Cotidiano
Adeus, lendas! Veja atletas que se aposentaram do esporte em 2023

Em 2023, o mundo esportivo se despediu de lendas em diversas modalidades. O icônico goleiro italiano Gianluigi Buffon anunciou a saída dos gramados em agosto, o tetracampeão olímpico Mo Farrah fez sua última corrida em setembro, e o astro da NFL Tom Brady se aposentou pela segunda vez em fevereiro.
Tom Brady é o único que se aposentou duas vezes; Mo Farah e Buffon são outros veteranos que se despediram das competições
Veja a lista completa:

MARCO BERTORELLO / AFP – 19.05.2018
Gianluigi Buffon
Em agosto, aos 45 anos, o lendário goleiro italiano anunciou que estava deixando os gramados. Campeão do mundo em 2006 com a “Azzurra”, o veterano defendia havia dois anos o Parma, da segunda divisão. “Isso é tudo, amigos! Você me deu tudo. Eu te dei tudo. Vencemos juntos”, disse no anúncio.

REUTERS/Lee Smith – 10/09/2023
Mo Farah
Tetracampeão olímpico, o maratonista britânico se despediu das provas de velocidade em uma meia maratona em Newcastle, na Inglaterra. Um dos principais nomes do atletismo mundial, ele recebeu o título de Sir e se emocionou ao cruzar a linha de chegada pela última vez. “O atletismo foi o que me salvou. Sem ter algo como isso para fazer e para me sentir feliz, a vida seria bem mais difícil para mim”, disse.

Brett Davis-USA TODAY Sports via REUTERS – 08.01.2023
Tom Brady
Em fevereiro de 2022, o astro da NFL anunciou a aposentadoria, mas em 13 de março daquele ano ele voltou atrás na decisão e passou a defender o Tampa Bay Buccaneers. Em decisão definitiva, em fevereiro de 2023 o heptacampeão disse estar deixando os gramados para sempre: “Estou me aposentando. Para sempre. Não vou me alongar, você só pode fazer uma declaração emocionada de aposentadoria uma vez, e eu já fiz isso no ano passado”.

RUANO CARNEIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO – 03.12.2023
Filipe Luís
No fim de novembro, o craque do Flamengo decidiu que era a hora de deixar os gramados, aos 38 anos. “Sentimento de gratidão. Pela diretoria que apostou em mim, que veio até Madri me buscar […] Muito obrigado! Foram os melhores anos da minha vida”, declarou.

CAIO DE SOUSA/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO – 02.12.2023
Fábio Santos
Em outubro, o jogador do Corinthians afirmou que penduraria as chutarias em dezembro, quando o contrato com o clube terminaria. O lateral cumpriu a promessa. A última partida do craque na casa do Timão foi contra o Internacional, pelo Brasileirão. Em entrevista à Corinthians TV, Fábio classificou 2023 como o pior ano da carreira.

Sergio Perez/Reuters – 28.07.2021
Maria Portela
No primeiro dia de março, uma das maiores vencedoras brasileiras do judô confirmou a saída dos tatames. Dona de cinco medalhas em Mundiais, a lutadora permaneceu em alto nível por 15 anos. “Olhando para trás, depois de todos esses anos, me sinto muito grata”, disse em vídeo de despedida.

Reprodução Instagram @iamzlatanibrahimovic
Ibrahimovic
Ídolo do Milan, da Itália, o jogador sueco de 41 anos anunciou a aposentadoria do futebol com lágrimas nos olhos. “Nesta fase, muitas lembranças me prendem, muitas emoções. Quero agradecer a toda minha família e a todos que tiveram paciência comigo. E agradeço à minha segunda família, os jogadores e torcedores, do fundo do meu coração. Serei torcedor do Milan o resto da vida. Chegou a hora de dizer adeus ao futebol, mas não a vocês”, disse.

Giuseppe CACACE / AFP – 14.07.2018
Eden Hazard
Craque da seleção da Bélgica, o atacante deixou o futebol de maneira precoce, aos 32 anos. Após 16 anos de carreira, ele alcançou mais de 700 partidas profissionais e fez parte da geração de ouro da seleção belga. “Agora é hora de aproveitar com a minha família e ter novas experiências. Vejo vocês em breve, meus amigos”, justificou.

LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA – 11.09.2022
Lucas Leiva
Em março, por problemas cardíacos, o então jogador do Grêmio precisou deixar o futebol. Emocionado, ele fez o anúncio à imprensa, depois de ter ficado mais de três meses afastado do clube para cuidar da saúde. “Tem sido um período difícil. Só gratidão por todo este tempo de carreira, estou encerrando onde eu gostaria, não da forma que eu gostaria, mas tenho certeza que um novo ciclo vai se iniciar de forma brilhante. […] Minha saúde vem em primeiro lugar”, declarou.

Divulgação/SPFC
Miranda
Ídolo do São Paulo e do Atlético Madrid, da Espanha, o zagueiro de 38 anos anunciou a aposentadoria do futebol em janeiro. O comunicado foi feito pela assessoria de imprensa, e o craque publicou um vídeo nas redes sociais: “O momento chegou. A todos que torceram por mim, meu agradecimento mais especial. Muito obrigado, futebol! Fica a história”.

Jordan Jones / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP – 10/06/2023
Amanda Nunes
Uma das maiores lutadoras do UFC, a brasileira fez história na categoria e deixou o octógono com títulos do peso-galo e do peso-pena. Aos 35 anos, ela somou 18 lutas, com 16 vitórias e apenas 2 derrotas. Um dos motivos que a levaram a fazer o anúncio foi ficar mais tempo com a família. “Sou campeã dupla para sempre”, disse.

Fabrice COFFRINI / AFP
Ozil
Campeão do mundo em 2014 com a Alemanha e algoz do Brasil no 7 a 1, o meio-campista anunciou a aposentadoria da carreira, marcada por lesões. “Nestes últimos meses e semanas, depois de sofrer várias lesões, tornou-se cada vez mais claro para mim que era hora de deixar este grande mundo do futebol”, escreveu em uma publicação nas redes sociais.

REUTERS/John Sibley
Gareth Bale
Um dos maiores jogadores do País de Gales, o atacante defendia o Los Angeles Galaxy quando comunicou que estaria deixando os gramados, aos 33 anos. Multicampeão com o Real Madrid, da Espanha, o ex-atleta fez uma carta de despedida: “Eu me sinto incrivelmente feliz por ter realizado meu sonho de praticar o esporte que amo. Ele realmente me deu alguns dos melhores momentos da minha vida”, publicou em um trecho.

Reprodução Instagram @carmeloanthony
Carmelo Anthony
Astro da NBA, o jogador do Los Angeles Lakers se tornou um dos maiores cestinhas da história do basquete. Aos 38 anos, o tricampeão olímpico anunciou a aposentadoria nas redes sociais. “Agora chegou a hora de dizer adeus para a quadra, onde fiz o meu nome para o jogo que me deu propósito e orgulho, mas este é um adeus saboroso para a NBA. Estou animado com o que o futuro me reserva”, disse.

Javier Etxezarreta/EFE – 27.09.2022
David Silva
Campeão mundial com a Espanha em 2010, o meio-campista fez o anúncio aos 37 anos, em julho. “Hoje é um dia triste para mim. É o meu dia de dizer adeus àquilo que dediquei toda a minha vida para realizar. É hora de dizer adeus aos meus colegas, aqueles que tenho como família no meu coração. Muito obrigado por sempre terem feito com que eu me sentisse em casa”, comunicou nas redes sociais.

Javier TORRES/AFP – 31.10.2023
Christiane Endler
Melhor goleira do mundo em 2021, a chilena decidiu deixar os gramados durante os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Após a equipe se classificar na semifinal, em jogo contra os Estados Unidos, a veterana que acumulou participações em Copas do Mundo e Jogos Olímpicos afirmou que aquela seria a sua última partida de futebol.

Sebastião Moreira/EFE – 05.11.2017
Jô
Centroavante que defendeu o Corinthians, o jogador deixou os gramados em fevereiro. Aos 35 anos, Jô afirmou que estava se aposentando após uma passagem frustrada na Arábia Saudita. “O clube não tinha estrutura suficiente para um jogador profissional. Uma cidade árabe, bem fechada, pequena. Bati um papo com o presidente, nós dois conversamos, rescindi o contrato e eu voltei. Fiquei sete, oito dias longe. Era a hora”, disse.

REUTERS/Kai Pfaffenbach
Diego Godín
Aos 37 anos, o ídolo do futebol uruguaio comunicou ao clube argentino Vélez Sarsfield que faria a sua última partida da carreira em julho, contra o Huracán, pelo Campeonato Argentino. A intenção do atleta era retornar ao Uruguai, para se dedicar à família.

Rodrigo Jimenez/EFE – 27.09.2017
Cesc Fábregas
Em junho, o meia que somou passagens pelo Arsenal, Barcelona e Chelsa anunciou a aposentadoria do futebol, aos 36 anos. O craque foi campeão do mundo com a Espanha em 2010 e acumulou títulos na Europa.

Rafael Ribeiro/Vasco
Léo Matos
Lateral do Vasco na campanha que colocou o time de volta na Séria A, o jogador comunicou a aposentadoria aos 36 anos. O atleta defendeu clubes como Flamengo, PAOK, da Grécia, Chornomorets e Dnipro, da Ucrânia, e Olympique de Marselha, da França. “Chegou o momento de dizer adeus; obrigado, futebol, por me proporcionar tanto, por ter me dado o privilégio de conhecer o mundo, viver em lugares maravilhosos e conhecer pessoas incríveis que me ajudaram nesses 20 anos de carreira como atleta profissional”, disse.
Comentários
Cotidiano
Mailza Assis cobra apoio de Bocalom à sua candidatura e reclama de falta de reciprocidade política
Vice-governadora afirma que prefeito foi “beneficiário direto” da base atual, mas mantém discurso cauteloso; clima de desgaste silencioso avança na base governista

Vice-governadora considera que respaldou prefeito em eleições anteriores e esperava gesto público em retorno; clima político entre Palácio Rio Branco e prefeitura aquece. Foto: captada
A relação política entre a vice-governadora Mailza Assis (PP) e o prefeito Tião Bocalom (PL) passou por tensões nos bastidores após manifestações de descontentamento da aliada histórica do gestor municipal. Mailza tem dito a interlocutores próximos que se sente frustrada pela falta de reciprocidade do prefeito no atual cenário pré-eleitoral.
Segundo a vice-governadora, seu apoio foi decisivo para as vitórias de Bocalom em 2020 e 2024, quando ela ainda era senadora. Agora, na fase de composição da chapa para a eleição estadual de 2026, Mailza esperava um gesto público de apoio à sua pré-candidatura ao governo do estado — o que, até o momento, não aconteceu.
O clima entre o Palácio Rio Branco (sede do governo) e a prefeitura da capital segue em análise, enquanto Bocalom preparou oficialmente sua própria candidatura ao governo do Acre anunciada na última segunda-feira, dia 19, e a ausência de declarações de apoio à vice-governadora pode indicar um afastamento estratégico às vésperas da disputa.

Para aliados, a ausência de respaldo público reflete um desgaste silencioso dentro da base governista, que ainda tenta fechar uma chapa unificada para a sucessão estadual. Foto: captada
A vice-governadora também tem ressaltado que sua pré-candidatura não se trata de um projeto pessoal, mas da continuidade do grupo político que atualmente governa o Acre, do qual o prefeito da capital foi beneficiário direto, tanto em termos eleitorais quanto institucionais.
Apesar das críticas, Mailza adota um discurso cauteloso ao tratar do tema. Ela afirma respeitar o direito de Tião Bocalom de fazer suas próprias escolhas políticas e de conduzir sua estratégia eleitoral. No entanto, não esconde a mágoa pela ausência de um apoio claro e consolidado à sua postulação, o que, para aliados, evidencia um desgaste silencioso dentro da base governista.

Mailza diz que sua pré-candidatura representa continuidade do grupo no poder e aguarda apoio de Bocalom. Foto: captada
Comentários
Cotidiano
Acre fortalece protagonismo ambiental e assume vice-presidência do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), participou nesta terça-feira, 21, de reuniões estratégicas promovidas pelo Consórcio Amazônia Legal, em Brasília, com foco no fortalecimento da agenda ambiental, no avanço do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e no planejamento das ações para 2026.

Participaram da reunião secretários dos estados da Amazônia Legal, além de representantes da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas (GCF Task Force) e da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), bem como de instituições do governo federal ligadas à agenda ambiental.
Representando o Acre, estiveram presentes o secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, e o diretor de Meio Ambiente, Erisson Cameli.

Pela manhã, os gestores participaram da reunião da Câmara Setorial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que teve como principal objetivo a consolidação e aprovação do Plano de Ação para 2026, com o objetivo de alinhar diretrizes, prioridades e estratégias conjuntas voltadas à sustentabilidade e à regularização ambiental.
Durante o encontro, foi realizada a eleição da nova composição do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, do GCF e da Câmara de Meio Ambiente. Na ocasião, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Raul Protázio Romão, foi eleito presidente do colegiado, enquanto o secretário do Meio Ambiente do Acre, Leonardo Carvalho, assumiu a vice-presidência, reforçando o protagonismo do Acre e sua atuação estratégica nos espaços de governança ambiental interestadual.

“Esses encontros fortalecem a cooperação entre os estados da Amazônia Legal e permitem a construção de soluções conjuntas para desafios comuns, como a regularização ambiental, a segurança jurídica e a implementação efetiva do Código Florestal. A eleição da nova composição do Fórum, com o Acre assumindo a vice-presidência, reforça o reconhecimento do trabalho que o estado vem desenvolvendo e amplia nossa responsabilidade e contribuição nos espaços de governança ambiental interestadual”, enfatizou o secretário Leonardo Carvalho.
No período da tarde, a delegação acreana participou de agendas técnicas voltadas ao alinhamento e ao fortalecimento das políticas ambientais. Entre os compromissos, esteve a reunião sobre a ADPF 743, com foco no acompanhamento do Plano de Ação dos estados relacionado ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), avaliando avanços, desafios e encaminhamentos conjuntos.

A programação contou ainda com reunião com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para alinhar a participação dos estados nas ações previstas para 2026.
Encerrando a agenda, os representantes participaram de um encontro sobre o Programa de Cooperação Regional para a Prevenção e o Controle do Desmatamento e das Queimadas na Amazônia Legal, conduzido pelo Funbio, com apoio do Green Climate Fund, voltada ao fortalecimento de ações integradas de enfrentamento desmatamento e queimadas na Amazônia Legal.
The post Acre fortalece protagonismo ambiental e assume vice-presidência do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Cotidiano
Deracre entra na fase final da obra da Casa do Produtor

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), avança na fase final da obra da Casa do Produtor, em Sena Madureira. A construção está na etapa de acabamentos e se aproxima da entrega, após meses de execução no local.
A obra foi pensada a partir da rotina de produtores rurais que saem das comunidades ainda de madrugada e passam o dia na cidade para vender o que produzem. Segundo a presidente do Deracre, Sula Ximenes, essa realidade foi determinante para o formato do projeto.
“Tem produtor que chega cedo, fica horas esperando, muitas vezes sem ter onde descansar ou organizar a carga. A Casa do Produtor nasce dessa necessidade simples: oferecer um lugar de apoio para quem passa o dia inteiro na cidade trabalhando”, afirmou.
Executada com recursos de parceria entre o governo do Estado e o governo federal, a construção atende determinação do governador Gladson Camelí e integra o conjunto de obras voltadas ao apoio direto à produção rural no interior.

“Não é uma obra para ficar fechada ou sem uso. É para funcionar no dia a dia, para quem realmente precisa. Agora estamos na fase final, cuidando dos detalhes, para entregar uma estrutura que seja útil desde o primeiro dia”, completou Sula Ximenes.
A construção já conta com as instalações elétrica, hidráulica e hidrossanitária concluídas, além do piso e do forro finalizados. No momento, os serviços estão concentrados no revestimento cerâmico das áreas molhadas e na pintura interna. Na parte externa, seguem os trabalhos de adequação do entorno, acabamento do muro, execução das calçadas e implantação da área de convivência.

A Casa do Produtor contará com dormitórios coletivos, área de convivência, copa, depósito e banheiros adaptados para pessoas com deficiência, com capacidade para atender produtores de Sena Madureira e de comunidades vizinhas que utilizam a cidade como ponto de comercialização da produção agrícola.

Você precisa fazer login para comentar.