Geral
Acre teve mais de 500 gestantes infectadas por sífilis em 2023, diz Ministério da Saúde
Índice de infecção entre grávidas reduziu na comparação com o ano anterior, mas ainda preocupa autoridades. Casos cresceram entre a população e Saúde alerta para medidas de prevenção, como uso de preservativo.

Testes rápidos para ISTs podem ser feitos nas unidades de saúde. Foto: Reprodução/Sesacre
O índice de casos de sífilis teve um aumento no Acre em 2023, e ficou em 1.654 infecções, segundo um boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde em outubro deste ano. O boletim indica que o aumento foi de 25%em relação a 2022, quando foram confirmados 1.322 casos no estado.
Com esse resultado, a taxa de casos a cada 100 mil habitantes também cresceu, ficando em 182,4, acima do índice nacional, que foi de 113,8 casos por 100 mil habitantes.
A sífilis é uma infecção bacteriana que pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto. Ainda segundo o estudo do MS, elaborado com base em dados acessados em agosto desse ano, já foram confirmados 140 casos da doença no Acre em 2024.
A bactéria que provoca a sífilis (Treponema pallidum) aparece nos exames a partir da segunda, terceira semana da contaminação. Esse teste pode ser feito na rede pública, é rápido e de graça. A doença tem cura, mas pode voltar, e pode causar sequelas em bebês nos casos congênitos.

Sífilis é a IST que mais tem chamado a atenção do poder público por conta de crescimento, diz coordenador do Núcleo Estadual de ISTs. Foto: Neto Lucena/Secom
É possível fazer um teste rápido para detecção da sífilis e demais ISTs nos postos de saúde. Em caso de resultado positivo, o paciente já recebe uma primeira dose do tratamento, e é encaminhado para um novo exame, conhecido como VDRL.
Gestantes e casos congênitos

Casos de sífilis entre gestantes diminuiu por três anos seguidos no Acre, mas permanece em 546 casos. Foto: GETTY
Entre as gestantes, o índice teve o terceiro ano seguido de redução em 2023, e ficou em 546 infecções. Conforme o estudo, o número caiu 14,5%, saindo de 639 casos em 2022. Na comparação com 2021, quando foram 705 casos, a queda foi ainda maior: 22,5%.
Apesar da queda, os números ainda preocupam as autoridades locais, visto que os números quase quintuplicaram em 11 anos. O boletim do Ministério da Saúde registra 110 casos entre gestantes no Acre em 2013.
Os casos de sífilis na gestação podem desencadear a infecção congênita. Em 2023, foram detectados 82 casos entre crianças com menos de 1 ano, o que representa uma queda de 14,5% na comparação com 2022, quando foram 96 casos. Também houve redução nos óbitos, que caíram de 5 casos em 2022, para 3 no ano passado.
Beserra destaca que o problema pode ser amenizado pelo acompanhamento pré-natal, tanto por mulheres quanto por homens. O coordenador explica que, por mais que a mulher faça exames, é preciso que ambos os parceiros se cuidem para prevenir novas infecções.
“Mesmo a mulher fazendo o pré-natal, fazendo os exames certinhos, o que é que a gente tem identificado? Ela está se reinfectando no final da gestação, porque o parceiro não tratou lá atrás. A gente está com o pré-natal do homem, o Ministério da Saúde vem resgatando isso, mas é importante que o marido daquela mulher que está grávida, o companheiro, o acompanhante, enfim, o parceiro, entenda que se ela tem sífilis e fez o tratamento, ele também precisa fazer o exame e se tiver sífilis também fazer o tratamento, porque se ela ficar com ele novamente, e é o que tem acontecido, mesmo no final da gestação, ela vai se reinfectar e aí nesse caso a criança já vai nascer com sífilis, nesse caso a criança não teve nem escolha, já nasce ucom sífilis”, frisa.
Dezembro Vermelho

Campanha Dezembro Vermelho conta com ações de conscientização sobre ISTs. Foto: Ana Luiza Pedroza/OCA
A campanha Dezembro Vermelho ocorre em todo o país, e chama atenção para prevenção contra o vírus HIV, causador da Aids, e demais ISTs. De acordo com o coordenador, no Acre, a campanha conta com ações de entrega de kits com preservativos, gel lubrificante e panfletos educacionais.
Com a mobilização, a Saúde espera chamar a atenção para medidas que podem ajudar a conter o avanço dos casos e mantê-los sob controle. Além de conhecer, segundo Beserra, é preciso que a população faça uso de métodos como a camisinha e PrEP.
Comentários
Geral
Indígena Huni Kuin é baleado por engano durante tentativa de assalto no centro de Rio Branco
Adolescente de 16 anos foi atingido por tiros disparados por policial à paisana durante perseguição a assaltante próximo ao Palácio do Governo
Um adolescente indígena da etnia Huni Kuin (Kaxinawá), identificado pelas iniciais I.T.B.F.K., de 16 anos, foi baleado por engano na noite desta sexta-feira (11) nas proximidades do Palácio do Governo do Estado do Acre, na Avenida Getúlio Vargas, região central da capital.
De acordo com a Polícia Militar, o jovem foi vítima de bala perdida durante uma tentativa de assalto. Duas mulheres e uma criança caminhavam pela via quando foram abordadas por um criminoso armado com uma faca, que roubou um celular e fugiu em seguida. Um policial à paisana que presenciou a cena reagiu e efetuou dois disparos em direção ao assaltante. No entanto, os tiros atingiram o indígena, que passava pelo local no momento da ação.
A vítima foi alvejada com um tiro na região do trapézio — com saída nas costas — e outro no pescoço. O policial, ao perceber que havia acertado a pessoa errada, deixou o local antes da chegada do socorro.
Uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, e os paramédicos prestaram os primeiros socorros ao adolescente, que foi encaminhado ao pronto-socorro de Rio Branco. Seu estado de saúde é estável.
Guarnições do 1º Batalhão da PM estiveram no local, coletaram informações e realizaram buscas pela região, mas o assaltante não foi localizado. O caso será investigado pela Polícia Civil, que deverá apurar tanto a tentativa de roubo quanto a conduta do policial envolvido na ocorrência.
Comentários
Geral
Motociclista sofre fratura ao colidir com quebra-molas na Avenida Sobral, em Rio Branco
Caio Filomeno foi arremessado ao solo e fraturou o braço após impacto com redutor de velocidade próximo ao 1º BPM
O motociclista Caio Filomeno Moraes Araújo, de 29 anos, ficou ferido na noite desta sexta-feira (11) após colidir com um quebra-molas e ser arremessado ao solo nas proximidades do 1º Batalhão da Polícia Militar, na Avenida Sobral, bairro Plácido de Castro, região da Baixada da Sobral.
De acordo com testemunhas, Caio conduzia uma motocicleta modelo Honda Biz, de cor branca, quando não percebeu o redutor de velocidade e bateu de forma abrupta, sendo lançado violentamente ao asfalto. Na queda, sofreu uma fratura no braço esquerdo, com risco de exposição óssea, além de múltiplas escoriações pelo corpo.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básico. A equipe prestou os primeiros atendimentos no local, imobilizou o membro afetado e encaminhou o motociclista ao pronto-socorro de Rio Branco. Seu estado de saúde foi classificado como estável.
A motocicleta foi retirada da pista e armazenada em local seguro, para que possa ser devolvida à vítima após sua recuperação. Ainda não há informações se o local da colisão possuía sinalização adequada para indicar o quebra-molas.
Comentários
Geral
Juiz converte prisão em flagrante de ex-presidente do PP Jovem para preventiva
O juiz federal Jair Araújo Facundes, da 3ª Vara Federal Cível Criminal da Seção Judiciária do Acre decidiu, nessa quinta-feira (10), pela conversão da prisão em flagrante para preventiva do ex-presidente do PP (Partido Progressista) Jovem, Hélio Nascimento Júnior e outros 7 investigados numa operação da Polícia Federal no Acre que apura tráfico internacional de drogas e lavagem de capitais.
Além de Hélio, também foram presos na operação: Marineuza do Nascimento Pereira; Ronay Silva de Araújo; Márison Queiroz da Silva; Marcelo Gondim de Moraes; Carlos Daniel Rodrigues Barreto; Angelino Campos Bezerra e David de Lima Martins.
Sara Archanjo da Silva, que é companheira de Marcelo Gondim, foi para prisão domiciliar, já que possui um filho de 4 anos.
Na apreciação do pedido de defesa de Hélio Nascimento Júnior, o juiz avaliou que estão presentes indícios suficientes de autoria e
materialidade, a par da movimentação financeira e bancária que liga o investigado a vários outros investigados, como depósitos e transferências bancárias de elevado valor, além de ter sido encontrado com munição e carregador de fuzil. Ele é mantido preso na
superintendência da Polícia Federal.
Você precisa fazer login para comentar.