fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Acusada de assassinar e ocultar corpo de adolescente enfrenta julgamento em Rio Branco

Publicado

em

Tatiane Souza da Silva responde por cinco crimes, incluindo homicídio e sequestro.

A presidiária Tatiane Souza da Silva está sendo julgada nesta segunda-feira (16) pelo Conselho de Sentença da 1ª Vara do Tribunal do Júri no Fórum Criminal de Rio Branco. Ela é a última envolvida na morte da adolescente Raquel Melo de Lima, de 13 anos, a enfrentar o Tribunal do Júri.

Tatiane responde pelos crimes de sequestro, homicídio, ocultação de cadáver, corrupção de menores e integração em organização criminosa. O promotor Carlos Pescador é o responsável pela acusação. O julgamento promete ser longo e polêmico, segundo a previsão de autoridades envolvidas no caso.

Relembre o caso

O crime ocorreu em 29 de janeiro de 2021, quando Raquel e sua mãe foram sequestradas enquanto saíam de uma Igreja Evangélica no Ramal do Pica Pau, em Rio Branco. As duas foram levadas por membros de uma organização criminosa para uma residência.

Adolescente Raquel Lima, de 13 anos, foi morta por “tribunal do crime” em 2021.

Após a análise do celular de Raquel, a mãe foi liberada, mas a adolescente foi conduzida para uma área de mata, onde foi assassinada a tiros. O crime foi executado sob determinação do chamado “tribunal do crime”, uma prática comum de facções criminosas que estabelecem suas próprias regras de “justiça” para julgar e punir supostos inimigos ou traidores.

O corpo de Raquel foi encontrado três dias depois, enterrado em uma cova rasa, o que chocou a comunidade local e gerou grande repercussão.

Condenações anteriores

A investigação conduzida pela Polícia Civil resultou na prisão de sete dos oito envolvidos. Em dezembro de 2021, eles foram condenados a penas que, somadas, ultrapassam 320 anos de prisão. Confira as penas dos acusados:

Yago da Silva: 41 anos, 9 meses e 10 dias

Thyego da Silva Sabino: 41 anos, 9 meses e 10 dias

Rosinei Pereira Santos: 46 anos, 5 meses e 10 dias

Janes Cley Pereira Santos: 53 anos, 10 meses e 20 dias

Rosinaldo Pereira Santos: 43 anos, 3 meses e 10 dias

Francisco Elcivan Leandro Rodrigues: 47 anos, 7 meses e 10 dias

Francisca Roberta Gomes de Araújo Cruz: 46 anos, 5 meses e 10 dias

Na época, Tatiane Souza da Silva estava foragida, o que fez com que seu processo fosse desmembrado do julgamento. Ela foi capturada apenas em 2022, em Porto Velho, e levada para o presídio de Rio Branco, onde aguardou o julgamento.

A previsão é de que o julgamento se prolongue por várias horas, devido ao número de testemunhas e à gravidade dos crimes. O caso é acompanhado de perto por entidades de defesa dos direitos das crianças e adolescentes, já que envolve a prática de execução por facções criminosas, que têm atuado com grande influência em determinadas regiões do estado.

Se condenada, Tatiane Souza da Silva poderá receber uma pena semelhante ou até superior à dos demais condenados, que já cumprem longas penas em regime fechado.

Comentários

Continue lendo

Geral

Governo regulamenta Fundo Especial da Polícia Civil do Acre e reforça investimentos em segurança pública

Publicado

em

Medida fortalece modernização da instituição com foco em tecnologia, capacitação e infraestrutura. Foto: arquivo/ PCAC.

O Governo do Estado do Acre publicou nesta terça-feira, 13, o Decreto nº 11.692/2025, que regulamenta a Lei nº 4.379/2024 e define as normas de funcionamento do Fundo Especial da Polícia Civil do Acre (FUNESPC/AC). A iniciativa representa um passo estratégico para o fortalecimento da Polícia Civil, com foco em investimentos em tecnologia, capacitação, infraestrutura e valorização profissional.

O FUNESPC/AC será vinculado diretamente à Polícia Civil do Estado do Acre (PCAC) e terá gestão autônoma, por meio de um Conselho Gestor composto por membros da alta cúpula da corporação. O colegiado será presidido pelo Delegado-Geral da PCAC, que conduzirá as decisões relacionadas à destinação dos recursos.

De acordo com o decreto, assinado pelo governador Gladson Cameli, o fundo terá orçamento próprio dentro da programação do Estado e será financiado com recursos exclusivos, aplicados em ações voltadas à modernização da instituição. Entre as prioridades estão a aquisição de equipamentos de ponta, treinamentos para os servidores e melhorias estruturais nas unidades policiais. O fundo também poderá ser usado para convênios e parcerias com outras instituições públicas, fortalecendo a atuação integrada no sistema de segurança.

Além disso, será criada uma conta bancária exclusiva para o FUNESPC/AC, por onde será realizada toda a movimentação financeira. Os rendimentos de eventuais aplicações também serão reinvestidos no próprio fundo, garantindo autonomia e sustentabilidade ao mecanismo.

Delegado-Geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, destaca a importância do FUNESPC para modernização e fortalecimento da segurança pública no estado. Foto: arquivo/ PCAC.

O Conselho Gestor se reunirá trimestralmente ou em caráter extraordinário, sempre que necessário, para aprovar e fiscalizar a aplicação dos recursos. A participação dos membros será considerada serviço público relevante, sem remuneração adicional.

Para o Delegado-Geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, a regulamentação do fundo representa um avanço significativo para a segurança pública estadual.

“A criação e regulamentação do FUNESPC/AC demonstra o compromisso do governo com o fortalecimento institucional da Polícia Civil. Agora, teremos mais condições de planejar e executar ações estratégicas com maior agilidade, sempre priorizando a eficiência dos serviços prestados à população. Esse fundo é um divisor de águas para investimentos sustentáveis em tecnologia, qualificação dos nossos servidores e estrutura das delegacias em todo o estado”, afirmou o delegado.

Com a regulamentação, a Polícia Civil do Acre avança no processo de modernização administrativa e operacional, reforçando seu papel no enfrentamento à criminalidade e na prestação de serviços de qualidade à sociedade acreana.

 

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem é preso por perturbação do sossego após três dias com som alto em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Teixeirinha da Costa Silva do Nascimento foi detido pela Polícia Militar no bairro da Cohab; equipamento de som foi apreendido

Teixeirinha da Costa Silva do Nascimento foi preso na noite desta segunda-feira (12) no bairro da Cohab, em Cruzeiro do Sul (AC), após manter o som de sua residência em volume alto por três dias consecutivos. O caso foi atendido pela Polícia Militar, após sucessivas denúncias feitas por vizinhos incomodados com o barulho, que teria começado ainda no sábado (10).

Ao chegar ao local, os policiais constataram a infração: o equipamento de som estava ligado em volume elevado, caracterizando perturbação do sossego — conduta considerada ilegal conforme previsto na legislação brasileira.

O homem foi encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos e o aparelho de som foi apreendido. A Polícia Militar reforçou que situações de perturbação da ordem pública, como esta, serão tratadas com rigor, especialmente quando persistem mesmo após alertas da comunidade.

Comentários

Continue lendo

Geral

Quatro homens são presos por arrombamento e furto a comércios em Porto Walter

Publicado

em

Grupo suspeito de invadir ao menos três lojas durante a madrugada veio de Marechal Thaumaturgo; um dos detidos tinha mandado de prisão em aberto

haviam arrombado e furtado diversos estabelecimentos comerciais na cidade.

Segundo as autoridades, pelo menos três lojas — incluindo comércios de celulares e de roupas — foram invadidas durante a madrugada. As investigações apontam que o grupo criminoso teria saído da região de Marechal Thaumaturgo com o objetivo de praticar os crimes.

Durante a abordagem, as forças de segurança confirmaram que um dos detidos possuía um mandado de prisão em aberto. A Polícia Civil informou que, embora quatro suspeitos tenham sido capturados, há indícios de que o grupo seja composto por cinco integrantes. As buscas seguem em andamento para localizar o último envolvido.

“Um dos envolvidos tem um mandado de prisão em aberto. Até o momento conseguimos capturar quatro suspeitos, mas a informação que temos é que o grupo é formado por cinco pessoas. As buscas continuam para localizar o último integrante”, destacou a Polícia Civil em nota.

Comentários

Continue lendo