Conecte-se conosco

Geral

Acusado de matar homem com golpes de tesoura e pauladas é condenado a mais de 9 anos no Acre

Publicado

em

Janvilson de Azevedo da Silva passou por julgamento na 1ª Vara do Tribunal do Júri. Ainda nessa sexta, um homem foi condenado a 15 anos por tentativa de feminicídio.

Janvilson de Azevedo da Silva foi condenado a mais de 9 anos pelo assassinado Ranys de Araújo Sampaio em junho de 2010, em Rio Branco. O acusado passou por júri popular nessa sexta-feira (17) na 1ª Vara do Tribunal do Júri.

Sampaio foi morto por dois homens a golpes de tesoura e pauladas no bairro Aviário, em Rio Branco. O segundo envolvido no crime não foi localizado e foi decretada suspensão do processo em relação a ele.

Conforme a Justiça, a defesa de Silva recorreu da decisão ao final do julgamento e a juíza Luana Campos decidiu que ele pode aguardar o recurso em liberdade. O G1 não conseguiu contato com o advogado do réu até última atualização desta reportagem.

Segundo a denúncia, a vítima recebeu os acusados no apartamento onde morava para manterem relações sexuais. Em determinado momento, os homens exigiram dinheiro e como Sampaio não quis pagar pelos favores sexuais, eles passaram a agredi-lo até a morte.

O acusado foi condenado pelo crime de homicídio qualificado por motivo torpe e emprego de meio cruel.

Tentativa de feminicídio

 

Ainda nessa sexta, o réu Rangel Crispim de Oliveira foi condenado a mais de 15 anos pelo crime de tentativa de feminicídio, ocorrido em janeiro de 2016 no bairro Ayrton Senna, em Rio Branco.

Conforme denúncia, a vítima e o acusado se conheceram pelas redes sociais e começaram um relacionamento amoroso, sendo que a comunicação era feita pelo celular.

Como ele estava preso na época dos fatos, a vítima nunca se encontrou pessoalmente com ele, mesmo assim, eles tiveram um relacionamento de cerca de um mês.

Até que um dia antes do crime, a vítima relatou pelo telefone que estava com medo, pois em seu bairro estava acontecendo muitos furtos. Foi então que o acusado mandou um adolescente até a casa dela para ficar cuidando do local.

No entanto, no dia seguinte, o casal teve um desentendimento por conta de ciúmes e, Oliveira mandou que o adolescente, que estava na casa da vítima, a matasse. A mulher foi ferida a golpes de faca, levada ao pronto-socorro da capital.

O acusado foi condenado pelo crime de tentativa homicídio qualificado por: motivo torpe, recurso que dificultou a defesa da vítima e feminicídio.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Câmara Criminal mantém condenação de agricultor por homicídio na Transacreana

Publicado

em

Por maioria, desembargadores rejeitam recurso da defesa e confirmam pena de mais de 18 anos em regime fechado

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre manteve, por maioria absoluta, a condenação do agricultor Marcos Antônio Duarte do Nascimento, preso pelo assassinato do peão de fazenda Anderson Felício, de 42 anos. A decisão rejeitou o recurso apresentado pela defesa, que pedia a alteração da dosimetria da pena. Com o julgamento, permanece válida a sentença de 18 anos, 7 meses e 15 dias de prisão em regime fechado.

Marcos Antônio foi condenado em 2025 pelo Conselho de Sentença da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Rio Branco. Conforme o processo, ele matou o colega de trabalho com um golpe de foice que partiu a cabeça da vítima ao meio, causando morte imediata. O crime ocorreu em uma fazenda localizada no Ramal do Maninho, no km 90 da rodovia AC-90, conhecida como Transacreana.

De acordo com as investigações, autor e vítima eram amigos e trabalhavam na mesma propriedade rural. Na noite de 8 de outubro de 2024, após ingerirem bebida alcoólica, os dois discutiram por motivos considerados fúteis. A briga evoluiu para agressões físicas, momento em que Marcos Antônio pegou uma foice e desferiu um único golpe fatal contra o amigo.

Após o crime, o acusado fugiu e foi preso no dia seguinte por investigadores da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa do Acre (DHPP). Durante o flagrante, alegou ter agido em legítima defesa. Mesmo assim, foi levado a julgamento em agosto de 2025 e condenado.

A defesa recorreu à Câmara Criminal com o objetivo de modificar a dosimetria da pena, alegando ausência de fundamentação adequada na valoração negativa das circunstâncias judiciais aplicadas na primeira fase da sentença.

Ao votar pelo desprovimento do recurso, o relator destacou que a personalidade do condenado foi considerada negativa com base em elementos concretos constantes nos autos, que indicaram periculosidade e frieza. O magistrado ressaltou ainda que, conforme entendimento do Superior Tribunal de Justiça, não há necessidade de laudo técnico para essa avaliação.

O relator também apontou que as circunstâncias do crime foram corretamente avaliadas de forma negativa, em razão da crueldade empregada e do uso de instrumento de alta letalidade. Segundo o voto, a pena-base foi fixada com fundamentação adequada e dentro dos limites de discricionariedade do juiz sentenciante. O entendimento foi acompanhado pelos demais desembargadores.

Com a decisão, Marcos Antônio Duarte do Nascimento permanece preso e segue cumprindo pena em regime fechado.

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem é ferido no pescoço durante discussão com namorada em Sena Madureira

Publicado

em

Vítima foi socorrida pelo Samu após sangramento e encaminhada à UPA em estado estável

José Omar da Silva Rocha, de 41 anos, ficou ferido após sofrer um corte no pescoço, supostamente provocado pela própria namorada, na tarde desta sexta-feira (13), em um estabelecimento comercial localizado no km 82 da BR-364, no município de Sena Madureira, interior do Acre.

De acordo com relato da vítima, o casal estava no local, às margens da rodovia, quando iniciou uma discussão motivada por ciúmes. Durante o desentendimento, a mulher teria utilizado um objeto perfurocortante para desferir um golpe que atingiu o lado esquerdo do pescoço de José Omar.

O homem informou que não conseguiu identificar qual objeto foi usado na agressão. Ao perceber o sangramento, ele entrou em um táxi compartilhado e pediu ajuda.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) interceptou o veículo no km 50 da BR-364. Após realizar os primeiros atendimentos, estancar o sangramento e estabilizar o quadro clínico, a equipe encaminhou a vítima à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Baixada da Sobral, onde deu entrada em estado de saúde estável.

A Polícia Militar não foi acionada para atender a ocorrência.

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem é agredido com golpes de ripa após comentário com mulher casada em Rio Branco

Publicado

em

Autônomo sofreu possível luxação na mão ao tentar se defender e foi levado à UPA da Baixada da Sobral

O autônomo Alex Avelino Feitosa, de 39 anos, foi vítima de agressão física na tarde desta sexta-feira (13), na Rua Santa Rita, no bairro Bahia Velha, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

De acordo com testemunhas, Alex realizava a limpeza de um terreno onde havia sido contratado para trabalhar quando avistou uma mulher conhecida e fez um comentário em tom de brincadeira. A declaração teria sido interpretada como ofensiva pelo marido dela, que reagiu de forma violenta.

Ainda segundo relatos, o homem correu até o local, pegou uma ripa e passou a desferir vários golpes contra o trabalhador. Para se proteger, Alex utilizou as mãos para resguardar o rosto e a cabeça, momento em que acabou ferido.

Mesmo lesionado, ele conseguiu se afastar do agressor e pediu ajuda a uma moradora da região, que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância de suporte básico foi enviada e, durante o atendimento, os socorristas constataram uma possível luxação na mão esquerda da vítima.

Após os primeiros socorros, Alex foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Baixada da Sobral. O estado de saúde foi considerado estável.

A Polícia Militar não foi acionada para registrar a ocorrência.

Comentários

Continue lendo