Conecte-se conosco

Acre

Acusado de integrar organização criminosa, “rei do açaí” é tratado como herói no Acre

Publicado

em

“O Acre ganhou mais um amigo. Agora iremos avançar definitivamente nessa produção”, disse Tião Viana ao condecorar Eloy Vaccaro

Condecoração: Eloy Vaccaro na companhia de Tião Viana e secretários – Foto: Gleilson Miranda/ Secom

Condecoração: Eloy Vaccaro na companhia de Tião Viana e secretários – Foto: Gleilson Miranda/ Secom

O empresário Eloy Vaccaro, que se intitula como o maior produtor de açaí do mundo, é acusado de integrar um esquema de corrupção para ampliar sua produção do fruto dentro de projetos de assentamento do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) no Pará, é tratado desde o início do ano como herói pelo governo do petista Tião Viana.

Reportagem do Fantástico sobre uma organização criminosa de exploração ilegal de madeira que desmatava, corrompia servidores e ameaçava de morte no Pará. O programa exibiu foto mostrando o governador Tião Viana ao entregar a Vaccaro, em fevereiro, um “certificado de reconhecimento pelos esforços prestados ao país”.

Vaccaro é investigado pela Polícia Federal e o Ministério Público Federal por corromper servidores do Incra e ameaçar as famílias das áreas de assentamento. Ele foi preso na última segunda-feira (24) em Florianópolis.

Em sua passagem pelo Acre em fevereiro, o empresário teve direito a uma reportagem especial da Agência de Notícias do Acre, reproduzida por parte da imprensa local. Nela, o acusado é elogiado por três secretários de Tião Viana: Glenilson Figueiredo (Separof), José Carlos Reis (Agricultura e Pecuária) e Fernando Lima (Desenvolvimento).

Por sua vez, o empresário retribuiu os afagos e afirmou que o Acre é modelo em suas políticas de desenvolvimento rural. Segundo a reportagem, o Acre tem por objetivo firmar parcerias para fomentar a produção de açaí no Estado.

“Estou aqui para trazer um pouco da minha experiência e para aprender também. Pelo que pude observar, o Acre tem todas as condições para produzir um açaí de excelente qualidade”, afirmou Eloy Vaccaro.

O empresário contou que tinha na cabeça que o Acre era apenas seringueira e violência no campo por causa do que escutava desde o assassinato de Chico Mendes. “Mas achei um estado diferente, com projetos fantásticos. Aqui há um governador dinâmico, disposto a ajudar os empreendedores”.

“O Acre ganhou mais um amigo. Agora iremos avançar definitivamente nessa produção”, devolveu o governador.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Primeira fase do Complexo Viário da Avenida Ceará será inaugurada nesta quinta-feira (26) em Rio Branco

Publicado

em

Viaduto da Getúlio Vargas será liberado para o tráfego a partir das 8h30, marcando avanço na mobilidade urbana da capital

O Complexo Viário da Avenida Ceará, maior obra estruturante em andamento no Acre e marco no processo de modernização da infraestrutura urbana e da mobilidade, terá a primeira fase inaugurada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), nesta quinta-feira (26), com o tráfego sendo disponibilizado para a população a partir das 8h30.

A entrega da primeira etapa liberará o tráfego na parte superior do viaduto, na Avenida Getúlio Vargas, permitindo a circulação de veículos sobre a estrutura e contribuindo para a melhoria da fluidez em uma das regiões mais movimentadas da capital.

“Esta é uma das obras mais importantes para o desenvolvimento do Acre. É o resultado do esforço da nossa gestão com a melhora da mobilidade urbana e com o bem-estar de todos, inclusive no trânsito. Cuidar das pessoas é o nosso compromisso. Cada etapa concluída representa avanço na infraestrutura e também geração de emprego e renda para nossa população”, afirmou o governador Gladson Cameli.

Obras do viaduto do Complexo Viário são realizadas no cruzamento das avenidas Ceará e Getúlio Vargas. Foto: Secom

O gestor da pasta de Obras Públicas, Ítalo Lopes, ressaltou o empenho do governo na execução da obra e os impactos positivos que serão percebidos com a liberação desta fase.

“O governador determinou que essa obra pudesse beneficiar a população já neste primeiro momento, por compreender a importância desse investimento para desafogar o trânsito. Isso demonstra, na prática, a transformação que estamos promovendo na mobilidade urbana de Rio Branco”, destacou.

Cronograma das próximas etapas

A entrega ocorre de forma planejada, permitindo que a população comece a usufruir dos benefícios da obra antes da conclusão total, ao mesmo tempo em que reduz os impactos no trânsito durante a execução dos serviços.

Viaduto está sendo construído no centro da capital, além de beneficiar o transporte coletivo, a obra também proporciona mais fluidez e segurança para os condutores de veículos de passeio. Foto: Secom

As próximas etapas do Complexo Viário já têm cronograma definido:

  • Até julho: conclusão das intervenções na parte inferior da Avenida Ceará e liberação das quatro alças de acesso

  • Até o fim do ano: alargamento das faixas, contemplando um trecho total de aproximadamente 1.660 metros, entre a Rua Floriano Peixoto e a Quarta Ponte

Considerada a maior obra estruturante em execução na história recente do Acre, o Complexo Viário da Avenida Ceará tem como objetivo principal a implantação de um corredor exclusivo de ônibus, permitindo que os usuários do transporte público se desloquem entre o Terminal Urbano e a ligação com a Avenida Getúlio Vargas de forma mais direta, reduzindo o tempo de viagem.

Com isso, além de beneficiar o transporte coletivo, a obra também proporciona mais fluidez e segurança para os condutores de veículos de passeio.

Investimentos

O Complexo Viário é fruto de convênio entre o governo do Acre, por meio da Seop, e o governo federal, via Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

O investimento total já ultrapassa R$ 40 milhões, sendo mais de R$ 23 milhões com recursos próprios do Estado e o restante do valor de emendas da bancada parlamentar.

Imagem aérea do cruzamento das Avenida Ceará e Getúlio Vargas, onde foram realizadas as obras de construção do viaduto do Complexo Viário. Foto: Secom

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia Civil prende “Adrenalina”, condenado a 14 anos de prisão por envolvimento com organização criminosa

Publicado

em

Mandado de prisão foi cumprido no bairro Cabreúva, na Baixada da Sobral, em Rio Branco; investigado terá pena cumprida em regime fechado

A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), cumpriu nesta terça-feira (24) um mandado de prisão contra L.J.M., conhecido como “Adrenalina”. A ação ocorreu no bairro Cabreúva, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

A prisão foi realizada em cumprimento a uma determinação da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas da capital. O investigado é alvo de regressão cautelar de regime, em um processo que apura crimes relacionados à Lei nº 12.850/2013, que trata do combate a organizações criminosas.

Segundo o mandado judicial, o homem possui uma pena remanescente de 14 anos, que deverá ser cumprida em regime fechado.

Procedimentos

Após ser capturado, L.J.M. foi encaminhado à unidade policial, onde passou pelos procedimentos legais. Em seguida, ele foi colocado à disposição do Poder Judiciário para as providências cabíveis.

Em nota, a Polícia Civil destacou que a ação reforça o compromisso da instituição no enfrentamento à criminalidade organizada, além de garantir o cumprimento das decisões judiciais no estado.

A prisão foi realizada em cumprimento a uma determinação da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas da capital. Foto: captada

Comentários

Continue lendo

Acre

Forças de segurança recapturam dois dos quatro detentos que fugiram do Presídio Manoel Neri em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Robson Rodrigues da Silva e João Paulo Lima de Souza foram localizados e reconduzidos à unidade; outros dois seguem foragidos

Dois dos quatro detentos que fugiram do Presídio Manoel Neri, na última segunda-feira (23), foram recapturados nesta terça-feira (24) por forças de segurança em Cruzeiro do Sul. A ação contou com a atuação de policiais penais, com apoio da Polícia Militar, que localizaram e reconduziram à unidade prisional os internos Robson Rodrigues da Silva e João Paulo Lima de Souza.

Até o momento, as autoridades não divulgaram detalhes sobre o local onde os dois foram encontrados. Enquanto isso, outros dois foragidos identificados como Railon Rodrigues Lopes e Zaqueu da Conceição Lima continuam sendo procurados.

A fuga ocorreu a partir do bloco 3 da unidade prisional, poucos dias após uma operação realizada no local. Durante a vistoria, agentes encontraram um aparelho celular, objetos de ferro e indícios de escavação em uma cela situada entre os blocos 3 e 4, o que levanta suspeitas sobre a forma utilizada na evasão.

O caso acende um alerta para a segurança no presídio Manoel Neri, que já registra três fugas em um intervalo de seis meses. Foto: captada 

O caso acende um alerta para a segurança no Presídio Manoel Neri, que já registra três fugas em um intervalo de seis meses. As ocorrências anteriores foram registradas em setembro do ano passado e no último dia 1º de março deste ano , aumentando a preocupação das autoridades quanto à vulnerabilidade da unidade.

Os foragidos capturados são Robson Rodrigues da Silva e João Paulo Lima de Souza, ainda foragidos: Railon Rodrigues Lopes, Izaqueu da Conceição Lima. Foto: captada 

Buscas continuam

As forças de segurança seguem mobilizadas nas buscas pelos dois detentos que permanecem foragidos. A população pode contribuir com informações anônimas por meio do telefone 190.

Na vistoria, agentes encontraram um aparelho celular, objetos de ferro e indícios de escavação em uma cela situada entre os blocos 3 e 4, o que levanta suspeitas sobre a forma utilizada na evasão. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo