assis Brasil. A Prefeitura segue acompanhando os processos para garantir a aplicação responsável dos recursos e o cumprimento do cronograma das obras.

O prefeito destacou a importância da parceria com o Governo do Estado e com a bancada federal para assegurar investimentos estruturantes para Assis Brasil. Foto: captada
Comentários
Cotidiano
Governador diz estar “de saco cheio” da oposição: “vão ter que me engolir”
Em um dos trechos mais incisivos, Gladson ironizou os críticos e disse que a oposição estaria tão incomodada que, segundo ele, “vai ficar até sem almoçar”

“Sou igual massa de bolo, quando mais bate, mais fofo fica”, disse, acrescentando que adversários “vão ter que me engolir nas urnas”. Foto: captada
O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), voltou a elevar o tom contra a oposição nesta quinta-feira (12), durante cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a construção da 6ª ponte de Rio Branco, que integra o Lote III da 1ª fase do Arco Metropolitano, na capital. Após conceder entrevista coletiva, já no palanque, Cameli fez um discurso com críticas diretas aos adversários políticos e afirmou que opositores estariam “doentes” diante da aprovação de sua gestão.
Segundo o governador, ataques contra seu governo não têm efeito prático porque, de acordo com ele, os números de avaliação positiva seguem altos. “Eles vão tentar desacreditar, mas o nosso trabalho continua e isso quem diz não sou eu, mas as pesquisas de aprovação do nosso governo. Os adversários, eles adoecem”, afirmou.
Em um dos trechos mais incisivos, Gladson ironizou os críticos e disse que a oposição estaria tão incomodada que, segundo ele, “vai ficar até sem almoçar”. “Eu acho que eles vão ficar até sem almoçar daqui a pouco, porque enquanto eles me atacam, eu venho aqui dar uma nova ordem de serviço que vai gerar emprego e renda”, declarou.
O governador também usou uma metáfora para afirmar que se fortalece diante das críticas e ataques políticos. “Sou igual massa de bolo, quando mais bate, mais fofo fica”, disse, acrescentando que adversários “vão ter que me engolir nas urnas”.
Durante o discurso, Gladson listou ações do governo e afirmou que mantém uma rotina de entregas e compromissos administrativos, enquanto, segundo ele, a oposição estaria focada apenas em “politicagem”. “Eu emposso novos servidores do Detran, da Secretaria de Educação, inauguro obras, participo de eventos, e o principal de todos, fazendo uma prestação do nosso governo”, afirmou.
“Tem uma hora que enche o saco”
Gladson disse ainda que, embora não se considere alguém que se gaba de resultados, há momentos em que se sente obrigado a reagir às críticas. “Quando eu falo da oposição, não se preocupem, eu não estou aqui me gabando de nada não, mas tem uma hora que enche o saco”, declarou.
Ao final, Cameli afirmou que uma pesquisa concluída recentemente apontaria um índice de 72% de aprovação do seu governo, e disse que isso seria o principal motivo do incômodo dos adversários. “Mas o que mais adoece eles é que fechou uma pesquisa ontem com 72% de aprovação do meu governo”, concluiu.

Você precisa fazer login para comentar.