Cotidiano
Acre teve 119 óbitos fetais entre janeiro e maio do ano passado
Também foram registrados 8 casos de óbitos em municípios de outros estados com ocorrência em solo acreano, como Porto Velho (RO), Boca do Acre (AM) e Pauini (AM), totalizando 119 mortes.

A mortalidade infantil é um dos principais indicadores para avaliar a qualidade de vida de uma população e pode ser analisada através de seus componentes
Saimo Martins
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um boletim sobre a investigação de óbitos fetais referente ao primeiro quadrimestre de 2023. No Acre, 17 municípios registraram óbitos fetais e infantis durante esse período.
Em 2023, foram registrados 119 óbitos fetais e infantis (menores de 1 ano) no Módulo Federal de Investigação de Mortalidade do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM). Destes, 37 foram óbitos fetais e 82 óbitos infantis. Os casos estão em processo de investigação. Entre os óbitos, 37 (31%) foram fetais, 42 (35%) neonatais precoces (0-6 dias), 10 (8%) neonatais tardios (7-27 dias) e 30 (25%) ocorreram no período pós-neonatal (28-364dias). Os municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Feijó registraram, respectivamente, 56 (47,1%), 17 (14,3%) e 10 (8,4%) desses óbitos. Além disso, foram contabilizados 11 óbitos entre indígenas (9,2%).
A distribuição dos óbitos fetais e infantis, segundo a faixa etária das mães dos 119 casos investigados, foi a seguinte: não informado (26 casos, 22%), 10 a 14 anos (1 caso, 1%), 15 a 19 anos (20 casos, 17%), 20 a 30 anos (49 casos, 41%), 31 a 40 anos (19 casos, 16%), e 41 a 50 anos (4 casos, 3%). A faixa etária com maior número de óbitos fetais e infantis foi entre 20 e 30 anos, período de maior atividade sexual e desejo de constituição de família, o que resulta em uma maior prevalência de gestações e, consequentemente, em um maior número de complicações e óbitos nessa faixa etária.
Os óbitos fetais foram distribuídos conforme a duração da gestação em semanas: ignorado (1 caso, 3%), menos de 22 semanas (3 casos, 8%), 22 a 27 semanas (7 casos, 19%), 28 a 31 semanas (5 casos, 14%), 32 a 36 semanas (11 casos, 30%), 37 a 41 semanas (7 casos, 19%) e não informado (3 casos, 8%).
Também foram registrados 8 casos de óbitos em municípios de outros estados com ocorrência em solo acreano, como Porto Velho (RO), Boca do Acre (AM) e Pauini (AM), totalizando 119 mortes.
A mortalidade infantil é um dos principais indicadores para avaliar a qualidade de vida de uma população e pode ser analisada através de seus componentes: fetal, neonatal e pós-neonatal. A subdivisão desses componentes permite avaliar o impacto das medidas adotadas para o controle da mortalidade.
Os óbitos fetais e infantis resultam de uma combinação de fatores biológicos, sociais, culturais e de falhas no sistema de saúde. As intervenções para reduzir esses óbitos dependem de mudanças estruturais nas condições de vida da população, bem como de ações diretas definidas pelas políticas públicas de saúde.
Comentários
Cotidiano
Adesg começa trabalhos técnicos e intensifica treinos visando a estreia

Foto Glauber Lima: Elenco da Adesg trabalha somente em dois período nesta quinta(18)
Preparação física e treinos técnicos. O técnico Rodrigo Deião acelera a preparação da Adesg e começa a pensar na montagem do Leão para a estreia no Campeonato Estadual. O primeiro compromisso da equipe de Senador Guiomard será na quinta, 15 de janeiro, contra o Humaitá, na Arena da Floresta.
“Precisamos evoluir na parte física e tática. Monto minhas equipes de maneira ofensiva e assim será a Adesg”, declarou Rodrigo Deião.
Treinamento tático
Rodrigo Deião comanda um treinamento tático nesta sexta, 18, a partir das 15 horas, no Frotão, e vai começar a definir os titulares do Leão.
Mais duas peças
O diretor de futebol da Adesg, Erismeu Silva, afirmou faltar duas peças para o fechamento do elenco.
“Temos carências ainda e estamos avaliando. Vamos trabalhar para encontrar esses jogadores”, afirmou Erismeu Silva.
Comentários
Cotidiano
Éden Barros reforça comissão técnica do Rio Branco no Estadual

Foto arquivo pessoal: Éden Barros é uma contratação importante do Estrelão
A diretoria do Rio Branco acertou a contratação de Éden Barros. O profissional chega para trabalhar como auxiliar técnico de Ulisses Torres e vai reforçar a comissão Mais Querido no Estadual.
“O Rio Branco tem objetivos e podemos ajudar a construir um grande trabalho. O Estadual é uma competição difícil e precisamos ter foco total”, comentou Éden Barros.
Dois períodos
O elenco do Rio Branco trabalha em dois períodos nesta quinta, 18, na sequência da primeira semana de preparação para o Campeonato Estadual. O primeiro confronto do Estrelão no torneio será contra o Vasco, no dia 17 de janeiro, no Tonicão.
Melhorar o elenco
A diretoria do Rio Branco precisa aumentar o investimento e tentar a contratação de atletas mais experientes. Após os primeiros treinos essa foi uma avaliação geral no José de Melo.
Comentários
Cotidiano
Neto Pessoa recebe homenagem da Federação de Futebol

Foto FFAC: Neto Pessoa foi homenageado pelo presidente Adem Araújo no gramado do Tonicão
O atacante Neto Pessoa, um dos destaques da Chapecoense na conquista do acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, recebeu nesta quarta, 17, uma homenagem da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC).
“Precisamos valorizar os nossos talentos. O Neto é uma referência para os nossos jovens e essa é uma homenagem justa. Os bons exemplos precisam ser reconhecidos”, declarou o presidente da FFAC, Adem Araújo.
Muito orgulho
Neto Pessoa conquistou com a Chape um acesso inédito na carreira e agradeceu o reconhecimento do presidente Adem Araújo.
“Essa homenagem é motivo de muito orgulho. Esse é o reconhecimento do meu trabalho e ser lembrado na sua terra torna isso ainda mais especial. Espero por um futuro com muitos atletas acreanos brilhando em nível nacional”, declarou Neto Pessoa.

Você precisa fazer login para comentar.