Acre
Acriana Leilane Ribeiro defende título em Jogos Mundiais das Forças Policiais
Em 2013, representando a Polícia Federal, Leilane Ribeiro se tornou a primeira acriana a disputar o World Police & Fire Games — os Jogos Mundiais das Forças Policiais e Bombeiros —, naquele ano disputados em Belfast, Irlanda do Norte. Era a primeira competição internacional da atleta, mas Leilane tratou logo de fazer história, conquistando a medalha de ouro nos 400m rasos. Agora, ela se prepara para repetir a dose, desta vez em Fairfax, nos Estados Unidos.
Apesar da conquista de 2013, Leilane se mostra cautelosa e prefere não fazer previsões sobre os resultados deste ano. “O nível da competição é altíssimo! Já é um sonho poder participar pela segunda vez”, revela enquanto apronta as malas para os jogos, que começam no próximo dia 26 e se encerram no dia 5 de julho.
Leilane só lamenta não poder competir este ano com 100% de sua capacidade física. “Tive de interromper meus treinamentos este ano para tratar minha saúde. Descobri ter contraído leishmaniose no ano passado”, revela a atleta. “Mesmo assim, darei o melhor de mim em todas as provas que eu disputar”, promete, esperando que a repercussão da participação dela nos jogos possa alertar as autoridades sobre a questão da leishmaniose no Acre. “Precisamos oferecer mais informação sobre prevenção às pessoas”, avalia.
Ansiosa para reencontrar os amigos que fez na edição passada dos jogos, Leilane também espera poder voltar a desfilar com a bandeira do Acre pelos locais de competição. “Tenho muito orgulho das minhas raízes e faço questão de dividi-las”, explica a atleta.
Enquanto aguarda o início das competições, Leilane faz planos para divulgar a rotina dos jogos na Internet. “Usarei minha conta no Instagram para fazer uma espécie de diário, compartilhando fotos e minhas impressões sobre os Estados Unidos”, revela, indicando o caminho para quem quiser acompanhá-la nessa aventura esportiva.
Jogos Mundiais de Polícia — Os Jogos Mundiais das Forças Policiais e Bombeiros são hoje a terceira maior competição multiesportiva do mundo. A edição de Fairfax será a décima-sexta na história dos jogos e espera reunir mais de 12 mil atletas vindos de 70 países, um recorde para a competição.
As disputas serão divididas em 60 modalidades, que abrangem desde esportes olímpicos — como atletismo e natação — até competições derivadas do treinamento policial. O conceito de reunir em uma competição esportiva servidores ativos e aposentados das forças policiais, do corpo de bombeiros e oficiais penitenciários nasceu na Califórnia, em 1967, mas a iniciativa só se tornou internacional em 1985, em San Jose, Estados Unidos.
O objetivo dos jogos é criar consciência e interação com a comunidade onde os eventos acontecem, educando as crianças sobre os benefícios do esporte e desenvolvendo amizades entre os membros dos serviços de emergência ao redor do globo.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.

Você precisa fazer login para comentar.