fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Acreana é contratada pelo Botafogo e estreia com gol em clássico no Brasileiro Feminino A2

Publicado

em

Atacante Valéria, que estava no futebol português, é anunciada na última sexta-feira e na estreia, no dia seguinte, protagoniza gol de empate em clássico contra o Vasco. Alvinegro está nas quartas

A atacante acreana Valéria Paula, 29 anos, pode dizer que teve um fim de semana perfeito. Depois de três temporadas atuando no futebol português, aonde defendeu Torreense, Ouriense, Lank Vilaverdense, ela foi anunciada como reforço do Botafogo para a disputa do Campeonato Brasileiro Feminino Série A2 na última sexta-feira (22).

No dia seguinte, mesmo ainda não estando com o mesmo ritmo de jogo das companheiras de elenco já que estava de férias, foi relacionada para o clássico contra o Vasco, pela sexta rodada da primeira fase, entrou em campo aos 24 minutos do segundo tempo e aos 38 marcou o segundo gol do Alvinegro no empate por 2 a 2.

– Feliz de poder estrear e já estrear com gol, poder ajudar o Botafogo da melhor maneira possível. Depois de três longas temporadas jogando em Portugal, recebi a proposta pra jogar aqui. Estou muito feliz com a minha nova casa e espero ser muito feliz aqui, espero ganhar títulos aqui e, principalmente, o nosso foco principal é o acesso e trabalhando eu sei que vai dar muito certo – afirmou em entrevista exclusiva ao ge.

Acreana é contratada pelo Botafogo e estreia marcando gol no Brasileiro Feminino A2

Valéria é natural da cidade de Plácido de Castro, no interior do Acre. Após defender a Assermurb no estado natal foi atuar pelo Ceará antes de seguir para o futebol europeu. A atacante revela que já desejava voltar ao Brasil e a proposta do Botafogo apareceu para realizar essa vontade, por isso a escolha pelo clube carioca.

– Eu tinha passado três anos em Portugal e minha vontade era voltar pro Brasil. Acabou o contrato em Portugal, vim de férias pro Brasil e meus empresários entraram em contato comigo dizendo que havia um interesse muito grande do Botafogo e outro clube também muito interessado. Então, a partir de uma conversa eu conheci o treinador, que desde 2019, antes de eu ir pra Portugal, me queria trabalhando com ele e quando voltei ele retornou com esse interesse de que eu trabalhasse com ele, que está comandando o Botafogo. Então, como quis ficar no Brasil, recebi uma proposta muito boa do Botafogo e aceitei – destacou.

Valéria Paula com a camisa da Assermurb na temporada 2017 — Foto: Valéria Paula/ arquivo pessoal

Valéria Paula com a camisa da Assermurb na temporada 2017 — Foto: Valéria Paula/ arquivo pessoal

Vestindo a camisa de um grande clube no Brasil, Valéria pode ter visibilidade para quem sabe ganhar uma oportunidade com a camisa da seleção brasileira. O sonho existe, mas não é algo tratado como objetivo de carreira e sim como consequência do trabalho.

– Seleção brasileira é consequência do que você faz. Sempre acho que qualquer jogadora pensa sim na seleção brasileira, mas pra mim isso é consequência de muito trabalho, foco naquilo que tenho pra fazer, procuro fazer um bom trabalho. E pra mim é o mais importante no momento. Se vier seleção, bem, fico muito feliz. Se não vier vou continuar trabalhando até chegar minha hora. Se for da vontade de Deus vai dar certo – finaliza.

O empate contra o Vasco no último sábado garantiu o Botafogo nas quartas de final do Brasileiro Feminino A2. O Alvinegro vai encarar o Athletico-PR por um lugar nas semifinais em dois jogos nos dias 6 e 13 de agosto.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Preventório e Craques do Futuro decidem 2º turno do Estadual Sub-18

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: A atacante Bruna(bola) tem presença certa no Preventório

Preventório e Craques do Futuro decidem nesta terça, 5, a partir das 15h20, na Arena da Floresta, o segundo turno do Campeonato Estadual Feminino Sub-18. As duas equipes entram em campo em igualdade de condições e se o jogo terminar empatado no tempo normal, a decisão será nas cobranças de penalidades.

Final no domingo

O departamento técnico da Federação de Futebol do Acre (FFAC) programou para domingo, 10, a partir das 15h20, no Florestinha, a decisão do Estadual. O Grêmio Xapuriense, campeão do primeiro turno, espera o vencedor do returno.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil localiza crianças desaparecidas em Senador Guiomard no mesmo dia do registro

Publicado

em

No último domingo, 3, duas mães compareceram à Delegacia Geral da Polícia Civil de Senador Guiomard para relatar o desaparecimento de suas filhas, ambas com apenas 9 anos de idade. Segundo as mães, as crianças haviam saído pela manhã para comprar pão e, até o momento do registro da ocorrência, não haviam retornado para casa.

A partir da comunicação do desaparecimento, a equipe de investigação da unidade policial deu início imediato às diligências. Graças à atuação ágil dos policiais civis, as duas meninas foram localizadas ainda no mesmo dia.

Durante as oitivas realizadas na delegacia, as crianças relataram que haviam circulado por diversos locais do município e, inclusive, chegaram a tomar banho em uma nascente de água bastante conhecida na região.

Após os devidos procedimentos legais e escuta especializada, as meninas foram entregues ao Conselho Tutelar para que sejam tomadas as medidas de proteção e acompanhamento que o órgão considerar necessárias.

A Polícia Civil reforça a importância do registro imediato de ocorrências envolvendo desaparecimento de crianças e adolescentes, destacando que o tempo é um fator crucial para o sucesso das buscas.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre tem mais de 4 mil inscritos no “Enem dos Concursos”; mulheres são maioria

Publicado

em

O estado do Acre confirmou 4.101 inscrições na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), conhecido como o “Enem dos Concursos”. O certame é uma iniciativa do Governo Federal que busca democratizar o acesso ao serviço público em todo o Brasil, com atenção à diversidade regional e à equidade de gênero. Os números foram divulgados nesta segunda-feira (04).

Entre os inscritos acreanos, a maioria é composta por mulheres: são 2.440 candidatas, o que representa 59,5% do total. Os homens somam 1.661 inscrições (40,5%).

O bloco temático que mais atraiu os participantes no estado foi o de Administração (Bloco 5), com 1.052 inscrições homologadas. Em seguida vêm o Bloco 9 – Intermediário – Regulação, com 914 candidatos; o Bloco 1 – Seguridade Social: Saúde e Assistência (717); o Bloco 2 – Cultura e Educação (400); o Bloco 7 – Justiça e Defesa (324); o Bloco 4 – Engenharia e Arquitetura (196); o Bloco 8 – Intermediário – Saúde (172); e o Bloco 3 – Ciências, Dados e Tecnologia, com 127 inscritos.

O CPNU 2 oferece, ao todo, 3.652 vagas em 32 órgãos públicos federais, sendo 3.144 para cargos de nível superior e 508 para nível intermediário (médio ou técnico).

Nesta segunda edição, o concurso reforçou medidas de inclusão. O edital prevê que, em caso de desequilíbrio de gênero na primeira fase (provas objetivas), será feita equiparação, garantindo pelo menos 50% de participação feminina nas provas discursivas, desde que haja candidatas com desempenho suficiente.

Também foram asseguradas condições especiais para gestantes e lactantes, além de cotas: 25% das vagas são destinadas a pessoas negras, 5% para pessoas com deficiência, 3% para indígenas e 2% para quilombolas.

Em todo o Brasil, o CPNU 2 contabilizou 761.528 inscrições, oriundas de 4.951 municípios. As regiões Sudeste e Nordeste concentram os maiores números. No ranking por blocos temáticos, o de Regulação (Bloco 9) foi o mais procurado, seguido pelos blocos de Administração (Bloco 5) e de Saúde e Assistência (Bloco 1).

Comentários

Continue lendo