Cotidiano
Acusado de desviar mais de R$ 700 mi do Deracre, ex-prefeito Marcus Alexandre terá que prestar contas ao TCE
Conselheiros do TCE querem que Marcus Alexandre preste contas referente ao tempo em que ele foi diretor do Deracre

Operação Buracos, deflagrada em outubro do ano passado, acusado de desviar mais de R$ 700 milhões, quando era Diretor do Departamento de Estradas e Rodagens (Deracre)
SALOMÃO MATOS, DO CONTILNET
Durante uma das fases da Operação Buracos, da Polícia Federal, Alexandre chegou a ser levado, coercitivamente, pelos agentes federais, juntamente com sua esposa, para prestar esclarecimentos sobre desvios de recursos públicos que seriam destinados para obras na rodovia BR-364.
Na auditoria dos Conselheiros de Contas, em sessão que acontece na manhã desta quinta-feira (06), os auditores irão analisar o processo nº 15.723.2011-20-TCE/AC C/31 e querem que Marcus Alexandre explique a prestação de contas referente a todo período em que ele foi diretor do Deracre, juntamente com o engenheiro Edson Alexandre de Almeida Gomes.
Durante uma das fases da Operação Buracos, da Polícia Federal, Alexandre chegou a ser levado, coercitivamente, pelos agentes federais, juntamente com sua esposa, para prestar esclarecimentos sobre desvios de recursos públicos que seriam destinados para obras na rodovia BR-364.
Na auditoria dos Conselheiros de Contas, em sessão que acontece na manhã desta quinta-feira (06), os auditores irão analisar o processo nº 15.723.2011-20-TCE/AC C/31 e querem que Marcus Alexandre explique a prestação de contas referente a todo período em que ele foi diretor do Deracre, juntamente com o engenheiro Edson Alexandre de Almeida Gomes.
Comentários
Cotidiano
Prefeitura de Rio Branco amplia acesso a serviços públicos online

Foto: Jardy Lopes/Ac24horas
A Prefeitura de Rio Branco publicou o Decreto nº 1.714, que regulamenta nesta segunda-feira, 05, no âmbito municipal a Lei Federal nº 14.129/2021, conhecida como Lei do Governo Digital. A medida tem como objetivo modernizar os serviços públicos, ampliar a digitalização dos processos e garantir mais acessibilidade e eficiência no atendimento ao cidadão.
De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Tião Bocalom, todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal deverão adaptar seus serviços e informações às novas diretrizes de governo digital. Entre os pilares da nova política estão a ampliação dos serviços digitais, a aproximação entre a gestão pública e a população e o uso de tecnologia como ferramenta de inclusão social.
O decreto também estabelece que as plataformas digitais da Prefeitura, como o Portal do Cidadão e o Portal da Transparência, deverão reunir, de forma unificada, as informações e serviços disponíveis à população, com atualização contínua. A linguagem usada nos canais digitais deverá ser simples e clara, e sempre que possível, os cidadãos poderão fazer solicitações de forma totalmente eletrônica.
Além disso, a nova regulamentação assegura aos usuários direitos como gratuidade no acesso às plataformas, padronização de formulários e guias digitais, além de emissão de protocolos para qualquer solicitação realizada.
Entre os principais instrumentos do Governo Digital de Rio Branco estão a Nota Fiscal Eletrônica, o programa “Conecta Rio Branco”, os processos e assinaturas eletrônicos e as ações de inclusão digital tanto para os cidadãos quanto para os servidores públicos.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia da Informação (SDTI) será a responsável por coordenar a estratégia e a governança do Governo Digital na capital, podendo expedir normas complementares para viabilizar a implementação.
Comentários
Cotidiano
Acreanas participam do World Teacher Games 2025 na França

Foto PHD: Iranilda e Marleide realizam trabalhos importantes no esporte escolar
As acreanas de Cruzeiro do Sul, Iranilda Reis e Marleide Borges, representam o Brasil nos Jogos Mundiais dos Professores (World Teacher Games 2025). O evento será promovido pela Federação Internacional do Esporte Escolar até o próximo dia 10 na França.
Iranilda Reis
Iranilda Reis foi escolhida pela Federação Acreana do Desporto Escolar (FADE) para representar o Estado nos Jogos Mundiais. A professora de Educação Física trabalha no Colégio Militar Dom Pedro, em Cruzeiro do Sul.
“Essa é uma grande oportunidade de representar meu Estado e de poder aprender ao lado de mestres da Educação Física. Minha eterna gratidão à FADE por essa oportunidade”, declarou a professora Iranilda.
Acreana no Amazonas
A professora Marleide Borges deixou o Acre ainda jovem e tornou-se um atleta de alto rendimento em Manaus, no Amazonas, por onde disputou grandes eventos nacionais e internacionais.
Marleide Borges é ex-presidente da Federação Amazonense de Atletismo, professora da rede pública e coordena um projeto para descobrir talentos.
“O Acre está no meu coração. É uma honra representar o Amazonas e o Brasil ao lado de uma outra acreana”, comentou Marleide Borges.
Comentários
Cotidiano
Elenco do Humaitá fecha preparação com um treino de bolas paradas

Foto Glauber Lima: Kinho Brito quer o Humaitá lutando pelo título
O elenco do Humaitá fecha nesta segunda, 5, no campo do Airton, a preparação para a estreia no Campeonato Estadual Sub-20. O Tourão enfrenta o Vasco nesta terça, 6, a partir das 15 horas, no Florestão.
“Fizemos um bom período de preparação e vamos realizar esse treino de bolas paradas para fechar. Nossa meta é a conquista do título, mas a competição vai ser difícil”, avaliou o técnico Kinho Brito.
Atuaram no profissional
Os volantes Vinícius e Rodrigo Lamar e o atacante Alê Júnior atuaram na derrota para o Independência por 3 a 1 nesse domingo, 4, na Arena da Floresta, pelo Campeonato Brasileiro da Série D, voltam ao Sub-20.
“Os garotos da base serão utilizados no profissional essa mudança será constante durante as duas competições”, explicou o treinador.
Você precisa fazer login para comentar.