Conecte-se conosco

Acre

Acre vacinou apenas 17,83% do público infantil contra a Covid após mais de dois meses de campanh

Publicado

em

Por g1 AC — Rio Branco

Após mais de dois meses de campanha, o Acre conseguiu imunizar apenas 17,83% do público infantil contra a Covid-19. Os dados são do Programa Nacional de Imunização (PNI) contabilizados até essa terça-feira (1º).

A vacinação pediátrica iniciou no Acre no dia 17 de janeiro. A meta da Saúde acreana é imunizar 120.654 crianças de 5 a 11 anos com a 1ª dose. Até essa terça foram aplicadas em todo estado 21.515 doses.

A capital acreana, Rio Branco, por exemplo, pretende vacinar cerca de 49 mil crianças, mas, até o último levantamento, imunizou 10.456, o que representa 21,28% do público-alvo.

Cidades com maiores coberturas vacinais

  • Assis Brasil – 28,19%
  • Bujari – 35,90%
  • Jordão – 28,35%

Cidades com menores coberturas:

  • Marechal Thaumaturgo – 7,59%
  • Plácido de Castro – 6,02%
  • Porto Acre – 9,87%

A coordenadora do PNI no Acre, Renata Quiles, disse que as equipes de saúde têm vacinado o público durante o fim de semana e feriados, o que favorece os pais que trabalham e não conseguem levar os filhos para vacinar. Segundo ela, a falta de reações da vacina infantil tem gerado, gradativamente, a confiança dos pais.

“Esse cuidado com as técnicas na vacinação da criança tem apresentado resultado satisfatório para os pais. Outro aspecto importante é a ampliação do serviço. Vacina aos finais de semana, feriados têm favorecido aqueles que trabalham e não conseguem levar seus filhos no horário de trabalho ou escolar. Estamos confiantes que aos poucos estaremos protegendo mais e mais crianças”, destacou.

No dia 17 de fevereiro, mais um lote de vacina da Pfizer destinada a crianças de 5 a 11 anos chegou ao Acre para reforçar a campanha de imunização contra a Covid-19. Desta vez, o Ministério da Saúde enviou 11,3 mil doses do imunizante ao estado.

Além das vacinas pediátricas, o Acre recebeu 21.480 doses de vacinas Butantan, destinadas ao público adulto.

Foi o sexto lote entregue pelo governo federal para a Saúde Estadual. Com os seis lotes, o estado já contabiliza 89.420 doses de vacinas pediátricas, sendo possível vacinar 74,5% do público infantil, já que a estimativa da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) é vacinar aproximadamente 120 mil crianças de 5 a 11 anos.

Casos de Covid-19 entre crianças

 

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde levantados a pedido do g1 apontam que o Acre registrou 4.377 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus e 11 óbitos de crianças de 0 a 11 anos por conta da Covid-19 até o início de fevereiro.

A primeira criança vítima da Covid-19 no Acre foi o pequeno Douglas Emanuel Junqueira, de 4 anos. Ele morreu em maio de 2020.

No dia 5 de fevereiro, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou a morte criança de apenas 10 anos por Covid. Segundo a Sesacre, a menina deu entrada no Hospital da Criança no dia 31 de janeiro e morreu no dia 2 de fevereiro em Rio Branco.

Ainda segundo a Saúde, a menina tinha hipotireoidismo e Síndrome de Down. Na época, o g1 tentou conversar com a família da menina, mas, muito abalada, a mãe falou que não quis falar sobre o assunto.

Regras para vacinação

  • As crianças precisam estar acompanhadas do pai ou da mãe ou de outro responsável legal na hora da imunização.
  • A 2ª dose deve ser aplicada após dois meses da aplicação da primeira dose.
  • A vacina contra a Covid-19 não pode ser administrada no mesmo período de outras vacinas do calendário de imunização infantil. O intervalo é de 15 dias.
  • Crianças que tiveram Covid-19 devem aguardar 30 dias para receber a vacina.
  • Aquelas que estão com sintomas gripais devem esperar passar os sintomas para poderem ser imunizadas.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Cheia do Rio Acre já deixa 34 famílias abrigadas em Rio Branco, aponta boletim da Prefeitura

Publicado

em

As fortes chuvas registradas em Rio Branco e a elevação do nível do Rio Acre continuam impactando diretamente a população da capital. De acordo com boletim oficial divulgado às 7h deste domingo (28), o número de famílias abrigadas chegou a 34, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos oficiais.

Os dados constam no Boletim dos Abrigados, divulgado pela Prefeitura de Rio Branco por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, dentro das ações coordenadas pelas áreas de Produção, Tecnologia, Emprego e Dignidade. O levantamento reflete o aumento da demanda por acolhimento após as chuvas intensas que agravaram o cenário de cheia na capital.

Desde a noite de sexta-feira (27), a cidade enfrenta um período crítico, marcado por alagamentos, transbordamentos de igarapés e avanço das águas do Rio Acre, o que forçou a retirada de famílias de áreas consideradas de risco. Com o transbordamento do rio, a procura por abrigos aumentou, levando o poder público a reforçar a estrutura de acolhimento emergencial.

As equipes da assistência social seguem atuando no atendimento às famílias afetadas, realizando o cadastramento dos abrigados e garantindo suporte básico às pessoas acolhidas. O boletim divulgado na manhã deste domingo consolida os números atualizados até as 7h.

A situação segue sendo monitorada pelos órgãos municipais, que mantêm estado de atenção diante da possibilidade de novos impactos, caso o nível do rio permaneça elevado ou ocorram novas chuvas nas próximas horas.

Comentários

Continue lendo

Acre

VÍDEO: Rio Acre entra em vazante em Brasiléia após atingir pico de 8,80 metros, informa Defesa Civil

Publicado

em

O coordenador da Defesa Civil na região de fronteira, major Sandro Cordeiro, informou neste domingo (28) que o nível do Rio Acre em Brasiléia já apresenta processo de vazante, após ter atingido o pico nas últimas horas.

De acordo com o major, a última medição registrada na régua linimétrica aponta que o rio está com 8,50 metros. “Por volta das 23h de ontem, o nível chegou ao ápice de 8,80 metros. Durante a madrugada, já observamos uma vazante de aproximadamente 30 centímetros”, explicou.

Segundo Cordeiro, a redução do nível das águas também já é observada em outras regiões monitoradas. “Tanto na Aldeia dos Patos quanto em Assis Brasil o rio também entrou em processo de vazante”, destacou.

Apesar do cenário mais favorável, a Defesa Civil segue em estado de atenção. O coordenador reforçou que o monitoramento continua sendo feito de forma permanente por meio da sala de situação. “Seguiremos atentos e, caso haja qualquer alteração no nível do rio, voltaremos a divulgar novos boletins oficiais”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura divulga boletim com 34 famílias abrigadas e 115 pessoas em situação de abrigo

Publicado

em

O nível do Rio Acre chegou a 14,86 metros na medição realizada às 5h21 deste domingo, 28, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco nas primeiras horas do dia. O patamar permanece acima da cota de transbordamento, que é de 14,00 metros, mantendo o risco de alagamentos em diversos pontos da capital.

Diante do avanço das águas, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) divulgou o boletim atualizado sobre a situação dos abrigos. Até o momento, 34 famílias foram acolhidas pelo município, totalizando 115 pessoas em situação de abrigo

Ainda segundo a Defesa Civil, nas últimas 24 horas foram registrados 7 milímetros de chuva em Rio Branco, fator que contribui para a continuidade da elevação do nível do manancial.

Comentários

Continue lendo