Acre
Acrelândia quer implantar Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora

O prefeito de Acrelândia, Olavo de Rezende, publicou nesta segunda-feira, 11, o decreto que estabelece a criação de um Grupo de Trabalho voltado para a implantação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora no município. A medida atende à Recomendação Conjunta nº 2, de 17 de janeiro de 2024, assinada por diversas entidades nacionais, incluindo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social.
A iniciativa busca promover um acolhimento mais humanizado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, priorizando o ambiente familiar sobre modelos institucionais. Entre as atribuições do Grupo de Trabalho estão o planejamento e a ampliação das estratégias voltadas para a qualificação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, incluindo o diagnóstico de demandas e a definição de ações prioritárias para fortalecer essa modalidade de assistência.
O decreto prevê ainda que o Grupo de Trabalho elabore estratégias para o financiamento do serviço, com envolvimento financeiro de diversas esferas governamentais e o incentivo à transição do acolhimento institucional para o familiar. Entre as ações propostas está a realização de campanhas de sensibilização para informar e mobilizar a comunidade sobre a importância do acolhimento familiar e atrair famílias interessadas.
A composição do Grupo de Trabalho inclui a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), o Ministério Público do Estado do Acre, o Tribunal de Justiça do Acre e o Conselho Tutelar, assegurando uma atuação intersetorial para o desenvolvimento das políticas públicas de proteção infantil.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.