Cotidiano
Adeus, lendas! Veja atletas que se aposentaram do esporte em 2023

Em 2023, o mundo esportivo se despediu de lendas em diversas modalidades. O icônico goleiro italiano Gianluigi Buffon anunciou a saída dos gramados em agosto, o tetracampeão olímpico Mo Farrah fez sua última corrida em setembro, e o astro da NFL Tom Brady se aposentou pela segunda vez em fevereiro.
Tom Brady é o único que se aposentou duas vezes; Mo Farah e Buffon são outros veteranos que se despediram das competições
Veja a lista completa:

MARCO BERTORELLO / AFP – 19.05.2018
Gianluigi Buffon
Em agosto, aos 45 anos, o lendário goleiro italiano anunciou que estava deixando os gramados. Campeão do mundo em 2006 com a “Azzurra”, o veterano defendia havia dois anos o Parma, da segunda divisão. “Isso é tudo, amigos! Você me deu tudo. Eu te dei tudo. Vencemos juntos”, disse no anúncio.

REUTERS/Lee Smith – 10/09/2023
Mo Farah
Tetracampeão olímpico, o maratonista britânico se despediu das provas de velocidade em uma meia maratona em Newcastle, na Inglaterra. Um dos principais nomes do atletismo mundial, ele recebeu o título de Sir e se emocionou ao cruzar a linha de chegada pela última vez. “O atletismo foi o que me salvou. Sem ter algo como isso para fazer e para me sentir feliz, a vida seria bem mais difícil para mim”, disse.

Brett Davis-USA TODAY Sports via REUTERS – 08.01.2023
Tom Brady
Em fevereiro de 2022, o astro da NFL anunciou a aposentadoria, mas em 13 de março daquele ano ele voltou atrás na decisão e passou a defender o Tampa Bay Buccaneers. Em decisão definitiva, em fevereiro de 2023 o heptacampeão disse estar deixando os gramados para sempre: “Estou me aposentando. Para sempre. Não vou me alongar, você só pode fazer uma declaração emocionada de aposentadoria uma vez, e eu já fiz isso no ano passado”.

RUANO CARNEIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO – 03.12.2023
Filipe Luís
No fim de novembro, o craque do Flamengo decidiu que era a hora de deixar os gramados, aos 38 anos. “Sentimento de gratidão. Pela diretoria que apostou em mim, que veio até Madri me buscar […] Muito obrigado! Foram os melhores anos da minha vida”, declarou.

CAIO DE SOUSA/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO – 02.12.2023
Fábio Santos
Em outubro, o jogador do Corinthians afirmou que penduraria as chutarias em dezembro, quando o contrato com o clube terminaria. O lateral cumpriu a promessa. A última partida do craque na casa do Timão foi contra o Internacional, pelo Brasileirão. Em entrevista à Corinthians TV, Fábio classificou 2023 como o pior ano da carreira.

Sergio Perez/Reuters – 28.07.2021
Maria Portela
No primeiro dia de março, uma das maiores vencedoras brasileiras do judô confirmou a saída dos tatames. Dona de cinco medalhas em Mundiais, a lutadora permaneceu em alto nível por 15 anos. “Olhando para trás, depois de todos esses anos, me sinto muito grata”, disse em vídeo de despedida.

Reprodução Instagram @iamzlatanibrahimovic
Ibrahimovic
Ídolo do Milan, da Itália, o jogador sueco de 41 anos anunciou a aposentadoria do futebol com lágrimas nos olhos. “Nesta fase, muitas lembranças me prendem, muitas emoções. Quero agradecer a toda minha família e a todos que tiveram paciência comigo. E agradeço à minha segunda família, os jogadores e torcedores, do fundo do meu coração. Serei torcedor do Milan o resto da vida. Chegou a hora de dizer adeus ao futebol, mas não a vocês”, disse.

Giuseppe CACACE / AFP – 14.07.2018
Eden Hazard
Craque da seleção da Bélgica, o atacante deixou o futebol de maneira precoce, aos 32 anos. Após 16 anos de carreira, ele alcançou mais de 700 partidas profissionais e fez parte da geração de ouro da seleção belga. “Agora é hora de aproveitar com a minha família e ter novas experiências. Vejo vocês em breve, meus amigos”, justificou.

LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA – 11.09.2022
Lucas Leiva
Em março, por problemas cardíacos, o então jogador do Grêmio precisou deixar o futebol. Emocionado, ele fez o anúncio à imprensa, depois de ter ficado mais de três meses afastado do clube para cuidar da saúde. “Tem sido um período difícil. Só gratidão por todo este tempo de carreira, estou encerrando onde eu gostaria, não da forma que eu gostaria, mas tenho certeza que um novo ciclo vai se iniciar de forma brilhante. […] Minha saúde vem em primeiro lugar”, declarou.

Divulgação/SPFC
Miranda
Ídolo do São Paulo e do Atlético Madrid, da Espanha, o zagueiro de 38 anos anunciou a aposentadoria do futebol em janeiro. O comunicado foi feito pela assessoria de imprensa, e o craque publicou um vídeo nas redes sociais: “O momento chegou. A todos que torceram por mim, meu agradecimento mais especial. Muito obrigado, futebol! Fica a história”.

Jordan Jones / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP – 10/06/2023
Amanda Nunes
Uma das maiores lutadoras do UFC, a brasileira fez história na categoria e deixou o octógono com títulos do peso-galo e do peso-pena. Aos 35 anos, ela somou 18 lutas, com 16 vitórias e apenas 2 derrotas. Um dos motivos que a levaram a fazer o anúncio foi ficar mais tempo com a família. “Sou campeã dupla para sempre”, disse.

Fabrice COFFRINI / AFP
Ozil
Campeão do mundo em 2014 com a Alemanha e algoz do Brasil no 7 a 1, o meio-campista anunciou a aposentadoria da carreira, marcada por lesões. “Nestes últimos meses e semanas, depois de sofrer várias lesões, tornou-se cada vez mais claro para mim que era hora de deixar este grande mundo do futebol”, escreveu em uma publicação nas redes sociais.

REUTERS/John Sibley
Gareth Bale
Um dos maiores jogadores do País de Gales, o atacante defendia o Los Angeles Galaxy quando comunicou que estaria deixando os gramados, aos 33 anos. Multicampeão com o Real Madrid, da Espanha, o ex-atleta fez uma carta de despedida: “Eu me sinto incrivelmente feliz por ter realizado meu sonho de praticar o esporte que amo. Ele realmente me deu alguns dos melhores momentos da minha vida”, publicou em um trecho.

Reprodução Instagram @carmeloanthony
Carmelo Anthony
Astro da NBA, o jogador do Los Angeles Lakers se tornou um dos maiores cestinhas da história do basquete. Aos 38 anos, o tricampeão olímpico anunciou a aposentadoria nas redes sociais. “Agora chegou a hora de dizer adeus para a quadra, onde fiz o meu nome para o jogo que me deu propósito e orgulho, mas este é um adeus saboroso para a NBA. Estou animado com o que o futuro me reserva”, disse.

Javier Etxezarreta/EFE – 27.09.2022
David Silva
Campeão mundial com a Espanha em 2010, o meio-campista fez o anúncio aos 37 anos, em julho. “Hoje é um dia triste para mim. É o meu dia de dizer adeus àquilo que dediquei toda a minha vida para realizar. É hora de dizer adeus aos meus colegas, aqueles que tenho como família no meu coração. Muito obrigado por sempre terem feito com que eu me sentisse em casa”, comunicou nas redes sociais.

Javier TORRES/AFP – 31.10.2023
Christiane Endler
Melhor goleira do mundo em 2021, a chilena decidiu deixar os gramados durante os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Após a equipe se classificar na semifinal, em jogo contra os Estados Unidos, a veterana que acumulou participações em Copas do Mundo e Jogos Olímpicos afirmou que aquela seria a sua última partida de futebol.

Sebastião Moreira/EFE – 05.11.2017
Jô
Centroavante que defendeu o Corinthians, o jogador deixou os gramados em fevereiro. Aos 35 anos, Jô afirmou que estava se aposentando após uma passagem frustrada na Arábia Saudita. “O clube não tinha estrutura suficiente para um jogador profissional. Uma cidade árabe, bem fechada, pequena. Bati um papo com o presidente, nós dois conversamos, rescindi o contrato e eu voltei. Fiquei sete, oito dias longe. Era a hora”, disse.

REUTERS/Kai Pfaffenbach
Diego Godín
Aos 37 anos, o ídolo do futebol uruguaio comunicou ao clube argentino Vélez Sarsfield que faria a sua última partida da carreira em julho, contra o Huracán, pelo Campeonato Argentino. A intenção do atleta era retornar ao Uruguai, para se dedicar à família.

Rodrigo Jimenez/EFE – 27.09.2017
Cesc Fábregas
Em junho, o meia que somou passagens pelo Arsenal, Barcelona e Chelsa anunciou a aposentadoria do futebol, aos 36 anos. O craque foi campeão do mundo com a Espanha em 2010 e acumulou títulos na Europa.

Rafael Ribeiro/Vasco
Léo Matos
Lateral do Vasco na campanha que colocou o time de volta na Séria A, o jogador comunicou a aposentadoria aos 36 anos. O atleta defendeu clubes como Flamengo, PAOK, da Grécia, Chornomorets e Dnipro, da Ucrânia, e Olympique de Marselha, da França. “Chegou o momento de dizer adeus; obrigado, futebol, por me proporcionar tanto, por ter me dado o privilégio de conhecer o mundo, viver em lugares maravilhosos e conhecer pessoas incríveis que me ajudaram nesses 20 anos de carreira como atleta profissional”, disse.
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Você precisa fazer login para comentar.